Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 26 de março de 2012

Fotos Corrida General Salgado 2012


Pessoal , estou disponibilizando em meu facebook, mais de 700 fotos que tirei ontem na chegada da Corrida General Salgado em Taubaté.
As fotos estão em baixa resolução , mas se você tiver interesse em adquirir alguma delas em alta resolução , basta enviar um comentário abaixo da foto , juntamente com seu endereço de mail.
Cada foto em alta resolução tem o valor de R$12 reais , e caso você queira duas fotos ou mais será dado um desconto de 15%.
A foto em alta resolução tem 4272x2848 pixels e será enviada após o depósito bancário do valor correspondente.





O link para visualização das fotos :

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.354089184634171.80880.100000992769204&type=3



terça-feira, 13 de março de 2012

Aquathlon Jacareí 2012

10/03/2012 - Jacareí - SP
  



Horário : 14:00hs
Distância: 300m de natação + 2km de corrida  
Tempo de natação: 10:42min
Tempo da corrida: 11:36min
Tempo Total: 22:18 min.
Clima: Chuva leve - Temperatura 27 graus C.
Colocação : 15º de 23 na categoria Iniciantes.


                                                           Camiseta


                                                          Medalha 


Site http://www.th5eventos.com.br/




O nome não é Biathlon?
A TH5 , organizadora do evento informa que atendendo a solicitação da Federação Paulista de Triathlon (SPtri) e Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) esta alterando a nomenclatura do Circuito Biathlon Series para Aquathlon Series 2012.
A mudança se deve ao fato de que o Biathlon é reconhecido internacionalmente inclusive a nivel olimpico como uma competição de inverno (na neve) onde o competidor numa pista pré determinada, patina com esquis e depois atira com uma pistola de ar num alvo fixado num ponto do percurso.
A competição por nós e outros organizadores no Brasil, deve ser reconhecida como Aquathlon onde as modalidades são a Natação e a Corrida.
Em termos práticos nada muda para o atleta, inclusive deve facilitar aos atletas de elite no sentido de conseguir benefícios junto a patrocinadores e entidades como a Confederação e o Ministério do Esporte, pois a documentação com a nomenclatura correta evita contra tempos.

Onde foi ? Foi na represa do Jaguari no município de Jacareí - SP. O local é utilizado para lazer de pessoas da região. Lá as pessoas podem tomar um banho de represa, praticar esportes como caiaque, jet ski, etc.
Abaixo uma foto da represa vista do alto.

                        

Foi fácil chegar no local da prova?  Sim , cheguei com cerca de 40 minutos de antecedência e já havia um bom número de pessoas no local ( competidores, familiares e staffs) . Estacionei meu carro já um pouco distante do centro nervoso do evento e segui para a retirada do kit pré prova.

Como foram os momentos antes da prova?  Bom, no centro nervoso do evento onde havia stands da organização e das equipes avistei um mural com os nomes e respectivos números dos atletas inscritos. Localizei meu número e fui até o stand da organização retirar meu kit que vinha com a camiseta do evento, numeral e chip que deveria ser amarrado ao tornozelo com um cordão fornecido pela organização, isto é , iríamos nadar com o chip , ao sair da água passaríamos pelo tapete , depois iríamos até a zona de transição onde colocaríamos o tênis e a camiseta para seguirmos com a corrida e finalmente cruzarmos a linha de chegada passando por outro tapete. Portanto foram computados os tempos de natação e o tempo da corrida que no caso foi acrescido de aproximadamente um minuto , que foi o tempo gasto na transição.

O que é a área de transição? É um local , que no caso, foi delimitado com grades , onde o atleta após sair da natação, tem que passar para deixar a touca e os óculos de natação e então calçar o tênis  e vestir a camiseta com o numeral para iniciar a corrida.
A organização disponibilizou diversas cestas de plástico onde cada atleta deixava preparado os acessórios para a prova de corrida.
                                                   
Qual era sua expectativa da prova?  Bem , eu estava tentando controlar minha ansiedade apesar de me considerar preparado fisicamente. Treinei natação com boa dedicação nos últimos meses e fiz três simulados da prova. A diferença é que a natação seria em um ambiente em que eu nunca havia nadadoantes, uma represa. Estava acostumado com o conforto da piscina, com raias, com visão do fundo, com bordas , sem outros atletas em volta. Na verdade o que mais me preocupava era ter que nadar em um local com baixa visibilidade e com uma referência distante , que no caso era a bóia que tínhamos que contornar.

Qual era sua meta?A principal era completar a prova e se possível não ser o último colocado.
 
