Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Distância 8.6km
Tempo Líquido 48:33 min
Pace:5:39 min/km

Clima : Sol entre nuvens ( abafado)
Valor da inscrição: R$30,00 + taxa adm da internet de R$3,00
Colocação:Geral =176º de 210 Categoria=39º de 45

Medalha/troféu:

Camiseta:

Relato:

Começou oficialmente minha temporada de corridas de rua 2010. Há dois anos que vinha tentando participar desta prova , mas sempre acontecia algum imprevisto. Desta vez deu tudo certo. Resolvi fechar as férias escolares das crianças com um passeio aliado a corrida.Recorri a internet e achei algumas pousadas a beira da represa de Igaratá a aproximadamente 30km de Bom Jesus dos Perdões, local da corrida.

Vista aérea da represa

Escolhida a pousada, seguimos sábado de manhã e nos hospedamos em um agradável chalé.
Após um delicioso almoço caseiro na cidade de Igaratá com direito a vista para a represa, voltamos a pousada onde a família ficou curtindo a piscina e eu segui para Perdões.

Restaurante em Igaratá com a represa ao fundo

Ao chegar a cidade encontrei o Edward da equipe 100 Juizo que me indicou o local para a retirada do chip. O local é um ginásio de esportes cerca de 400m distante do local da largada. Retirei o chip, com o número e a camiseta e voltei ao local da largada que era ao lado da igreja matriz onde parece se concentrar tudo na cidade.
O local me pareceu bem aprazível, simples e típico de uma cidade pequena. Gosto de cidades pequenas , parecem ser mais aconchegantes e hospitaleiras. Isso se comprovou quando entrei em um pequeno bar onde comprei um copo de água e pedi a senhora que me atendeu se ali poderia ser meu guarda volumes, uma vez que o guarda volumes oficial seria lá no ginásio. A senhorinha simpaticamente guardou minhas coisas.
Já mais tranquilo com os detalhes pré prova resolvidos, ainda tive tempo para o alongamento e um breve aquecimento. Cumprimentei alguns corredores conhecidos dentre eles um dos mais conhecidos, Fabio Namiuti que aproveitava para se aquecer correndo atrás de seu filhinho.
Alinhei-me para a largada após o anúncio do locutor, fiz uma oração relâmpago e segui após o sinal. Tentei manter um ritmo confortável e ir sentindo a prova cujo percurso para mim era totalmente desconhecido , mas famoso pelos comentários de quem já participou. Sabia que encontraria subidas pela frente.
A corrida seguiu no sentido zona rural com paisagens bonitas em um percurso agradável de se correr. No entanto o calor estava grande.Logo visualisei a placa de 1km e apertei o lap do cronômetro que acusou 5:30min. Um pouco alto para o início de prova, resolvi aumentar um pouco mais o ritmo,não avistei a placa de km2, mas no km3 apertei o lap que acusou 10:29min . Isso na verdade me mostrou que havia melhorado a média por km . Até então havia feito e tomado algumas ultrapassagens, mas na verdade estava mais preocupado em terminar bem minha primeira prova do ano.
Na metade da prova (4.3km) fizemos o retorno para a segunda metade da prova no mesmo percurso só que em sentido contrário. Aí me veio a mente que a generosa descida do início da prova seria no final uma terrível subida.A metade da prova foi feita em 23:06, mas eu sabia que repetir este tempo na segunda metade da prova seria muito difícil devido aquela subida. E assim foi . Tentei vencer a subida trotando até o final, mas não consegui e tive que caminhar no finalzinho dela o que me fez perder precioso tempo apesar de mesmo assim não ter sido ultrapassado por ninguém.
Terminada a ladeira percebi a presença de um bom público nas calçadas assistindo ao evento. Psicologicamente isso me fez bem e consegui desenvolver boas passadas incentivadas as vezes por algumas crianças e no final estava pensando até em dar um sprint para ultrapassar dois senhores com camiseta de Bragança Paulista que correram juntos a prova inteira e que trocaram de posição comigo diversas vezes, mas que desde pouco antes da subida haviam me ultrapassado e mantido a posição. Quando pensei em dar o bote , já estávamos perto demais do pórtico de chegada que só dava para ser avistado após uma curva. Mesmo assim fiquei satisfeito com meu desempenho. Fiz o que pude e prá início de temporada tá "bão" demais.
Para minha surpresa o kit pós prova que normalmente vem com uma medalha de participação desta vez veio com um bonito e original trofeuzinho.
Terminada a façanha esportiva , retornei a Igaratá para curtir a pousada , a natureza e a beleza da represa junto com a família.

Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$30,00. Nota 9.

Acesso: Fácil. Nota 9.

Largada:Pontual e tranquila. Nota 10.

Hidratação: Boa. Ouvi dizer que nas edições passadas , este foi um fator negativo, mas desta vez não havia do que se queixar. Parece que vale a pena os atletas se unirem nas reivindicações.Nota 10.

Percurso: Bonito, bucólico e ao mesmo tempo desafiador.Nota 9.

Sinalização: Razoável.Nem todas as placas estavam bem visíveis. Nota 5.

Segurança/isolamento: Bom. Não havia muito trânsito e observei respeito por parte dos motoristas.Nota 9.

Participação do Público: Boa.Nota 7. Havia um bom público na largada e em alguns pontos isolados do percurso . Observei muitas crianças alegres por presenciarem a corrida, mas houve também infelizmente quem gostasse de fazer gracinhas mal educadas.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 9.

Entrega dos kits pré prova: Não tive problemas . Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo, porém com uma fila.Nota 9.

Qualidade dos kits: Boa , frutas, suco de açaí, barrinha .Nota 8.

Camiseta: Achei a estampa um pouco exagerada, mas a Chris que tem bom gosto achou muito bonita.Nota 8.

Medalha: Na verdade , foi um troféu. Achei bacana, criativo e bonito, porém faltou a distância.Nota 9.

Sanitários: Não vi e não reparei se existia. Nota 1.

Guarda-volumes : Só existia um no ginásio. Mas aí eu pergunto : Por que não concentrar a entrega do kit pré prova e o guarda volumes no mesmo local da entrega do kit pós prova,o prédio da prefeitura, que fica ao lado do pórtico de largada? Parece que são adeptos da seguinte filosofia: Se podemos dificultar prá que facilitar? Nota 2 .

Gostei: De ter encaixado a prova dentro de um gostoso passeio com a família. Da sensação e satisfação de ter feito o melhor. Do troféu. Do percurso.

Não gostei: Do local para se retirar o kit pré prova ser tão distante da largada.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos e ao portal Agora Vale.