Cheguei a minha 40ª corrida de rua. E acho que vai ser a última deste ano, já que decidi não correr a famosa São Silvestre.
A vontade de fazer vários esportes ocupou a semana toda,tennis, voleibol, natação e bike, mas mesmo assim consegui fazer dois treinos muito bons.
A expectativa era de apenas fazer uma boa prova e encerrar bem a temporada de corridas do ano.
O calor da última prova que corri, era o grande temor, mas graças a Deus na véspera o clima já era ameno e a noite toda de chuva me deixou mais tranquilo para o desafio da manhã de domingo.
Segui cedo para Jacareí e cheguei ao local da corrida com uma antecedência de 20 minutos, tempo suficiente para rever amigos, pegar o kit e fazer o alongamento/aquecimento. A chuva já havia dado uma trégua, mas o clima continuava agradável para correr.
Alinhei-me para a largada e preferi não ficar no meio do "bolo". Larguei mais atrás, achando que o tapete na largada marcaria o tempo líquido. Depois descobri que não e perdi alguns segundos buscando o tapete para pisar e depois me desvencilhar de um bloquinho bem lento a minha frente. Em seguida uma desagradável surpresa. Ao invés de fazermos um "cotovelo" pelo asfalto, cortamos caminho por um trecho de grama enlameado com poças que estava bem perigoso. Um absurdo, não terem sinalizado com uma fita ou bloqueado o atalho com staffs direcionando , enfim...
Observei há alguns consideráveis metros a minha frente , o Fabio e o Edward com as discretas camisetas laranjas da equipe 100 Juízo. Os elegi meus "coelhos".Tento imprimir um ritmo um pouco mais forte para alcancá-los , mas a distância parecia não diminuir. Desencano e penso : "ainda há muito chão pela frente". Tento manter o ritmo e a distância e de repente vejo o Edward parar e alongar a coxa. Ultrapasso e percebo que a distância para o Fabio que agora acompanhado pelo também corredor da 100 Juizo, Toninho, vai diminuindo gradativamente.
Sou ultrapassado pelo excelente corredor Michel, voltando aos poucos a sua melhor forma, que se junta ao Fabio e ao Toninho.
Não houve placas indicando a kilometragem , o que dificulta o monitoramento de nosso ritmo, mas sigo firme e alcanço meus "coelhos" . Comento com eles sobre a não existência de pontos de água, já com quase 20 minutos de corrida.
De repente o Fabio, começa a andar e sigo junto com o Toninho e o Michel, até avistar ao longe um posto de água e uma placa indicando 4km. Desconfio que a placa indicava incorretamente a distância, aperto o lap que acusa 22 min altos. A água refrigera um pouco a goela e a cabeça. O Toninho dispara e é incentivado pelo Michel. Em seguida o Michel diminui um pouco seu ritmo e então o bloquinho se desfaz. Sigo em um interminável retão e próximo ao cruzamento de uma movimentada avenida consigo ultrapassar um atleta e observo alguns atletas retornando para incentivar colegas de equipe ou amigos. Bom sinal, a chegada está perto. O Michel vem no meu encalço e o chamo para se aproximar, mas ouço dele para que eu dê um sprint. Vacilo achando que não teria forças , mas ouço dele novamente o incentivo para aumentar a passada e me animo. Vejo o portal de chegada, acelero e fecho a prova agradecendo aos céus e depois volto para cumprimentar o Michel pelo incentivo e pelo grande exemplo de esportividade que ele deu. Ele poderia ter ficado quieto , apertado o ritmo e me ultrapassado, mas preferiu me incentivar e me "empurrou" gritando para eu dar um gás final.
Que lição de esportividade e solidariedade. Parabéns e muito obrigado Michel ! Tá aí uma das inúmeras respostas para a pergunta: Por que você corre?
Agora dou um tempinho para as corridas e vou curtir outros esportes : futebol, natação ( modalidade que preciso melhorar muito) , voleibol e tennis. Desafios não faltam e vontade de vencê-los também.
Avaliação : Notas de 0 a 10
Inscrição: Grátis. Nota 10. As prefeituras da região deveriam investir mais no esporte e incentivar a prática da corrida de rua. Circuitos de corrida de rua em Pinda e em Taubaté são uma realidade e têm revelado muitos talentos , além de ter melhorado a qualidade de vida de muitas pessoas. Qual o custo disso para uma prefeitura? O retorno? Menos gastos com saúde e hospitais.
Acesso: Fácil. Porém não liberado nas proximidades do parque .Nota 9.
Largada:Levemente atrasada. Nota 9.
Hidratação: Ruim. Acredito que dois pontos de água no percurso seria o ideal. Gostaria de ressaltar o empenho do staff no ponto de água que se esforçava para atender a todos e o caminhão pipa disponível próximo a chegada, mas que foi pouco utilizado por falta de anúncio do locutor.
Percurso: Interessante. Plano com longos retões. Diferente da maioria que encontramos na região.Nota 9.
Sinalização: Fraca. Só existia a placa do km 4 . Nota 2.
Segurança/isolamento: Bom. Presença de marronzinhos garantindo a segurança e o percurso sem trânsito, com exceção de uma avenida que cruzamos quase ao final do percurso, onde os motoristas impacientes ficaram buzinando.Nota 9.
Participação do Público: Fraca. .Nota 2.
Chegada/Dispersão: Boa. Bom espaço e cadeiras para os atletas retirarem o chip do tênis confortavelmente. Nota 10.
Entrega dos kits pré prova: Não tive problemas . Nota 10.
Entrega dos kits pós prova: Tranquilo.Nota 10.
Qualidade dos kits: Boa , camiseta de algodão, duas bananas, laranja e água.Nota 7.
Camiseta:Simples , de algodão.Nota 6.
Medalha: Gostei. Simplesinha, mas bonitinha. Com data, porém sem a distância.Nota 8
Sanitários: Não vi e não reparei se existia. Acabei usando o "matinho". Nota 1.
Guarda-volumes : Apesar da boa vontade da staff, foi uma dificuldade conseguir uma sacolinha para guardar minha carteira, meu celular e as chaves do carro.Nota 5 .
Gostei: De ter encerrado minha participação em corridas este ano com uma boa performance. Aliás , observando meu arquivo de corridas , percebi que essa foi a primeira prova na distância de 7km que participo, portanto está estabelecido o meu recorde na distância. Do clima ter contribuído. Da atitude extremamente esportiva do atleta Michel.
Não gostei: De ter havido apenas um ponto de água , da falta de placas indicando a kilometragem, da falta de um cordão isolando o cotovelo da largada, do sistema de som ruim antes da largada.
Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos, portal Agora Vale e ao atleta Michel da Vinac.