Como foi a prova? Houve várias baterias.A primeira foi a principal feminina, a segunda foi a principal masculina, a terceira seria a minha (iniciantes). Haveria ainda a infantil e revezamento.
Quando teve início a prova feminina resolvi entrar na água e dar umas braçadas para me aquecer e me acostumar com aquele ambiente ainda desconhecido. Foi uma iniciativa muito boa. Fui nadando lentamente , me adaptando e em  pouco tempo já estava bem confiante e muito menos ansioso.
Havia ali algumas crianças filhas de um atleta que aproveitou a ocasião , montou uma tenda, fez um churrasco com a família e se divertiu. Bati um papo com as crianças , enquanto fiquei ali na água me adaptando ao ambiente e isso foi muito bom para me tranquilizar e descontrair.
Em seguida vários outros atletas  mergulharam ali para se aquecer também.
Fui cumprimentado ali pelo Rodrigo , um jovem de Jacareí que trabalhou no Inpe não sei se como estagiário ou bolsista  e que estava ali para dar apoio aos atletas em um caiaque.
Como começou a chover , resolvi aguardar minha prova ali na água mesmo, observando a prova principal e o sacrifício e esforço de muitos atletas para vencer seus 500m de natação. Vi atletas com vários níveis de natação.
O Rodrigo do caiaque apareceu ali de novo e desta vez foi para retirar muita água que havia entrado na embarcação que segundo ele teria sido por causa de quatro atletas que haviam se apoiado no caiaque quase fazendo -o virar.
Pensei comigo em não precisar utilizar deste recurso de ter que pedir ajuda.
Dei uma saída rápida da água para conferir minhas coisas na área de transição e visualizar o percurso que teria que fazer após sair da natação.
Pouco antes da largada fiz uma oração relâmpago e após a contagem regressiva e uma buzina,  segui nadando confortavelmente os primeiros metros.
De repente , observei dois nadadores próximos de mim a minha direita e alguém esbarrando no meu pé. Pensei que eu estava nadando sem direção e resolvi dar uma olhada pra frente em uma das braçadas para visualizar a bóia. Percebi que teria que fazer isso outras vezes, o problema é que essa levantada de cabeça prá frente faz com que gastemos mais energia. Sem perceber acelerei minha braçadas achando que alguém que vinha atrás pudesse me atropelar e então o desgaste precoce começou a aparecer. 
O pior foi quando cheguei próximo a bóia. Havia um congestionamento ali para o contorno da bóia , que dois atletas a minha frente simplesmente pararam e não tive outra alternativa a não ser parar também. Acontece que nisso perdemos o ritmo e gastamos mais energia para retomarmos o nado. 
Contornar a bóia foi um alívio, mas em seguida ao dar uma levantada de cabeça , achei que tivesse saído muito a direita e tentei ultrapassar pela esquerda outro nadador a minha frente que já desgastado nadava de costas . Assim o fiz , mas o cansaço ali já era bem grande.
Tentei nadar no estilo peito para descansar, mas os braços estavam pesados e o nado parecia não fluir. Me desesperei , olhei ao redor e não vi nenhum caiaque próximo ( acho que havia dois na prova). Chamei por socorro e ouvi a voz de duas moças dizendo para me acalmar e tentar boiar de costas. Foi o que fiz até o Rodrigo chegar. Bateu uma sensação de frustração e uma vontade grande de desistir.  Me apoiei no caiaque , recobrei o fôlego , o ânimo e tirei forças sabe-se lá de onde para nadar mais uns 100m sem parar e concluir a etapa de natação.
Olhei para o relógio e vi 10min altos e achei que o estrago estava feito. Nos treinos de simulado fiz os 300m na casa de 7min. Como ainda estava bastante ofegante fui caminhando tranquilamente para a área de transição , calcei o tênis, vesti a camiseta , dispensei o boné e fui para a corrida achando que eu estava em último lugar. Aos poucos consigo encontrar um bom ritmo de respiração e a corrida flui naturalmente. De repente avisto dois atletas a minha frente e consigo ultrapassá-los . No grampo de 1km , pego um copo de água e na volta cruzo com mais atletas . Um deles ainda me ultrapassaria com um ritmo impressionante. Concluo a prova com 22:18min, isto, é exatamente 3min a mais que os simulados . Sem dúvida a natação foi a responsável. Retiro a medalha de participação satisfeito , mas com uma pontinha de frustração por não ter rendido o que esperava na natação e com a sensação de ter ficado entre os 3 ou 4 últimos.
A alegria veio somente no domingo a noite quando ao entrar no site de cronometragem da prova , vejo a divulgação do resultado e a minha colocação. Fiquei muito feliz e empolgado para encarar outro desafio desses no mar.A informação da classificação me deixou internamente eufórico a ponto de perder o sono e ficar relembrando dos momentos durante a prova.
     
