Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Circuito Unimed de Coração

Circuito Unimed de Coração
27/09/2009 - 08:30hs
Guaratinguetá -SP

Minha 37ª corrida
Distância 5km
Tempo Líquido : 23:55 min ( Recorde Mundial Pessoal )

Clima : Sol
Valor da inscrição: grátis
Colocação:( Geral =76º de 181) (Geral Masculino =66º de 118) (Categoria =28º de 46)

Medalha:




Camiseta :


Relato:

Começo esse relato dizendo sobre uma das mais importantes atitudes que tomei nos últimos anos. No sábado dia 26 de setembro me tornei doador de medula óssea em uma campanha realizada em Pindamonhangaba para o cadastramento de voluntários. Se você quiser obter mais informações sobre doação de medula óssea acesse http://www.guida.com.br/medula.htm .
Fiquei orgulhoso de ter tomado essa decisão e saber que posso salvar uma vida. A corrida tem mostrado isso , que podemos e devemos ser solidários,diferentemente do que vemos em outros esportes, onde só a vitória importa.
Bem vamos a corrida. Prova grátis em Guará , oportunidade para visitar minha mãe e meu pai que vivem nesta cidade . Fui com toda a família no sábado mesmo e dessa forma matamos a saudade , comemos bem e pude dormir um pouco mais.
Na sexta feira recebi um mail da organização da prova dizendo taxativamente que teríamos que retirar o kit na sede da Unimed somente no sábado até as 17hs. Achei estranho, pois o regulamento era claro onde dizia que os kits seriam entregues no dia e no local da prova. Enviei um mail ao organizador e questionei essas informações e a resposta felizmente dizia que poderíamos sim retirar o kit antes da prova. Eu poderia pegar o meu kit no sábado já que estaria em Guará , mas e aqueles de outras cidades que não teriam condições de pernoitar em Guará?... Confusões de uma primeira edição da prova que são perdoáveis, mas que a princípio me deixou apreensivo com o que poderia vir de confusão pela frente. Felizmente me enganei. Foi tudo surpreendemente tranquilo e bem organizado. É verdade que o número de corredores não era grande , cerca de 220 entre corredores e caminhantes . O "circo" foi armado em frente a uma academia em um bairro tranquilo , com ruas largas , sem trânsito e muito espaço.
Retirei meu kit já com a camiseta cuja utilização era obrigatória na prova, boné,squezze, numeral e chip. Sobre a utilização obrigatória da camiseta que é verde e branca (cores da Unimed) , ouvi o seguinte comentário entre dois corintianos: - " po, pra gente que é corintiano é duro ter que usar essa camiseta". Fui obrigado a rir.
Infelizmente minha esposa e filhos estavam tão cansados que não conseguiram acordar para me acompanhar , mas na Corrida do bar do Mané espero contar com eles.
Havia tempo e espaço suficientes para o alongamento e aquecimento que fiz sem problemas.
Há cerca de 15 min para a largada começamos a nos posicionar próximo ao pórtico e procurei me posicionar bem a frente já que os tapetes para controle de tempo só seriam utilizados na chegada. A largada foi britanicamente pontual, ainda bem, porque o sol já estava castigando.
Larguei bem e tentei não me empolgar . Chegamos rapidamente há avenida JK ( avenida do Shopping Guará ) e no grampo de volta na mesma avenida havia a placa do km 1 e um posto de água que recusei , já que achei prematuro prá beber água e também não senti necessidade de me refrescar , ainda. Apertei o lap do cronômetro e me surpreendi com o tempo de 4:05min e olha que a placa parecia indicar a distância correta. Me animei e continuei em um bom ritmo apesar do calor que já começava a incomodar , em seguida viramos a direita em uma longa avenida ( nova ) plana , porém sem árvores para buscarmos uma providencial sombra. Aí tivemos a placa do km2 , mais um posto de água e meu cronômetro acusando bons 4:40min no km. Atravessamos o rio Paraíba em uma ponte levemente íngreme e fizemos o retorno em mais um posto de água, para passarmos novamente pela ponte e avistar mais a frente a placa do km4 . Fiz o km3 em bons 5:03 , levando-se em conta as pequenas subidas do viaduto.Cruzei com o apresentador da Vanguarda Vinícius Valverde que se não me engano é de Guará e que apesar de estar participando da caminhada junto com sua namorada , arriscava uns trotezinhos de vez em quando. Brinquei dizendo que ali ele não estava na Vanguarda, mas sim na retaguarda . Ele riu e concordou.Cheguei bem ao km 4 e animado vislumbrando a possibilidade de bater o recorde pessoal, coisa que não cogitei no início devido aos meus últimos treinos não terem sido muito bons.
Tentei aumentar as passadas e fechei a prova com meu recorde pessoal. Ficou a dúvida se o percurso tinha realmente 5km.A princípio parece estar correto, mas ainda assim estou em dúvida.
Ao cruzar a linha de chegada havia água e banana a vontade . A divulgação dos resultados começou a acontecer rapidamente bem como a premiação. Encontrei-me ainda com o pessoal do programa Qualidade de Vida da ADC Inpe que fez uma boa participação na prova e aproveitei para solicitar que tirassem uma foto minha, já que eu havia esquecido minha câmera e não percebi fotógrafos oficiais registrando minha chegada. Muito obrigado a Goreti e a sua filha e genro pela gentileza. Ainda bati um papo com o Edward da equipe 100 Juízo a quem eu desejo uma boa recuperação. Enfim , foi uma prova muito gostosa, agradável e tranquila. Espero que tenhamos outras edições com a mesma organização.


Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: Grátis. Nota 10 .

Acesso: Fácil, com muitas vagas em ruas próximas. Nota 10.

Largada:Pontual. Só faltou a contagem regressiva e um pouco mais de animação do locutor. Nota 9.

Hidratação: Excelente. Achei até um exagero a quantidade de postos de água para uma prova de 5km. Nota 10.

Percurso: Plano, porém sem árvores no maior trecho. Nota 9.

Sinalização: Boa. Nota 9.

Segurança/isolamento: Excelente. A melhor que já vi em uma prova dentro da cidade . Não permitiram o trânsito de automóveis. Nota 10.

Participação do Público: Muito Fraca.Nota 1.

Chegada/Dispersão: Muito boa. Nota 9.

Entrega dos kits pré prova: Boa . Nota 9.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 9.

Qualidade dos kits: Boa , camiseta, squezze, boné e medalha a um custo zero.
Nota 9.

Camiseta: Bonita.Nota 9.

Medalha: Razoável. Poderia ser melhor.Nota 5.

Sanitários: Não precisei utilizar. Sem nota.

Guarda-volumes : Na entrada da academia . Tranquilo e seguro. Nota 10.

Gostei: De ter batido meu recorde pessoal sem estar esperando. De ter visto e conversado com o pessoal da ADC Inpe, da excelente segurança nas vias para correr tranquilo.

Não gostei: Não tenho reclamações, exceto a medalha que poderia ser melhor.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos e ao portal Agora Vale .

terça-feira, 15 de setembro de 2009



Etapa do Circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba-SP
Bairro : Moreira César

13/09/2009 - 09:00hs
Pindamonhangaba -SP

Minha 36ª corrida
Distância 3.1km
Tempo Líquido : 14:59 min

Clima : Sol
Valor da inscrição: grátis
Colocação: Não divulgada


Relato:

