Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 26 de abril de 2010

II Etapa do Circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba

25/04/2010 - 09:00hs

Bairro Cidade Nova - Pindamonhangaba SP
                                                                Momentos antes da largada


Minha 45ª corrida
Distância 4km
Tempo Líquido 18:49 min  (RECORDE PESSOAL )
Pace:4:32 min/km

Clima : Sol.
Valor da inscrição: Grátis 
Colocação: Não divulgada

Medalha:

 
Relato:

E lá fui eu após uma semana dos 10km da prova encardida de Caçapava para mais um desafio. 
Fiquei na expectativa durante toda a semana para esta prova, porque sabia que ia ser um  bom programa matinal de domingo. 
Segui de bike por cerca de 11km até o local da prova que foi alterado e eu prudentemente havia confirmado isso na sexta feira batendo um fio para a secretaria de esportes da prefeitura e depois ratificando ao ler a edição do jornal da cidade de sábado. 
O local inicial seria a ADC Confab, mas sabe-se lá porque foi alterado para o local tradicional em frente a igreja São Cristóvão .
Com uma pedalada suave e sem esforço cheguei aquecido para a corrida. Com uma margem de uns 15 min consegui ainda fazer um alongamento e trocar ideias ou apenas cumprimentar corredores amigos como o Amarildo da equipe os 100 Podium, a Luciana, o Marco que foi só observar , a Fedra, o Décio entre tantos outros que com muita alegria e simpatia estavam reunidos ali para uma atividade mais que saudável.
Como de praxe há primeiro a largada da criançada em categorias, pré mirim, mirim , etc e por fim já por volta de 09:20 a largada dos adultos.
                                                                         Largada

 O Marco que foi só assistir fez a gentileza de bater umas fotos da prova .  Valeu Marcão !
A largada é sempre impressionante em provas deste circuito, uma vez que o percurso é de apenas 4km. Neste prova especificamente a largada é ainda mais assustadora, pois há uma longa descida  inicial de quase 1 km. É todo mundo "chinelando" prá valer.
Eu já havia participado desta prova há uns dois anos atrás , o mesmo percurso, e esta experiência me ajudou. Naquela ocasião saí disparado na descida, mas no segundo quilômetro quebrei feio. Tive que caminhar e chegar a duras penas ao final , mesmo com uma garoa fina e o clima agradável para correr naquela ocasião.
Desta vez fui bem mais prudente. Aproveitei a descida inicial sim , mas a ponto de manter uma reserva de energia para o final. E olha que  desta vez havia até um solzinho bem incômodo.
Na primeira subidinha comecei minhas ultrapassagens a conta gotas. A cada ultrapassagem elegia o alvo seguinte e foi assim que cheguei a placa de 2km com 9:22 min e com gás para terminar bem.
Uma leve , mas longa subida fez com que o ritmo caísse um bocadinho e cruzei a placa do km 3 com 4:58 no quilômetro.Fiz aí duas ou três ultrapassagens importantes neste trecho que me deram mais motivação para não perder o bom ritmo.
Na última curva a esquerda avistei a chegada há uns 200m , dei uma olhadela prá trás para não ser surpreendido como fui uma semana atrás em Caçapava e não vi perigo de ser ultrapassado , mas  também não vi possibilidade de alcançar o atleta a frente, então resolvi que não daria o sprint final, mas aumentaria discretamente as passadas. 
Eu no fundo e atleta a minha frente há poucos metros da chegada
 
E foi o que fiz e cruzei a chegada com o recorde mundial pessoal nos 4m  baixando em pouco mais de 30 segundos. Fiquei desconfiado da precisão da distância. Será que havia mesmo 4km? Até o Marco comentou comigo após a prova que  o percurso tinha um pouco menos de 4km.
                                                                         Chegada

Fiquei tão intrigado com isso que resolvi após um compromisso que tive a noite no bairro vizinho, conferir de carro a distância e felizmente o percurso tinha precisamente 4km.
Ta aí portanto , a primeira grande meta do ano sendo atingida.
Ao final restou aquela confraternização rápida e o retorno de bike por mais 11 km desta vez em companhia, em um bom trecho , da Fedra , uma atleta que tem também o hábito de ir de bike as provas da cidade e participar correndo muito bem em todas.
                                                          Fedra, Zé Décio e eu
                                         
                                                          
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: Grátis. Nota 10.

Acesso: Fácil.Nota 9.

Largada: Dentro do esperado. Nota 10.

Hidratação: Razoável. Não há hidratação no percurso e sim no final da prova, mas pelo que observei havia desta vez poucos copos de água que tiveram que ser racionados para que não faltasse a ninguém. Se tivéssemos mais calor, certamente haveria problemas. Nota 6.

Percurso: Traiçoeiro para quem não conhece devido a grande descida no início.Nota 9.

Sinalização: Razoável. Não havia ou não visualizei a placa de 1km.Nota6.

Segurança/isolamento: Bom. Marronzinhos atentos e fazendo um bom trabalho. Nota 9.

Participação do Público: Algumas pessoas ouvem algo diferente e saem as portas de suas casas para ver a passagem dos atletas. Não vi ninguem incentivando, mas também felizmente não havia ninguem fazendo chacotas.Nota 7.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 9.

Entrega dos kits pré prova: Não tive problemas . Na verdade é apenas o número de participação e pra quem faz a inscrição o número permanece o mesmo em todas as etapas.Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 10.

Qualidade dos kits: Boa. Nota 8. ( Garrafinha de suco, um pacotinho de bolachas salgadas e um pé de moleque). Para uma prova grátis , um kit bem peculiar , simples e satisfatório.

Camiseta: Não teve.

Medalha: Bonita. Nota 8.

Sanitários: Não precisei utilizar . Mas estavam disponíveis os sanitários da igreja ao lado da largada bem como do estacionamento.Sem nota.

Guarda-volumes : Não há. Eis aí algo que precisa ser implementado neste circuito.Nota 1 . Há apenas a boa vontade das staffs em guardar pacotes pequenos, mas de forma voluntária.

Gostei: De ter batido meu recorde pessoal. De ter ido e voltado de bike da prova. De ter encontrado e solidificado algumas amizades feitas na corrida.
   
Não gostei. Não  teve nada que não tivesse gostado. Fica apenas a observação para que o locutor seja um pouco mais bem humorado e menos rígido em suas falas. 
Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio e compreensão e ao amigo Marco pela presteza em tirar fotos .

3 comentários:

  1. Voou, hein, Orlando? Grande resultado, ótima média de velocidade. Com esse primeiro objetivo atingido, que venham os próximos. Parabéns!

    Abraço e boa semana.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Pra um pangaré como eu , até que voei mesmo , rs .
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Orlando pelo recorde na distância.
    Preciso aparecer aí, pra participar e conhecer este circuito Pinda, nem que seja uma etapa. Vamos ver pro próximo semestre se consigo.

    O bacana da bike é o aquecimento. Diferente, prático e trabalha musculos diversos né. Bacana.

    Um abrx, t+
    Michel

    ResponderExcluir