Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pedal Cup - Etapa Inaugural

Pedal Cup - Etapa Inaugural
Maratona de Mountain Bike


08/11/2009 - 09:00hs

Pindamonhangaba -SP

Minha 1ª prova de mountain bike
Distância 34km
Tempo Líquido 1:47:14 h

Clima : Sol entre nuvens
Valor da inscrição: R$65,00 + 2kg de alimentos
Colocação:34º de 50 da categoria.
Velocidade média: 19,02km/h


Medalha:


Camiseta:




Relato:

Aconteceu minha estréia no Mountain Bike. Havia me preparado o suficiente para completar a prova e não chegar em último, mas até que fui melhor do que eu esperava. Bike envolve uma série de fatores , a maioria bem diferente da corrida de rua. Acredito que a principal coisa que a corrida de rua me ajudou, foi ter uma condição cardiorrespiratória boa, o restante foi novidade.
Comprei minha bike recentemente e tive problemas com meu posicionamento nela. Tenho 1.89m e ajustar uma bike para o meu tamanho não é uma tarefa muito simples. No início tive dores nas costas e acabei tendo que trocar o selim, aumentar a altura do guidon trocando uma peça chamada "mesa", comprar luvas, capacete, bomba de ar, suporte para caramanhola (garrafinha),etc. Bicicletas existem de vários tipos e preços. Para o mountain bike é necessário que tenha amortecedores e que seja forte o suficiente para resistir a terrenos acidentados.Comprei uma de 21 marchas , mas o ideal seria uma de 24.
É um esporte bem mais caro que a corrida de rua que só exige um par de tê
nis, às vezes nem isso , pois já vi muita gente correndo descalça.Entretanto é um esporte desafiador, onde não só o equipamento faz a diferença, mas sim o preparo físico , psicológico e domínio da bike no uso das marchas, freios, etc.
Já havia feito o reconhecimento do percurso por duas vezes antes da prova junto com dois colegas do Inpe , o Marcio, também principiante como eu e o Flavio , já mais experiente e com uma bike de ponta.

Finalmente o dia chegou . Aproveitei para pedalar de casa até o local da prova para aquecer e acabei chegando com bastante antecedência. No local o "circo" estava armado com tendas de lojas de peças de bike, de equipes, patrocinadores, etc. Me senti um peixe fora dàgua , porque a maioria estava trajada com aquela bermuda justa e camiseta própria, além de sapatilhas e outros apetrechos .
Cerca de meia hora antes da largada passei pela vistoria onde são conferidos os equipamentos obrigatórios e me posicionei para a largada.


Fila para vistoria Posicionados para a largada , eu de azul e o Marcio de vermelho