Semana de um certo relaxo nos treinos , com direito até a um futebolzinho na quinta feira, não foi empecilho para uma certa aventura que fiz neste domingo. Comprei uma bike pela internet que esperava chegar somente na quarta-feira, mas para minha surpresa chegou no sábado pela manhã e aí veio a idéia maluca de ir pedalando de casa até Moreira César e participar de mais uma etapa do circuito de corridas de rua de Pinda e retornar pedalando prá casa. Detalhe , seriam cerca de 20km de pedal prá ir e mais 20km prá voltar. Dormi tarde no sábado assistindo a algumas lutas de vale tudo na TV , mas mesmo assim acordei no domingo decidido a fazer esta mini aventura esportiva. Saí de casa as 7:30 hs aprox. com a intenção de chegar ao local da corrida com uma antecedência de uns 20min. Quase o plano deu errado. Cheguei faltando 5min para as 9hs, horário da largada, mas por sorte havia muita gente ainda fazendo inscrição e ainda haveria a largada de várias categorias de crianças antes da largada principal.Tipo de coisa que já é de praxe nas provas de Pinda.
O sol já estava dando as caras desde cedo e a primeira etapa da pedalada já foi sofrida.
Peguei meu número de peito, me hidratei, cumprimentei alguns amigos e fui fazer um alongamento. Em seguida fui dar um trotezinho e senti as pernas pesadas , consequência da pedalada.Fiquei alerta com esse sintoma e planejei a estratégia de correr sem muitas pretensões com recordes pessoais.
O locutor anunciou que o percurso seria de 3.1km. Distância curta para a maioria dos corredores experientes, ouvi até um corredor dizer na fila para pegar o kit que essa distância não daria nem para aquecer, mas confesso que gostei de saber que seriam apenas 3,1km. Não saberia dizer o que uma distância maior poderia trazer de consequências depois do que eu já havia pedalado e do que ainda iria pedalar. depois da prova.
A largada se deu com 35 min de atraso com o sol a pino. Seguimos por um trecho de asfalto, mas na primeira curva entramos em um trecho de terra beirando uma vala com um córrego mal cheiroso. Achei que o percurso ficaria cada vez pior, mas felizmente me enganei e rapidamente voltamos ao asfalto. O percurso foi totalmente plano,mas oh lugarzinho feio sô. Recuperei algumas posições de uma molecada que saiu afoita no início e por volta do km 2 já estava caminhando. Elegi um cara de vermelho,do tipo meio fortinho de academia, como coelho e fui a caça. Consegui ultrapassá-lo sem muita dificuldade quando de repente ele começou a caminhar. Em seguida consegui avistar o pórtico de chegada, mas não me animei a aumentar o ritmo porque apesar de ainda ter gás prá isso , as pernas ainda estavam um pouco pesadas. Faltando poucos metros , o fortinho veio no meu encalço e emparelhou comigo. Aí não deu prá afinar. Não poderia admitir que um cara que caminhou em uma prova tão curta querer me ultrapassar depois de tudo o que eu havia feito até então. Aumentei meu ritmo me distanciei um pouco e o monitorei com olhadas de rabo de olho para verificar se ele teria gás para uma disputa em um spint final. Percebi que ele não estava na Globo, mas já estava no limite e o sprint não foi necessário,então foi só administrar a chegada com quase 15min cravados e sair bem na foto.


Eu agradecendo aos céus e o fortinho no encalço

Se a medida do percurso estiver correta consegui com toda a dificuldade e bem satisfeito, um excelente pace abaixo de 5min/km. Levando-se em conta o que eu já havia pedalado.... Na verdade acabei fazendo um Duathlon meio que sem querer.
Valeu a pena a satisfação de ter cumprido esse desafio . Foi uma sensação muito boa chegar em casa cansado sim , mas inteiro e pronto para uma próxima aventura desportiva. Provavelmente já será no próximo domingo em mais uma pedalada como preparativo para mais um desafio em novembro do qual vou participar. Trata-se do Pedal Cup. Uma maratona de mountain bike em Pinda.


Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: Grátis. Nota 10 .

Acesso: Fácil, porém sem local próprio para guardar bicicletas. Começo a sentir o drama da dificuldade encontrada pelos ciclistas do país. Nota 8.

Largada:Atrasada, mas tranquila. Nota 7.

Hidratação: Boa. Presença da sabesp com água à vontade a todos após a chegada. Não foi necessário durante o percurso. Só acho que poderiam pensar em algo mais ecologicamente correto ao invés de copos de plástico descartáveis. Nota 9.

Percurso: Feio , mas plano e sem zig zags. Nota 7.

Sinalização: Não teve.Só na chegada. Nota 5.

Segurança/isolamento:Razoável. Nota 6.

Participação do Público: Fraca.Nota 4.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 8.

Entrega dos kits pré prova: Boa , mas levemente demorada. Nota 8.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 9.

Qualidade dos kits: Razoável , levando-se em conta que a inscrição foi grátis. O kit era composto por uma barra de cereal e um suco.Nota 6.

Camiseta: Não teve.

Medalha: Muito ruim. A pior que já ganhei. Foi do tipo daquelas de escola, escrito Honra ao Mérito de um lado e um adesivo do outro com o nome da prova.Nota 1.

Sanitários: Não precisei utilizar. Sem nota.

Guarda-volumes : Não teve. Quem precisou usar teve que deixar na tenda da inscrição sem muito controle. Nota 1.

Gostei: De ter feito essa aventura esportiva e não ter nem me lesionado nem passado mal. Da minha reação competitiva ao não permitir a ultrapassagem quase no final da prova. Gostei do tempo que fiz a prova levando-se em conta a cirscunstância.
Não gostei:
A minha maior crítica fica por conta da medalha de participação que foi bem fraquinha mesmo.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr e pedalar , a ADC Inpe de São José dos Campos e ao portal Agora Vale .