Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba - 3ª Etapa

Data : 24/05/2009 9:20hs
Local: Pindamonhangaba -SP


Equipe do Senai

Minha 31ª corrida
Distância:4 km
Tempo líquido: 19:23min ( recorde pessoal)


Há poucos metros da chegada


Clima : Sol
Valor da inscrição: grátis
Colocação : Não divulgado


Medalha




Relato:

O circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba acontece uma vez por mês em diferentes bairros da cidade. Participei no ano retrasado de algumas etapas,mas devido a não precisão das distâncias que ficavam em torno de 4600m , 3800m,a falta de cronometragem , de kit pós prova, camiseta e a medalhinha simples, acabei não participando no ano passado, apesar de ser uma prova gratuita.Fiquei sabendo durante a semana que haveria uma etapa,a 3ª, quase na porta de casa. Mesmo assim não estava nos meus planos participar. Pretendia fazer um treino de 10km. Até sábado à noite não havia decidido se participaria ou não. Estava bem triste com uns acontecimentos bobos de sexta feira e um pouco desanimado, mas no último momento não resisti e fui sem grandes pretensões, apenas com a intenção de participar mesmo. A largada seria a 100m de casa , em frente ao Senai que apoiava o evento cedendo suas instalações para inscrição e tudo mais.Ainda havia o adicional de que quem participasse utilizando uma camiseta do Senai estaria concorrendo ao sorteio de 2 bicicletas. O diretor do Senai fez isso para incentivar a participação de alunos, professores e funcionários da escola. Como minha esposa é funcionária do Senai e conheço quase todos os funcionários, ganhei uma camiseta e decidi correr com ela para depois concorrer ao sorteio.
A barraca para as inscrições estava lotada e haveria 3 largadas distintas : pré mirim(aprox.1600m), mirim e infantil(aprox.2500m) e os demais com exatos 4km.

Segundo o locutor, o número de crianças inscritas nessa etapa triplicou em relação as etapas anteriores. Foi muito legal ver a criançada animada e muitos pais e parentes incentivando com alegria.
Consegui fazer minha inscrição rapidamente e
aproveitei para fazer meu aquecimento apesar de perceber que as largadas iriam atrasar devido ao bom número de participantes ainda fazendo suas inscrições.
Enquanto fazia meu aquecimento/alongamento , assisti a largada da criançada e em seguida me alinhei para a largada dos adultos junto ao Vagner , esposo de uma também funcionária do Senai , que já participou na região de umas boas corridas de 5km.
Com um atraso de cerca de 20min. foi dada a largada e logo de cara tínhamos uma ladeira de cerca de 400m.

Momentos antes da largada

Foi uma loucura. A maioria desceu despinguelada aquela descida. Tentei não cometer essa insanidade, mas por outro lado não queria ficar muito atrás. Fiz algumas poucas ultrapassagens nesse início e quando terminou a descida começou um trecho plano que eu já conhecia bem dos treinos que faço . Já antes do km 1 alcanço o Vagner e seguimos juntos. Ultrapasso o João "Grilo" um pouco depois do km1 , um corredor que travo uma disputa particular , mas que nunca consegui vencê-lo. A última dessa disputa foi no último final de semana em Guará ( Volta da Feg ) cheguei 15s atrás dele.Dessa vez dei o troco com folga.
Obs. Fiquei surpreso com as marcações dos km , coisa que nunca houve nas provas anteriores deste circuito. Um evolução louvável.
Fiz este primeiro km em 4:30min.A descida inicial ajudou, mas entre o km 1 e o km 2 havia uma subida ,já conhecida dos meus treinos,com cerca de 500m , não muito íngreme, mas que derrubou alguns daqueles que desceram despinguelados a ladeira da largada.

Segui firme ao lado do Vagner e meu cronômetro marcou 9:40 no km 2 , isto é ,a subidinha quebrou o ritmo para 5:10min, mas ainda assim continuava no lucro para tentar um sub 20 min e quebrar meu recorde pessoal e eu sabia que dali pra frente não haveria mais subidas com exceção de uma bem curta já há poucos metros da chegada.
Segui confiante e animado. Avisei o Vagner que eu estava no meu limite e que se ele quisesse avançar, poderia ir. Mas ele me diz que também estava no limite e seguimos firmes. Sombras de árvores entre o km 2 e km 3 ajudaram bem , pois o sol já começava a produzir seus efeitos. De repente fomos ultrapassados por um corredor que veio forte , mas que assim que nos ultrapassou começou a caminhar. E o pior que esse cara fez essa graça por 3 vezes ou mais.Não entendi porque, mas isso me incomodou. Quando chegamos na Av Abel Correia Guimarães, que significava um retão com mais de 1 km para a chegada, havia uma discreta descida em seu início. Perguntei ao Vagner se dava pra forçar um pouco mais.Ele respondeu que prá ele não dava , mas que eu podia ir. Me sentindo bem e confiante com os treinos de fartlek que havia feito, engatei uma quinta e disparei não dando chances pro cara que ficava brincando de ultrapassar e caminhar.
Com passadas mais largas que o meu normal fui firme e há uns 200m da chegada percebi algumas crianças incentivando uma garota que estava no meu encalço. Olhei prá trás e vi que era uma menina de uns 17 anos ou mais com o uniforme da equipe de Tremembé. Tentei manter meu ritmo e achei que ela fosse me ultrapassar no finalzinho. Vi que ela não tinha forças prá isso, mas para me garantir e confirmar me recorde pessoal dei um sprint final , levanto as mãos apontando para o céu e cruzo a linha com o recorde pessoal nos 4km e o melhor pace da minha história.
Em seguida para minha surpresa há um kit com um pacotinho de biscoito salgado, um pé de moleque e um suco. A medalha, também me surpreendeu, sendo mais bonita que as que ganhei em 2007 e com a inscrição "3ª Etapa".
Só faltou eu ganhar o sorteio da bicicleta. Mas vai ser azarado lá longe. Houve só 13 pessoas correndo com a camiseta do Senai concorrendo ao sorteio e foram sorteadas duas bicicletas.

