Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba - 3ª Etapa

Data : 24/05/2009 9:20hs
Local: Pindamonhangaba -SP


Equipe do Senai

Minha 31ª corrida
Distância:4 km
Tempo líquido: 19:23min ( recorde pessoal)


Há poucos metros da chegada


Clima : Sol
Valor da inscrição: grátis
Colocação : Não divulgado


Medalha




Relato:

O circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba acontece uma vez por mês em diferentes bairros da cidade. Participei no ano retrasado de algumas etapas,mas devido a não precisão das distâncias que ficavam em torno de 4600m , 3800m,a falta de cronometragem , de kit pós prova, camiseta e a medalhinha simples, acabei não participando no ano passado, apesar de ser uma prova gratuita.Fiquei sabendo durante a semana que haveria uma etapa,a 3ª, quase na porta de casa. Mesmo assim não estava nos meus planos participar. Pretendia fazer um treino de 10km. Até sábado à noite não havia decidido se participaria ou não. Estava bem triste com uns acontecimentos bobos de sexta feira e um pouco desanimado, mas no último momento não resisti e fui sem grandes pretensões, apenas com a intenção de participar mesmo. A largada seria a 100m de casa , em frente ao Senai que apoiava o evento cedendo suas instalações para inscrição e tudo mais.Ainda havia o adicional de que quem participasse utilizando uma camiseta do Senai estaria concorrendo ao sorteio de 2 bicicletas. O diretor do Senai fez isso para incentivar a participação de alunos, professores e funcionários da escola. Como minha esposa é funcionária do Senai e conheço quase todos os funcionários, ganhei uma camiseta e decidi correr com ela para depois concorrer ao sorteio.
A barraca para as inscrições estava lotada e haveria 3 largadas distintas : pré mirim(aprox.1600m), mirim e infantil(aprox.2500m) e os demais com exatos 4km.

Segundo o locutor, o número de crianças inscritas nessa etapa triplicou em relação as etapas anteriores. Foi muito legal ver a criançada animada e muitos pais e parentes incentivando com alegria.
Consegui fazer minha inscrição rapidamente e
aproveitei para fazer meu aquecimento apesar de perceber que as largadas iriam atrasar devido ao bom número de participantes ainda fazendo suas inscrições.
Enquanto fazia meu aquecimento/alongamento , assisti a largada da criançada e em seguida me alinhei para a largada dos adultos junto ao Vagner , esposo de uma também funcionária do Senai , que já participou na região de umas boas corridas de 5km.
Com um atraso de cerca de 20min. foi dada a largada e logo de cara tínhamos uma ladeira de cerca de 400m.

Momentos antes da largada

Foi uma loucura. A maioria desceu despinguelada aquela descida. Tentei não cometer essa insanidade, mas por outro lado não queria ficar muito atrás. Fiz algumas poucas ultrapassagens nesse início e quando terminou a descida começou um trecho plano que eu já conhecia bem dos treinos que faço . Já antes do km 1 alcanço o Vagner e seguimos juntos. Ultrapasso o João "Grilo" um pouco depois do km1 , um corredor que travo uma disputa particular , mas que nunca consegui vencê-lo. A última dessa disputa foi no último final de semana em Guará ( Volta da Feg ) cheguei 15s atrás dele.Dessa vez dei o troco com folga.
Obs. Fiquei surpreso com as marcações dos km , coisa que nunca houve nas provas anteriores deste circuito. Um evolução louvável.
Fiz este primeiro km em 4:30min.A descida inicial ajudou, mas entre o km 1 e o km 2 havia uma subida ,já conhecida dos meus treinos,com cerca de 500m , não muito íngreme, mas que derrubou alguns daqueles que desceram despinguelados a ladeira da largada.

Segui firme ao lado do Vagner e meu cronômetro marcou 9:40 no km 2 , isto é ,a subidinha quebrou o ritmo para 5:10min, mas ainda assim continuava no lucro para tentar um sub 20 min e quebrar meu recorde pessoal e eu sabia que dali pra frente não haveria mais subidas com exceção de uma bem curta já há poucos metros da chegada.
Segui confiante e animado. Avisei o Vagner que eu estava no meu limite e que se ele quisesse avançar, poderia ir. Mas ele me diz que também estava no limite e seguimos firmes. Sombras de árvores entre o km 2 e km 3 ajudaram bem , pois o sol já começava a produzir seus efeitos. De repente fomos ultrapassados por um corredor que veio forte , mas que assim que nos ultrapassou começou a caminhar. E o pior que esse cara fez essa graça por 3 vezes ou mais.Não entendi porque, mas isso me incomodou. Quando chegamos na Av Abel Correia Guimarães, que significava um retão com mais de 1 km para a chegada, havia uma discreta descida em seu início. Perguntei ao Vagner se dava pra forçar um pouco mais.Ele respondeu que prá ele não dava , mas que eu podia ir. Me sentindo bem e confiante com os treinos de fartlek que havia feito, engatei uma quinta e disparei não dando chances pro cara que ficava brincando de ultrapassar e caminhar.
Com passadas mais largas que o meu normal fui firme e há uns 200m da chegada percebi algumas crianças incentivando uma garota que estava no meu encalço. Olhei prá trás e vi que era uma menina de uns 17 anos ou mais com o uniforme da equipe de Tremembé. Tentei manter meu ritmo e achei que ela fosse me ultrapassar no finalzinho. Vi que ela não tinha forças prá isso, mas para me garantir e confirmar me recorde pessoal dei um sprint final , levanto as mãos apontando para o céu e cruzo a linha com o recorde pessoal nos 4km e o melhor pace da minha história.
Em seguida para minha surpresa há um kit com um pacotinho de biscoito salgado, um pé de moleque e um suco. A medalha, também me surpreendeu, sendo mais bonita que as que ganhei em 2007 e com a inscrição "3ª Etapa".
Só faltou eu ganhar o sorteio da bicicleta. Mas vai ser azarado lá longe. Houve só 13 pessoas correndo com a camiseta do Senai concorrendo ao sorteio e foram sorteadas duas bicicletas.

