Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco

Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco



18/10/2009 - 08:15hs

São José dos Campos -SP

Minha 38ª corrida
Distância 6km
Tempo Líquido : 30:53 min

Clima : Nublado
Valor da inscrição: R$20,00
Colocação:Geral = 344º de 548


Relato:

Costumo selecionar minhas corridas baseado em alguns critérios pessoais. Procuro sempre provas na região que não sejam caras e que tenham histórico de boa organização em edições anteriores. Essa em especial era inédita na região , mas aparentava ter boa organização, daí a escolha dessa corrida que tinha também um bom custo benefício. Na semana da prova recebi um mail que dizia explicitamente que os kits de participação com chip e número só seriam entregues no sábado ( véspera ) da prova e que de maneira alguma seriam entregues no dia da prova. Pois bem começou minha movimentação para solicitar a alguém que morasse em São José para pegar meu kit.
Quem me conhece sabe que não gosto de incomodar as pessoas com esse tipo de coisa. Sei que as vezes não dá tanto trabalho assim, mas prefiro dentro do possível não precisar incomodar ninguém, pois a pessoa fica comprometida de alguma forma e gera uma preocupação a mais a ela.
Pedi a Goreti , corredora do Programa Qualidade de Vida da ADC Inpe que trabalha na mesma instituição que eu e combinamos de nos encontrar no Parque da Cidade no domingo antes da prova.
Ela gentilmente atendeu meu pedido. O início da prova era as 8:15hs e por ter calculado errado meu tempo de viagem de Pinda a São José , cheguei ao Parque da Cidade as 08:05hs.Houve ainda o início do horário de verão e dormi mal à beça. No local da prova ouço o locutor dizendo para as pessoas pegarem o chip na barraca. Caramba? Não foi dito que não entregariam no dia da prova de jeito nenhum? Observo o local cheio de atletas e para minha surpresa , estavam todos vestidos de azul (camiseta da prova). Como eu conseguiria encontrar a Goreti ? Olhei prá todo o lado e nada. Pensei e pedir ao locutor que anunciasse , mas antes de mim outro atleta pediu um favor semelhante e foi negado , com uma desculpa esdrúxula e confirmada pelo famoso comentarista de atletismo da Globo sr Lauter Nogueira que parece ter feito parte da organização e que ao final da prova ainda mostrou toda sua grosseria ao ficar apressando de maneira deselegante os vencedores da prova para subirem ao pódio. Resolvi então caminhar em direção ao galpão coberto e para minha surpresa vejo a Goreti e mais duas amigas caminhando a minha frente. Problema resolvido? Não. O meu kit foi entregue a Vivian , também atleta do Programa Qualidade de Vida da ADC Inpe que não iria participar da prova, mas que foi dar um apoio as colegas. E agora , cadê a Vivian? "Cadê meu chinelo?" ( Pânico) Os atletas começaram a se alinhar para a largada e já estava me conformando com a idéia de correr sem chip e sem número. Mas aos 44 do segundo tempo encontro a Vivian ( vestida toda de preto) próximo a largada com as sacolas das colegas e o meu kit. Graças a Deus!! Coloquei o chip e o número de peito ajudado pela Goreti e deixei minha mochila com a Vivian que gentilmente funcionou como o guarda volumes da turma. Agradeci demais a Vivian e a Goreti que foram demais!!!Que lição de solidariedade.
E não é que a largada atrasou um pouco. Deu até tempo de um rápido alongamento e uns trotezinhos. Me posicionei para a largada e ainda tive a felicidade de ser encontrado pelo amigo e excelente figura Fabio Namiuti. Batemos um rápido papo e fomos cumprimentados de longe pelo Marco de Pinda que há muito eu não via e que nos deixou muito felizes ao vê-lo ali depois dos sérios problemas particulares que enfrentou recentemente.
Dada a largada, começou o amassamento de barro. A chuva que caiu no sábado e em toda a madrugada fez o estrago no percurso. Não havia parte seca, só trecho menos molhado. O percurso estreito, cheio de lama e com muitos corredores lentos no início , foi bem complicado. Procurei me desvencilhar do tumulto, indo pelo extremidade direita do percurso, pisando no mato.Se fosse na fórmula 1 seria o mesmo que ir pela zebra.
Pensei que devido ao tumulto, o tempo do primeiro km estaria comprometido, mas fiquei surpreso ao fazê-lo em 4:47. Segui confiante e mal intencionado.Tinha a pretensão bem otimista de surpreender ao completar a prova abaixo de 30min.
Sabia que as condições do piso não ajudariam , mesmo assim estava confiante. Acho que o Fabio passou por mim entre o km1 e o 2 e disse algo como esquecer em baixar tempo naquelas condições.
Achei que não, se houvesse uma dispersão maior dos corredores nos kms seguintes. Completei o km2 em incríveis 4:28 e pensei, vai dar! Aí veio uma subida complicada , bem escorregadia e congestionada. Usei o Fabio como referência , já que era o ponto vermelho no meio dos azuis e tinha um bom ritmo. Tentei manter a distância com relação a ele. No finalzinho da subida ele começou a caminhar. Passei por ele , tentei dar um incentivo, mas ele me reclamou de alguma coisa . Só entendi a palavra estômago. Esse km 4 foi decepcionante. Até agora acho que as placas estavam posicionadas em locais errados. Assim como 4:28min no km 2 foi estranho, 6:05 no km 4 também foi.Desanimei em bater meu recorde pessoal, mas continuei curtindo a prova e buscando forças. pegamos um bom trecho sem lama ( ruas ), um grampo e o retorno contornando o lago foi bacana. Daí já podíamos ver parcialmente a "muvuca" da chegada. Contornei o lago, tentei aumentar o ritmo e na reta de chegada dei um leve sprint , ouvi gritos de incentivo do Jota Júnior e da Vivian, e levantei os braços comemorando mais uma chegada.
Água,banana, tangerina e maçã a vontade, um suco e a medalha de superação foram os prêmios pelo esforço. Fiquei muito satisfeito com minha performance considerando as circunstâncias da corrida. A título de curiosidade a primeira corrida da minha história de "não corredor que corre" , por incrível que pareça , foi a Corrida da Lama em Holambra em 2007 , que nem sem compara a esta de São José . Para terem uma idéia da dificuldade da prova em Holambra , fiz os 5km em mais de 50min. Há trechos em que temos que entrar em poças negras na altura do peito. É uma prova divertida e diferente que recomendo que façam pelo menos uma vez na vida. Se alguém tem interesse em fazê-la no ano que vem , pode me escrever que dou as dicas.
Agora meus treinos estarão focados para a Maratona de Mountain Bike dia 08 de novembro em Pinda. Será minha estreia na bike. Conto com a torcida de todos e depois podem passar por aqui para conferir o relato.


Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$20,00. Nota 9. Bom custo benefício.

Acesso:Razoável. Faltou a presença de marronzinhos orientando. Vi um atleta ficar irritado ao tentar sair com seu carro após a prova e perceber que outros atletas não tão conscientes o haviam fechado.

Largada:Levemente atrasada, no entanto esse fato foi importante prá mim que cheguei em cima da hora. Faltou a contagem regressiva. Nota 8.

Hidratação: Boa. Suficiente para a distância e o clima. Nota 10.

Percurso: Com a chuva que caiu no dia anterior se tornou mais desafiador que o normal, porém estreito em muitos trechos para o elevado número de participantes. Nota 9.

Sinalização: Boa. Nota 9.

Segurança/isolamento: Bom e fácil dentro de um local onde não há trânsito de automóveis. Nota 10.

Participação do Público: Pouca na largada e na chegada e timidamente de alguns staffs.Nota 3.

Chegada/Dispersão: Ruim. Pouco espaço devido a colocação da banca para distribuição de frutas muito próximo. Ainda fui obrigado a ouvir um staff me apressando enquanto eu queria caminhar em círculos um pouco mais até baixar meus batimentos cardíacos. Nota 4.

Entrega dos kits pré prova: Boa . Nota 9.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 9.

Qualidade dos kits: Boa , camiseta, squezze, boné , amostra de filtro de solar e medalha.Nota 9.

Camiseta: Muitos acharam legal, mas sinceramente não gostei. Gosto é gosto e explico. Achei que ficou parecida com camisetas de blocos carnavalescos.Nota 4.

Medalha: Razoável. Sem a distância sem data , etc . Deram ênfase ao logotipo do patrocinador.

Sanitários: Não precisei utilizar. Sem nota.

Guarda-volumes : Não precisei utilizar. Sem nota.

Gostei: De ter uma boa performance em um terreno complicado para se correr. Da solidariedade da Goreti e da Vivian.

Não gostei: Da camiseta, do mail mentiroso que deixava claro que a retirada do kit só seria permitida na véspera ,da falta de bom senso do locutor e da antipatia do Sr Lauter Nogueira.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos ao portal Agora Vale e as colegas atletas Goreti e Vivian .