Equipe do Senai com os ganhadores das bikes

Como é que eu vou ganhar o carro na corrida da Volks se serão 1500 corredores concorrendo ao sorteio?
Mas enfim , prá quem não pensava nem em participar, saí com imenso lucro a custo zero.

Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: Grátis . Nota 10

Acesso: Fácil. A pé a 100m de casa.Prá quem foi de carro , espaço de sobra nas ruas adjacentes bem próximo a largada. Nota 10.

Largada: Levemente atrasada, mas justificável pelo número inesperado de participantes. Nota 9.

Hidratação: Não teve no percurso. Mas a meu ver não havia necessidade . Sem nota.

Percurso: Gostei , pois conheço bem o trecho que uso nos meus treinos.Nota 10.

Sinalização: Gostei. Placas grandes e aparentemente precisas.Nota 10.

Segurança/isolamento: O percurso não tem muito trânsito de veículos , portanto o que foi feito pelos agentes de trânsito foi suficiente. Nota 10.

Participação do Público: Pífia. Nota 2.

Chegada/Dispersão: Boa, bom espaço. Nota10.

Entrega dos kits pré prova: Um pouco tumultuado devido ao número inesperado de participantes.Poderia haver uma identificação melhor das categorias na barraca. Nota 7.

Entrega dos kits pós prova: Tranquila. Nota 10.

Qualidade dos kits: Boa.Considerando que a inscrição foi gratuita. Nota 7.

Camiseta: Não teve. Sem nota.

Medalha: Gostei . Diferente e bonita em comparação as edições anteriores. Nota 7.

Sanitários: Não precisei utilizar, mas o Senai disponibilizou os seus.Sem nota.

Guarda-volumes : Não precisei utilizar. Nem percebi se havia.Sem nota.

Gostei: De ter vencido o duelo particular com o João Grilo, de ter corrido ao lado do Vagner e de tê-lo ajudado a fazer uma boa prova , segundo o que ele me disse , de ter batido meu recorde pessoal e feito uma boa prova sem ter tido essa pretensão com antecedência, de ter participado de uma prova muito gostosa praticamente na porta de casa, de ter me surpreendido positivamente com a medalha e o kit pós prova , de ter ganho uma camiseta do Senai.

Não gostei: De não ter ganho a bicicleta no sorteio.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por ter condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos, ao portal Agora Vale e ao Torino, diretor do Senai pelo apoio .



6 comentários:

  1. Maravilha, Orlando ! Parabéns pelo ótimo resultado. Não é todo dia que se faz o melhor pace da história (pessoal).

    Mantenha, por favor, a gente avisado das próximas etapas, quem sabe a gente não aparece em Pinda pra te fazer uma visita. Com esse seu relato, eu, particularmente, fiquei com bastante vontade de participar. Tenho certeza de que boa parte da galera também vai ficar.

    Abraço !

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio obrigado pelo seu comentário,esqueci que vc é meio fominha. rs Brincadeira. Mas pode deixar que aviso sobre as próximas etapas. Infelizmente a próxima etapa será no mesmo dia da Unimed Run e a seguinte deve ser em agosto, mas assim que eu tiver a informação correta eu aviso vc.

    ResponderExcluir
  3. Fala Orlando... pequena prova, mas grande participação hen... Largada na porta de casa, que magavilha... rs. Fiquei com inveja rs. Parabéns pelo recorde e bons treinos... Umabrx, Michel

    ResponderExcluir
  4. Oi Michel , obrigado . É cidade pequena ainda tem dessas coisas. Um abraço .

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Orlando.
    Passei para o cumprimentar e agradecer as simpáticas palavras que deixou no meu blogue.
    Como estou a preparar com dureza a prova na areia de 26/7 com 43kms de distância eu estou numa boa condição física, embora um pouco lento, por força dos muitos kms que tenho feito em treinos.
    Você vai conseguir bons resultados se conseguir manter com regularidade os seus treinos, vai ver que dá certo.
    E parabéns pelo excelente relato da sua prova e pelo resultado final.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. oi orlando te achei em uma pesquisa da google.. sobre corridas pelo jeito vc gosta né.O calendário de corridas que encontrei em seu blog.. esta correspondendo certo, ou ainda terá atualizaçoes, Bom tem corrida ai em pinda domingo agora? tenho duvidas como se inscreve,tem kit ou medalha de participação.. aguardo retorno.. Caso queira me enviar por e-mail agradeço.. ocollina@bol.com.br

    ResponderExcluir