Equipe do Senai com os ganhadores das bikes

Como é que eu vou ganhar o carro na corrida da Volks se serão 1500 corredores concorrendo ao sorteio?
Mas enfim , prá quem não pensava nem em participar, saí com imenso lucro a custo zero.

Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: Grátis . Nota 10

Acesso: Fácil. A pé a 100m de casa.Prá quem foi de carro , espaço de sobra nas ruas adjacentes bem próximo a largada. Nota 10.

Largada: Levemente atrasada, mas justificável pelo número inesperado de participantes. Nota 9.

Hidratação: Não teve no percurso. Mas a meu ver não havia necessidade . Sem nota.

Percurso: Gostei , pois conheço bem o trecho que uso nos meus treinos.Nota 10.

Sinalização: Gostei. Placas grandes e aparentemente precisas.Nota 10.

Segurança/isolamento: O percurso não tem muito trânsito de veículos , portanto o que foi feito pelos agentes de trânsito foi suficiente. Nota 10.

Participação do Público: Pífia. Nota 2.

Chegada/Dispersão: Boa, bom espaço. Nota10.

Entrega dos kits pré prova: Um pouco tumultuado devido ao número inesperado de participantes.Poderia haver uma identificação melhor das categorias na barraca. Nota 7.

Entrega dos kits pós prova: Tranquila. Nota 10.

Qualidade dos kits: Boa.Considerando que a inscrição foi gratuita. Nota 7.

Camiseta: Não teve. Sem nota.

Medalha: Gostei . Diferente e bonita em comparação as edições anteriores. Nota 7.

Sanitários: Não precisei utilizar, mas o Senai disponibilizou os seus.Sem nota.

Guarda-volumes : Não precisei utilizar. Nem percebi se havia.Sem nota.

Gostei: De ter vencido o duelo particular com o João Grilo, de ter corrido ao lado do Vagner e de tê-lo ajudado a fazer uma boa prova , segundo o que ele me disse , de ter batido meu recorde pessoal e feito uma boa prova sem ter tido essa pretensão com antecedência, de ter participado de uma prova muito gostosa praticamente na porta de casa, de ter me surpreendido positivamente com a medalha e o kit pós prova , de ter ganho uma camiseta do Senai.

Não gostei: De não ter ganho a bicicleta no sorteio.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por ter condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos, ao portal Agora Vale e ao Torino, diretor do Senai pelo apoio .



segunda-feira, 18 de maio de 2009

14 ª Volta da FEG - Guaratinguetá

14ª Volta da FEG
Data : 17/05/2009 9:10hs
Local: Guaratinguetá -SP



Minha 30ª corrida
Distância:8 km
Tempo líquido: 41min44s

Clima : Tempo nublado.

Valor da inscrição: R$15,00
Colocação : Geral 272º (de 330) Categoria 78º (de 99 )

Camiseta


Medalha



Relato:

No ano passado estava com uma sede de participar desta corrida, mas não me lembro bem porque, não consegui. Nesse ano deu tudo certo, nenhuma lesão, nada de gripe, treinos feitos com boa dedicação, cabeça tranquila. Minha meta ambiciosíssima era fazer a corrida na casa dos 40min, mas sabia que seria difícil e qualquer tempo entre 40 e 43min me deixaria satisfeito. O programa do final de semana estava feito. Segui junto com a família para a casa da minha mãe em Guará no sábado à noite. Os netos matam saudade dos avós e vice-versa e essa estadia de luxo é muito boa para uma corrida no dia seguinte bem pertinho dali. A noite de sono não foi das melhores , mas acordar um pouco mais tarde ajudou muito. Segui com boa antecedência ao local da prova , achei um bom lugar pra estacionar, peguei o chip sem problemas e guardei meus apetrechos no guarda volumes. O clima de friozinho da manhã logo foi esquentando , mas nada que viesse a amedrontar os corredores. Fiquei um pouco preocupado com a minha torcida ( meu pai, minha mãe, minha esposa e meus dois filhos ) que demoraram um pouco a chegar .