Logo em seguida chegaram o Marcio e Flavio vindos de São José dos Campos e aproveitamos para por a conversa em dia e descontrairmos antes da largada.
Eu e o Marcio optamos pelo percurso menor , de 34km, já o Flavio iria encarar o percurso de 57km e ainda havia uma turma de "malucos" que iria encarar 81km.
A largada foi dividida com os bikers dos 3 percursos e com um pequeno atraso de 5 min., partimos.
Ao ser dado o sinal , o Marcio saiu gritando "Vamos Orlando!" e disparou contornando a rotatória onde há uma estátua em homenagem ao João do Pulo. A largada é bem legal , mas o risco de acidentes aí é bem maior que na corrida de rua.
Pedalamos cerca de 4km em trecho de asfalto antes de entrarmos na zona rural onde só tinha estrada de terra. Com 3km aproximadamente encostei no Marcio e seguimos juntos até a primeira grande descida onde disparei e o ultrapassei.
Logo no início , ainda no asfalto vi um ciclista voltando com o pneu traseiro furado e mais a frente vi outro tentando colocar a corrente de volta.
Já no início do trecho de terra vi outro com o pneu furado e me preocupei, pois arrisquei minha prova, não levando um kit de ferramentas e remendo para câmara de ar. No decorrer da prova eu veria ainda cerca de 5 ciclistas consertando pneus furados.
Pedi a Deus que nada de errado acontecesse com minha bike, apesar de ter sido imprudente em não ter levado um kit de reparos.Segui em um ritmo bom de pedaladas, ultrapassando alguns e sendo ultrapassado por outros. Vi uma ciclista cair a minha frente em um trecho onde haviam colocado britas e que estava fácil derrapar. Ao chegar ao lado dela percebi que seu cotovelo estava sangrando,e perguntei se precisava de ajuda, ela disse que estava tudo bem , só o selim havia saído um pouco do lugar. Segui adiante, depois percebi que ela era experiente, pois pouco depois me ultrapassou e não a alcancei mais.
Chegou um determinado ponto onde havia uma bifurcação que dividia os ciclistas do percurso de 34km e do 57km. A partir daí não havia mais pelotões e por diversos trechos segui sozinho. Achei que o Marcio iria me alcançar a qualquer momento, mas daí em diante como ele não apareceu ,pensei que ele tivesse tido problemas mecânicos ou também um pneu furado. Segui firme, o calor estava forte apesar do sol se esconder atrás das nuvens de vez em quando. Houve dois pontos de água no percurso, mas a água estava quente e não matava a sede.Levei uma garrafinha de 750ml em minha bike que ajudou bastante ,mas quase não foi o suficiente. Um pouco antes da metade da prova fui alcançado pelo Celso , um ciclista veterano acostumado a pedalar e a fazer cicloturismo, inclusive percorrendo o caminho da Fé, e outros percursos longos. Ele me ultrapassou , mas tentei não perdê-lo de vista. Em trechos planos e descidas ele disparava, mas nas subidas eu me aproximava. Em uma das subidas ele parou para beber água e quando cheguei ao lado dele, minha corrente escapou em uma mudança de marcha um pouco mais brusca. Ele gentilmente segurou minha bike, para que eu colocasse a corrente de volta no lugar. Como só havia nós dois em um trecho grande ele me perguntou se estávamos no caminho certo, então eu o tranqulizei dizendo que sim e faltava pouco para chegarmos a um pequeno trecho de asfalto. Pegamos um trecho de cerca de 1km de asfalto e em seguida retornamos a terra e o caminho já era de volta. Enfrentamos duas subidas longas que bravamente venci pedalando. Já o Celso preferiu descer da bike e empurrar. Mas continuávamos mesmo sem querer uma disputa particular que ele continuava vencendo nas descidas e eu nas subidas.
Na última subida , bastante íngrime , próxima ao Restaurante Leite ao Pé da Vaca, segui pedalando na marcha mais leve , controlando a respiração e o Celso mais uma vez decidiu empurrar a bike. Terminei a subida com a ótima sensação de ter vencido um difícil desafio e me animei sabendo que faltavam poucos quilômetros para a chegada. Reuni forças e comecei a pedalar mais forte
, logo cheguei ao asfalto . Aí o que na ida era uma descida , agora era uma subida , leve, mas era uma subida. Fui ultrapassado por uma menina que gritou para uma colega que vinha atrás: "tá chegando" . Me intrometi dizendo que faltava um tantinho ainda. Ela me respondeu que em seu odômetro já estava marcando 34km e ela tinha razão. Para minha surpresa vi um staffs a frente e um posto com uma tenda e uma espécie de curral onde as bikes teriam que passar. Pensei se tratar de um posto de controle , na verdade era a chegada mesmo. Pensei que a chegada seria no pórtico onde demos a largada. Se eu soubesse teria dado um sprint como quase sempre faço nas corridas de rua , não teria deixado essa menina me ultrapassar e talvez tivesse eu ultrapassado mais alguém. Faltou experiência em provas como esta para saber que esse tipo de chegada é normal. Fiquei sabendo depois que esta menina foi a primeira colocada feminina do percurso de 34km. Fiquei mais conformado.
Cheguei no pórtico , dei até uma pequena entrevista sobre o percurso, recebi uma medalha colocada no pescoço por uma staff e recebi um isotônico. Depois observei que havia uma barraca com frutas à vontade .
Fiquei esperando o Marcio que chegou depois e me disse ter tido problemas físicos, que havia passado mal e quase desistiu de completar a prova. Mas completou , o que foi uma vitória e uma grande superação. Parabéns Márcio. E o Flavio que fez o percurso de 57 km , completou a prova em cerca de 3h e 30min, também bastante satisfeito com o visual do percurso e sua performance. Fizemos uma festinha com a chegada do Flavio e eu pessoalmente entreguei a medalha a ele para depois nos despedirmos. A premiação estava prevista para as 15hs, mas preferi ir para casa pegar uma lazanha e descansar.


Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$65,00 + 2kg de alimentos. Nota 8. Valor meio salgado em relação as corridas de rua. No entanto tem que se levar em conta alguns diferenciais em relação a corrida de rua, como por exemplo o seguro de vida e de acidentes.

Acesso: Fácil. Muito espaço para carros e equipe. Nota 9.

Largada:Levemente atrasada. . Nota 9.

Hidratação: Razoável. No percurso de 34km havia dois pontos de água, mas a água estava quente e de bike não dá para parar , então o máximo que conseguimos pegar sem perda de tempo é apenas um copinho . Nota 7.

Percurso: Bacana, bucólico, com subidas desafiadoras para um principiante , mas com descidas perigosas que desafiavam nossa coragem. Nota 9.

Sinalização: Boa. Nota 9.

Segurança/isolamento: Bem feito. Nota 9.

Participação do Público: Bacana na largada. Houve algumas crianças em uma igreja no início do percurso e uns gatos pingados da zona rural curiosos com um monte de malucos de capacetes e bikes invocadas parecendo mais uns ETs.Nota7
Chegada/Dispersão: Boa. Muito espaço. Nota 10.

Entrega dos kits pré prova: Boa . Nota 9.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 9.

Qualidade dos kits: Boa , camiseta, squezze, boné , carbo gel, adesivo, e medalha.Nota 9.

Camiseta:Simples , de algodão, porém bonita.Nota 6.

Medalha: Bonita. Porém sem a distância.Nota 7

Sanitários: Havia banheiros químicos,mas não precisei utilizar. Sem nota.

Guarda-volumes : Não precisei utilizar. Sem nota.

Gostei: De ter feito uma boa estreia. Pedalei bem , aguentei pedalar em subidas difíceis e tive uma boa performance.De não ter tido problemas com a bike.Do ambiente bacana da prova.De ter vencido mais um desafio pessoal.Da participação de dois colegas de trabalho.De estreiar na modalidade em minha própria cidade.

Não gostei: De não saber que a chegada era antes do local que imaginei ser.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de comprar uma bike apropriada e de pedalar, a ADC Inpe de São José dos Campos ao portal Agora Vale.

6 comentários:

  1. Muito legal, Orlando! Parabéns pela estreia no novo esporte, belo bom desempenho e por mais uma narrativa muito bem feita. Bike não é a minha praia, a minha é de R$ 1,99 e não encara nem ciclovia direito, quanto mais trilha, hehehe... Mas um dia quem sabe.

    Siga firme, mandando bem, se divertindo e contando sempre boas histórias, seja qual for a modalidade.

    Abraço e boa semana.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Olá Orlando,

    Sou o Guga, um dos organizadores da prova. Obrigado pelos seus comentários. Foram muito bons e tenha certeza que o utlizaremos para melhorar cada vez mais a qualidade da Pedal Cup superando as expectativas de vocês. Como foi seu primeiro pedal, a partir de agora você terá a oportunidade de comparar as provas. Espero que esteja conosco em 2010.

    Forte abraço,

    Guga
    Pedal Cup

    ResponderExcluir
  3. Guga, muito obrigado pelo seu comentário. Tenho que elogiar o empenho de vocês da organização , a atenção aos ciclistas novatos. Fiquei impressionado com o cuidado de vocês no dia do reconhecimento do percurso, oferecendo frutas, água no percurso , carro de apoio. Foi excelente. Demonstraram profissionalismo, uma divulgação muito bem feita e a promessa que a continuar assim teremos etapas marcantes da Pedal Cup em 2010. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. kaakk o cara corre o de 34 km e ainda da nota pra prova

    Essa foi boa.!!

    e a largada e chegada promocional não é a oficial.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Orlando pela excelente prova!
    Eu comprei uma bike a pouco tempo, mas, ainda não tive a oportunidade de participar de nehuma prova. Bem que, ao ler o seu relato me deu uma vontade enorme de fazer uma prova desse tipo. Uma sujestão referente a hidratação durante a prova seria vc utilizar uma dessas mochilas de hidratação. Eu tenho uma e a uso tanto para pedalar quanto para corrida de rua (treinos longos).

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir