Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Circuito Unimed de Coração

Circuito Unimed de Coração
27/09/2009 - 08:30hs
Guaratinguetá -SP

Minha 37ª corrida
Distância 5km
Tempo Líquido : 23:55 min ( Recorde Mundial Pessoal )

Clima : Sol
Valor da inscrição: grátis
Colocação:( Geral =76º de 181) (Geral Masculino =66º de 118) (Categoria =28º de 46)

Medalha:




Camiseta :


Relato:

Começo esse relato dizendo sobre uma das mais importantes atitudes que tomei nos últimos anos. No sábado dia 26 de setembro me tornei doador de medula óssea em uma campanha realizada em Pindamonhangaba para o cadastramento de voluntários. Se você quiser obter mais informações sobre doação de medula óssea acesse http://www.guida.com.br/medula.htm .
Fiquei orgulhoso de ter tomado essa decisão e saber que posso salvar uma vida. A corrida tem mostrado isso , que podemos e devemos ser solidários,diferentemente do que vemos em outros esportes, onde só a vitória importa.
Bem vamos a corrida. Prova grátis em Guará , oportunidade para visitar minha mãe e meu pai que vivem nesta cidade . Fui com toda a família no sábado mesmo e dessa forma matamos a saudade , comemos bem e pude dormir um pouco mais.
Na sexta feira recebi um mail da organização da prova dizendo taxativamente que teríamos que retirar o kit na sede da Unimed somente no sábado até as 17hs. Achei estranho, pois o regulamento era claro onde dizia que os kits seriam entregues no dia e no local da prova. Enviei um mail ao organizador e questionei essas informações e a resposta felizmente dizia que poderíamos sim retirar o kit antes da prova. Eu poderia pegar o meu kit no sábado já que estaria em Guará , mas e aqueles de outras cidades que não teriam condições de pernoitar em Guará?... Confusões de uma primeira edição da prova que são perdoáveis, mas que a princípio me deixou apreensivo com o que poderia vir de confusão pela frente. Felizmente me enganei. Foi tudo surpreendemente tranquilo e bem organizado. É verdade que o número de corredores não era grande , cerca de 220 entre corredores e caminhantes . O "circo" foi armado em frente a uma academia em um bairro tranquilo , com ruas largas , sem trânsito e muito espaço.
Retirei meu kit já com a camiseta cuja utilização era obrigatória na prova, boné,squezze, numeral e chip. Sobre a utilização obrigatória da camiseta que é verde e branca (cores da Unimed) , ouvi o seguinte comentário entre dois corintianos: - " po, pra gente que é corintiano é duro ter que usar essa camiseta". Fui obrigado a rir.
Infelizmente minha esposa e filhos estavam tão cansados que não conseguiram acordar para me acompanhar , mas na Corrida do bar do Mané espero contar com eles.
Havia tempo e espaço suficientes para o alongamento e aquecimento que fiz sem problemas.
Há cerca de 15 min para a largada começamos a nos posicionar próximo ao pórtico e procurei me posicionar bem a frente já que os tapetes para controle de tempo só seriam utilizados na chegada. A largada foi britanicamente pontual, ainda bem, porque o sol já estava castigando.
Larguei bem e tentei não me empolgar . Chegamos rapidamente há avenida JK ( avenida do Shopping Guará ) e no grampo de volta na mesma avenida havia a placa do km 1 e um posto de água que recusei , já que achei prematuro prá beber água e também não senti necessidade de me refrescar , ainda. Apertei o lap do cronômetro e me surpreendi com o tempo de 4:05min e olha que a placa parecia indicar a distância correta. Me animei e continuei em um bom ritmo apesar do calor que já começava a incomodar , em seguida viramos a direita em uma longa avenida ( nova ) plana , porém sem árvores para buscarmos uma providencial sombra. Aí tivemos a placa do km2 , mais um posto de água e meu cronômetro acusando bons 4:40min no km. Atravessamos o rio Paraíba em uma ponte levemente íngreme e fizemos o retorno em mais um posto de água, para passarmos novamente pela ponte e avistar mais a frente a placa do km4 . Fiz o km3 em bons 5:03 , levando-se em conta as pequenas subidas do viaduto.Cruzei com o apresentador da Vanguarda Vinícius Valverde que se não me engano é de Guará e que apesar de estar participando da caminhada junto com sua namorada , arriscava uns trotezinhos de vez em quando. Brinquei dizendo que ali ele não estava na Vanguarda, mas sim na retaguarda . Ele riu e concordou.Cheguei bem ao km 4 e animado vislumbrando a possibilidade de bater o recorde pessoal, coisa que não cogitei no início devido aos meus últimos treinos não terem sido muito bons.
Tentei aumentar as passadas e fechei a prova com meu recorde pessoal. Ficou a dúvida se o percurso tinha realmente 5km.A princípio parece estar correto, mas ainda assim estou em dúvida.
Ao cruzar a linha de chegada havia água e banana a vontade . A divulgação dos resultados começou a acontecer rapidamente bem como a premiação. Encontrei-me ainda com o pessoal do programa Qualidade de Vida da ADC Inpe que fez uma boa participação na prova e aproveitei para solicitar que tirassem uma foto minha, já que eu havia esquecido minha câmera e não percebi fotógrafos oficiais registrando minha chegada. Muito obrigado a Goreti e a sua filha e genro pela gentileza. Ainda bati um papo com o Edward da equipe 100 Juízo a quem eu desejo uma boa recuperação. Enfim , foi uma prova muito gostosa, agradável e tranquila. Espero que tenhamos outras edições com a mesma organização.


Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: Grátis. Nota 10 .

Acesso: Fácil, com muitas vagas em ruas próximas. Nota 10.

Largada:Pontual. Só faltou a contagem regressiva e um pouco mais de animação do locutor. Nota 9.

Hidratação: Excelente. Achei até um exagero a quantidade de postos de água para uma prova de 5km. Nota 10.

Percurso: Plano, porém sem árvores no maior trecho. Nota 9.

Sinalização: Boa. Nota 9.

Segurança/isolamento: Excelente. A melhor que já vi em uma prova dentro da cidade . Não permitiram o trânsito de automóveis. Nota 10.

Participação do Público: Muito Fraca.Nota 1.

Chegada/Dispersão: Muito boa. Nota 9.

Entrega dos kits pré prova: Boa . Nota 9.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 9.

Qualidade dos kits: Boa , camiseta, squezze, boné e medalha a um custo zero.
Nota 9.

Camiseta: Bonita.Nota 9.

Medalha: Razoável. Poderia ser melhor.Nota 5.

Sanitários: Não precisei utilizar. Sem nota.

Guarda-volumes : Na entrada da academia . Tranquilo e seguro. Nota 10.

Gostei: De ter batido meu recorde pessoal sem estar esperando. De ter visto e conversado com o pessoal da ADC Inpe, da excelente segurança nas vias para correr tranquilo.

Não gostei: Não tenho reclamações, exceto a medalha que poderia ser melhor.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos e ao portal Agora Vale .

2 comentários:

  1. Bravo, Orlando! Que belo resultado, meu amigo. Você vem evoluindo bastante, alcançando tempos cada vez melhores, assim como estão sendo também os seus relatos das provas aqui no blog.

    Acho que deveria ter escolhido essa corrida da Unimed ao invés da outra em Taubaté. Fui achando que voltaria mais cedo pra casa (era aniversário do meu filho) e quebrei a cara. O atraso na largada, junto com a distância maior, acabou me fazendo chegar, mesmo bem mais perto de São José, depois da rapaziada da 100 Juízo. Além do que, pelo que descreveram o Zebra, o Edward, o Cláudio (de Guará) e agora você também, acredito que essa eu tirava de letra, viu? Mas, paciência, agora já foi, se houver uma segunda edição no ano que vem, farei de tudo para estar presente.

    Continue firme nos treinos para melhorar ainda mais. Torço muito pelo seu sucesso! Nos vemos nas próximas corridas pelo Vale.

    Muito obrigado pela mensagem de apoio no meu Arquivo de Corridas.

    Grande abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Orlando! Excelente prova e de quebra ainda bateu o teu recorde nos 5k. Bons treinos!

    Abraços!

    ResponderExcluir