Minha mãe, eu , o Gustavo e o Davi

Meu temor era que perdessem a largada que é sempre legal de se assistir. Mas chegaram a tempo de tirarmos fotos ,conversarmos e curtirmos aqueles momentos pré largada. Rolou o Hino Nacional prá logo em seguida ser dada a largada.
Larguei atrás , pois havia o tapete para a cronometragem no início, então não havia necessidade de atropelos.
O primeiro km dentro do Campus foi bacana e meus filhos, minha mãe e minha esposa,que se tornou fotógrafa neste caso, puderam me ver correndo por duas vezes em trechos distintos ali. Acredito que meus moleques gostaram de me ver correndo e acenar para eles.
Tentei imprimir um ritmo forte, mas neste início é complicado desviar dos bloquinhos , mesmo assim o pace na casa dos 5:13 no primeiro km foi bom. Aproveitei bem as descidas, mas após o retorno do ginásio veio a primeira subida mais longa que já derrubou alguns corredores.
Segui bem e fiz o segundo km com surpreendentes 4:30min. Fiquei empolgado e confiante
e continuava bem na prova. Uma subidinha chata depois do Parque Ecológico derrubou um pouco a parcial do km 3 , mas logo em seguida havia uma boa descida e o interminável retão até o retorno para o mesmo retão no sentido contrário.O km 4 foi abaixo de 5min também e a parcial total no km 5 foi surpreendentemente menor que a última prova de 5km que fiz há poucos dias em Caçapava.Aí entre o km 5 e 6 o bicho pegou, um pouco antes o Marco Antonio me passou e me deu o troco da prova de Caçapava, quando cheguei cerca de 1min na frente dele, dessa vez ele chegou apox. 1min a minha frente. Fiquei feliz pela performance dele que me parecia mais magro e muito bem disposto.
Mas voltando ao trecho entre o km 5 e 6 , a subida judiou e muito. Só não caminhei,pela raça de não me deixar vencer por aquela maldita subidinha que mesmo assim fez minha parcial despencar para 6:20min.Um estrago. Mas daí faltava teoricamente pouco.O problema é que havia mais uma subidinha dentro do Campus que no início da prova foi moleza, mas que no final parecia interminável.
Ao terminá-la vi meu filho Davi e a Chris se preparando para me fotografar, mas não dava prá sorrir , tava difícil e fiquei até com medo de dar vexame ali.



Tentei manter o ritmo ali e segui próximo a três corredores. Ultrapassei um deles, não porque eu tivesse aumentado o ritmo, mas ele que diminuiu. Na reta final os dois corredores a minha frente e o pensamento : "dou um sprint e ultrapasso ou deixo quieto?" Eu parecia não ter forças , mas depois pensei que senão tentasse,depois eu iria ficar arrependido. Então engatei uma quinta e disparei, ultrapassei os dois caras e cruzei a linha final feliz.Tempo final líquido de 41:44 min e a certeza que posso melhorar e que se a prova fosse de 10km teria conseguido meu recorde pessoal. Boas expectativas para a próxima prova de 10km. Ao cruzar a linha final segui em um trote leve e depois uma caminhada até o gramado mais próximo até normalizar os batimentos e caso tivesse que "chamar o Hugo", já seria um adubo para o gramado.
Mas graças a Deus foi ficando tudo normal e daí foi só curtir mais algumas fotos com a família,amigos, aquele bate papo rápido de final de prova e pegar a medalhinha.

Eu e o Fabio Namiuti após a prova


O pós prova foi muito bom com uma excelente feijoada na casa da mãe.


Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$15,00 : Barato . Nota 10

Acesso: Fácil. Mas achei que poderia haver alguém da FEG para orientar. Nota 4

Largada: Levemente atrasada, mas não foi por causa de enrolação. Nota 5

Hidratação: Boa . Nota 10.

Percurso: Gostei . Desafiador por causa de algumas subidas. Nota 9

Sinalização: Gostei.Nota 5.

Segurança/isolamento: Bom. Nota 9.

Participação do Público: Pífia. Nota 2.

Chegada/Dispersão: Boa, bom espaço. Nota10.

Entrega dos kits pré prova: Tranquilo. Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Fila imensa , não entendi porque. Nota 8.

Qualidade dos kits: Boa. Nota 9.

Camiseta: Não achei bonita, no entanto havia a GG. Nota 7.

Medalha: Gostei muito. Criativa, bonita e completa.Nota 10.

Sanitários: Nem percebi se havia.Sem nota.

Guarda-volumes : Bom , porém havia apenas uma staff na retirada e não havia sacolas para acondicionar os pertences. Ficou tudo solto. Nota 8.

Gostei: De ter participado de uma prova muito gostosa na minha cidade natal. De aliar a corrida ao passeio na casa da minha mãe, da feijoada da minha mãe , da participação da minha família no evento.

Não gostei: De não ter ido melhor na subida do km 5 e 6.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por ter condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos, a minha família pela torcida e apoio, a minha mãe e meu pai.