Quais foram as curiosidades da prova?    Lembro que quando eu estava nos metros finais da natação pensei em nunca mais participar de uma prova dessa. Mas depois que cruzei a linha de chegada a satisfação de ter concluído  e a endorfina gerada me fizeram mudar de ideia rapidinho. Observando a prova de revezamento vi uma moça sair da água passar a pulseira para seu parceiro seguir na corrida e dizer para alguém que chegou próximo dela que nunca mais ela iria participar de uma prova como essa. Pensei , assim que ela pegar sua medalha e deixar baixar a poeira é quase certo de que ela vai mudar de ideia.
                               
                                           
                                         

                                            
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição:  R$65,00. Nota 7.

Acesso: Razoavelmente tranquilo. Nota 7.

Largada: Sem atrasos. Nota 9.  
 
Hidratação Havia um ponto de hidratação no km 1 e no final da prova.Nota 10.


Percurso: Rústico com uma subida. Nota 8.

Sinalização: Boa, também tava fácil para uma prova de 2km , havia uma placa de 1km . Poderiam nesse caso colocar placas a cada 500m. Nota 9.

Segurança/isolamento: Bom. No trecho das ruas haviam cones e próximo a largada/chegada havia aquela fita amarela dividindo a rua para os atletas e para os carros que foram pouquíssimos no tranquilo bairro. Nota 8.

Participação do Público: Na largaga/chegada de amigos e familiares dos atletas.Nota 5.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 9.

Guarda Volumes: Muito bom. Com staffs atenciosas e organizadas.Nota 10.


Sanitários : Havia sanitários químicos, mas não precisei utilizar. Sem nota.

Camiseta: O logotipo da prova ficou meio estranho e a cor (roxa) da camiseta lembrou um time de futebol pelo qual não tenho muita simpatia. Nota 6.

Kit pós prova: Havia copos de isotônico do patrocinador à vontade e na sacolinha de papel que é ecologicamente correto , mas que com a chuva que caiu gerou problemas, havia uma banana, um pacotinho de biscoitos salgados e uma barrinha de cereal. Nota 8.
Medalha: A medalha foi legal , pesadinha, mas o logo não ajudou. Nota 7.

Gostei:
  • De ter vencido o desafio de nadar em uma represa pela primeira vez.
  • De ter obtido , pelas minhas condições , uma boa classificação.
Não gostei. 
  • De ter apelado para a ajuda do caiaque.


Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de participar de uma prova como essa, a minha esposa pelo apoio e aos amigos, principalmente a Silvia, pela força e incentivo.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Mais metas cumpridas

A meta de aprender a trocar a câmara do pneu da bike, foi ratificada ontem após mais um furo conseguido no feriado de carnaval quando me arrisquei a dar umas pedaladas na estrada rural que liga a Rocinha (Guará) a Campos Novos (Cunha) por ocasião de minha estadia no pequeno sítio que meu pai tem na região.
Consegui trocar a danada da câmara em 12 minutos , o que me deixou feliz e satisfeito.Peguei a manha do negócio que só se consegue com prática mesmo.
Aliás há uma frase muito interessante e engraçada sobre a teoria e a prática cujo autor desconheço. Diz assim:
"Teoria significa saber tudo mas nada funciona. Prática é tudo funciona , mas não se sabe porque."
 Outra meta atingida , muito importante e motivadora prá mim, foi a melhora de minha natação. 
Percebi que conseguir avanços com a corrida de rua é relativamente fácil, mas já com a natação se requer muito treino e muita técnica para se conseguir baixar míseros segundos.

Estou indo para o meu terceiro ano de dedicação a natação e tomando como referência meu tempo no biathlon realizado no ano de 2010, fiz 250m em 6:23min. Há algumas semanas atrás consegui fazer por duas vezes seguidas  a distância de 250m com o tempo de 5:47min e quase fiz um sub 7min nos 300m. Meu nado costas melhorou discretamente por conta de uma dica importante da professora Dani e aous poucos vou ganhando mais confiança e motivação.
Conseguir fazer um bom simulado de biathlon com 300m de natação e 2km de corrida e pretendo vencer alguns outros desafios pessoais.
Uma meta mais modesta e fácil , porém não menos importante  foi o término da leitura do livro da Ingrid Betancourt que conta a história de uma ex -senadora da Colômbia e seus quase 7 anos de cativeiro na selva, sequestrada pelas Farc. Prá mim foi um dos livros mais fascinantes que li e que trouxe uma série de lições e reflexões importantes para minha vida.
 E na sequência, não estava entre minhas metas, porque foi muito fácil e prazeroso "devorar" as páginas do livro do meu amigo Fabio Namiuti. Uma leitura agradável, suave, cheia de bom humor e belas histórias deste cara que é um exemplo de amor ao esporte , de inteligência , caráter e amizade. 
"Melhor que o caminho é o caminhar" é um livro que recomendo a todos, bem como o livro da Ingrid Betancourt chamado "Não há silêncio que não termine".