Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

sábado, 18 de julho de 2009

Corrida Pinda 2009

Corrida Pinda 2009

clique na foto para vê-la ampliada

Chegada - Foto Janete ( esposa do Namiuti)
12/07/2009 - 09:30hs
Pindamonhangaba -SP

Minha 33ª corrida
Distância 4.3km
Tempo Líquido : 20:51 min

Clima : Frio e céu encoberto com nuvens
Valor da inscrição: grátis
Colocação: Não divulgado

Relato:

Uma semana antes desta prova convidei alguns familiares para participar da caminhada ou até da corrida se quisessem. A maioria se empolgou com a ideia da caminhada, mas um primo de 15 de anos e meu irmão aceitaram o desafio de correr. Fiz a inscrição para todos. Como meu irmão disse que ia correr não me preocupei em treinar para bater meu recorde,pois minha intenção era acompanhá-lo durante a corrida que deveria ser mais tranquila, uma vez que ele não estava treinando e seria sua estreia no mundo das corridas. Entretanto na véspera da prova ele me telefonou e disse que talvez não participasse, por que estava chovendo e ele estava se restabelecendo de um forte resfriado. E agora? Qual estratégia usar? Bem o domingo começou sem chuva, mas com um vento bem gelado. Como combinado, irmã, cunhado, sobrinhas , primos e tios vieram até minha casa para juntos seguirmos ao local da corrida. Fiquei preocupado de ficarem bravos por eu fazer com que acordassem cedo em um domingão frio, mas todos pareciam animados.Meu irmão , realmente não apareceu.
Chegamos a praça do quartel que já estava cheia de gente e aproveitamos para tirar umas fotinhos.
clique na foto para vê-la ampliada

Eu,esposa,filho,irmã,cunhado,sobrinhas,primo e tios

Dei algumas dicas ao meu primo de 15 anos que iria correr 1km e o menino foi bem fazendo o tempo de 4min quase cravados e conseguindo a 25ª colocação entre 54 participantes.

clique na foto para vê-la ampliada

Pedro com a camisa 2455

Após a corrida das categorias pré-mirim, mirim e infantil, o pessoal de verde se alinhou para a corrida de 4km. Havia conseguido fazer um bom aquecimento e torci para que não demorassem muito para dar a largada. A meta aí na minha mente era tentar bater meu recorde.

clique na foto para vê-la ampliada

Aguardando a largada - Foto Janete

O início da prova sempre é complicado para desviar dos bloquinhos e "encaixar" o ritmo certo. Prá minha surpresa e de muitos, houve uma mudança no percurso no meio da prova , em relação ao mostrado no regulamento, que não foi avisada em nenhum momento. Viramos a praça Monsenhor Marcondes sentido Bosque da Princesa em uma ladeira ( descida ) , depois passamos por um trecho com paralelepípedos, e na placa de 1km meu cronômetro acusou 4:20min. Um excelente tempo para início de prova. Segui tentando manter o ritmo , avistei o Vagner Narezzi há alguns metros a minha frente , bem forte e o elegi como coelho. Passei pelo posto de água e decidi que não pegaria o copo de água, uma porque não estava precisando e outra para não correr o risco de perder tempo com isso. Segui firme , passei por um camarada da equipe 100 Juizo , que não me recordo o nome e o cumprimentei e fui a caça do Vagner. Consegui chegar nele alguns metros após retornarmos da avenida que leva ao Piracuama. Ao chegar nele, comentei que foi difícil alcançá-lo. Eu estava num ritmo um pouco mais forte e pensei que fosse deixá-lo prá trás , mas ele resolveu me acompanhar e fomos juntos até o final da segunda subidinha onde uma dorzinha no abdomen me fez reduzir um pouco o ritmo e dar uma força para que ele mantivesse o ritmo e fosse em frente, pois faltava pouco. Tentei me refazer da incômoda dor e aumentei o ritmo nos metros finais, fechando a prova com 20:51.
Ao terminar encontrei-me com o Fabio Namiuti que vinha de seguidas provas e treinos longos e ele me disse que esse percurso tinha mais de 4km. Conferi de carro dois dias depois e confirmei que havia 300m a mais. Um consolo para o tempo que havia feito.
Ao final aguardei meus parentes terminarem a caminhada e seguimos para minha casa onde fizemos um saboroso churrasco e nos divertimos com as histórias deste evento.
Tenho a lamentar a decadência desta tradicional prova de Pinda. A crise virou desculpa para tudo, mas será que não dava para mudar a cor das camisetas para cada categoria. É uma pena ver as crianças que não são todas são paulinas usarem aquelas camisetas rosa - choque. Não ter chip para corrida de 4km também foi lamentável. A medalhinha ... sem comentários. O suco de açaí com guaraná do kit ...argh. Bem, vamos a avaliação.

Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: Grátis. Nota10 . No entanto , não reclamaria se tivesse que pagar , mas ter uma camiseta e uma medalha decentes.

Acesso: Fácil. Vagas próximas ao quartel ( local da prova) , sem problemas. Nota 9.

Largada: Levemente atrasada, mas justificável pelo grande número de participantes. Nota 9.

Hidratação: Boa, mas não precisei utilizar durante a prova. Nota 10.

Percurso: Não gostei da mudança sem avisos e do percurso que não tinha exatamente 4km. Nota 5.

Sinalização: Somente a placa de 1km estava no lugar correto. Nota 2.

Segurança/isolamento: Apesar de estreito, foi bem feito. Nota 9.

Participação do Público: Razoável. Nota 4.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 8.

Entrega dos kits pré prova: Tranquilo. Retirei um dia antes sem tulmutos. Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Tranquila. Nota 10.

Qualidade dos kits: Razoável. Nota 5.

Camisetas: Tenho que criticar a obrigatoriedade de correr com aquelas camisetas regatas que há alguns anos é igual . Nota 2.

Medalha: Simples demais. Fraquinha. Nota 2.

Sanitários: Não precisei utilizar.Sem nota.

Guarda-volumes : Não precisei utilizar.Sem nota.

Gostei: De ter conseguido que vários familiares participassem pela primeira vez de um evento como esse.
Não gostei:
Da falta do chip para a prova dos 4km e consequentemente da falta de classificação, das camisetas que não mudam há anos, da medalha, da falta de precisão do percurso.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos, a Janete ( esposa do fabio Namiuti) pelas fotos e ao portal Agora Vale .

3 comentários:

  1. Meu amigo Orlando, prazer em te reencontrar em mais esta corrida. Parabéns pela participação, por reunir os familiares para prestigiar o evento, pelo belo resultado, que mostra o quanto você vem evoluindo nas provas. E também pelo relato mais uma vez muito bem elaborado. Pena que a prova tenha caído em qualidade, mas ficamos todos na expectativa para que ela volte a ser o que era, já a partir da próxima edição.

    Abraço e até a próxima.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Olá Orlando,passei por aqui e gostei do seu site,muito bom,estou ainda engatinhando na corrida que foi incentivada pelo meu amigo Elzio José Maximiano,ele sim é de se tirar o chapéu,da quantidade de troféu e medalhas que tem das muitas maratonas e corridas por esta região afora,um grande abraço.
    Rosa Maria Camargo

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa, obrigado pela visita e pelo elogio ao meu blog. Fica o meu incentivo pra que vc continue firme nesse esporte que é muito saudável e solidário. Um forte abraço.

    ResponderExcluir