Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 31 de maio de 2010

1º Taubaté Open de Tênis

Local : Taubaté Country Club
Site : http://www.taubatecountryclub.com.br/lernoticias.php?noticia=32
29 e 30 de maio de 2010
Camiseta :








Categoria : Pricipiante
Inscrição: R$30,00


Relato :
Enfrentar mais um desafio esportivo em minha vida . Com esse propósito , me inscrevi para este torneio de tênis.
Primeiro vamos a um breve histórico esportivo da minha vida.
Sempre gostei de esportes desde criança. Iniciei jogando futsal, participei de campeonatos , depois joguei futebol de campo nas categorias fraldinha e dente de leite. Não era muito bom , mas gostava do clima de competição, torneios, etc. Já na adolescência treinei basquetebol onde não fui muito bem e com o boom da geração de prata do volei migrei para este esporte onde me dei melhor chegando a quase seguir em frente na carreira.
Agora mais velho resolvi participar de corridas de rua, provas de bike e aprender a nadar decentemente.
Já o tênis surgiu em 2008 , portanto há apenas dois anos e meio. Nunca gostei de tênis, achava chato assistir pela tv e considerava um esporte de "burguês". Tinha realmente um preconceito pelo esporte. Nem as vitórias de Guga me motivaram a praticar o tênis. De repente ao completar 40 anos de idade resolvi me propor o desafio de aprender a jogar tênis de forma auto-didata. No início foi uma tragédia, não conseguia nem acertar a bolinha. Depois fui treinando no paredão e comecei a jogar contra um adversário melhor que eu. Perdi 15 sets seguidos para este adversário até conseguir vencê-lo pela primeira vez. Aliás , este foi meu objetivo inicial e atingi. Depois os jogos passaram a ser equilibrados e neste ano tenho 15 vitórias contra 5 derrotas para este mesmo adversário. Sem professor, pois as aulas de tênis são muito caras, procuro aprender assistindo a vídeos na internet.
Meu jogo melhorou, mas tenho consciência que preciso melhorar muito e ainda tenho sérias dificuldades em alguns golpes. O tênis , assim como o voleibol é um esporte de muita técnica . Considero um esporte difícil de ser praticado e exige muito treino para que seja aperfeiçoado.
Através da internet descobri este torneio de tênis cuja inscrição dava direito a uma camiseta dry fit. A princípio fiquei com receio de dar um vexame, mas depois criei coragem e me inscrevi. No dia anterior ao jogo , parecia uma criança . Fiquei preocupado, não dormi direito, fiquei muito ansioso. 
O torneio teve a inscrição de muitos principiantes e para chegar a final é necessário vencer 5 jogos.
Meu objetivo inicial era não perder por 6X0 e 6X0. Meu primeiro jogo foi marcado para sábado as 18hs.
Cheguei ao TCC com uma hora de antecedência , observei os jogos que estavam em andamento e fui tentando controlar meu nervosismo e ansiedade.
Antes do jogo conheci e cumprimentei meu adversário, o Claudio,  que parecia ter a mesma idade que eu. Fui tentando pensar de forma positiva, pois para um estreante como eu,tudo era um pouco assustador.
Iniciamos o aquecimento( bate bola) e fui tentando me soltar além de ir tentando me acostumar com a quadra de saibro onde nunca havia jogado. Só havia jogado em quadra de cimento.
Venci o primeiro game quebrando o serviço do meu adversário e isso foi fundamental para continuar bem na partida. Consegui acertar os saques e não cometi nenhuma dupla falta . Jogando bem apesar de uma certa insegurança, venci o primeiro set e segui tranquilo no jogo que parecia ser relativamente tranquilo. No segundo set cheguei a fazer 5 x 4 e depois fiz 6x5 , mas perdi por 7x6 e pelo regulamento o set desempate é em um tie break de 10 pontos. Um jogo que parecia fácil se complicou, mas aí meu oponente errou mais e felizmente consegui fechar em 10x6 e vencer a partida de estreia em um torneio. Cumprimentei meu adversário que demonstrou muita técnica principalmente nos golpes de direita e foi muito honesto nas bolas duvidosas, já que não há juiz e sim um garoto ( boleiro ) que ajuda na contagem dos pontos e eventualmente em bolas duvidosas ( dentro - fora ) .
Avancei no torneio e já  no dia seguinte (domingo) ao meio dia enfrentei um adversário de 14 anos , Vitor de Jacareí. A princípio estranhei jogar contra um adversário bem mais jovem, mas o regulamento permitia ainscrição de principantes com idade livre. Vi no mural que ele havia vencido seu primeiro jogo por duplo 6x0 e vi que a missão seria dura.
Vi também que ele fazia parte de alguma escola de tênis de Jacareí que havia levado um bom número de crianças e adultos para participar do torneio e  cujo professor estava ali na arquibancada acompanhando o jogo. 
Fizemos o bate bola de aquecimento e em seguida permiti que ele escolhesse quadra ou começar sacando.
Ele preferiu começar sacando , fez 30 a 0 , mas me recuperei e venci o primeiro game quebrando serviço dele. Ele errou muito no início , me aproveitei e fiz 3 x 1 . Depois ele se recuperou e meu saque que no dia anterior estava entrando bem , dessa vez estava mal e cometi inúmeras duplas faltas em momentos cruciais do jogo.
Seguimos equilibrados em todo o primeiro set, mas ele acabou fechando em 6 x 4. Seu professor o orientou no intervalo e notei que ele o orientou bem, pois começou a jogar em cima do meu ponto fraco e obteve sucesso. Tentei resistir no segundo set para levar o jogo ao tie break , mas a aquela  altura já estava dominado pelo eficiente jogo do garoto que ganhou confiança e fechou o set em 6 x 3 e o jogo por 2 x 0 .
Cumprimentei o garoto e desejei boa sorte na sequência do torneio. Em seguida cumprimentei o discreto e educado professor do garoto. Fui pra casa satisfeito com a minha atuação no torneio e com a coragem de ter vencido o desafio de participar do evento.


Resumo :
Primeiro jogo:   6x3  6x7  10x6
Segundo jogo:   4x6 3x6

2 comentários:

  1. Que bacana, Orlando! Acho muito legal o seu exemplo, de amor pelo esporte, desprendimento e coragem de aprender e se iniciar em novas modalidades. Bati uma bolinha na quadra dura quando era criança (um dia desses...), mas hoje acho que nem me lembro mais como dar uma rebatida. Começaria do zero novamente. Quem sabe, inspirado por você e por outros amigos que estão deixando de ser "monoesportivos", eu também crie coragem e vá brincar um pouco.

    Parabéns pela participação no torneio e pela vitória no jogo de estreia. E boa revanche contra o garoto, vai lá depois e depena o frango, hehehe... (brincadeira, brincadeira!!!)

    Abraço e boa semana.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Que surpresa! Puxa, você está se superando a cada dia, isso é muito bacana.

    Parabéns! Siga em frente!

    Um abraço,
    Claudia

    ResponderExcluir