Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 18 de maio de 2010

III Etapa do Circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba

16/05/2010 - 09:00hs

Etapa Senai - Bairro Jardim Rezende - Pindamonhangaba SP
                               
                                          Momentos antes da largada

Minha 46ª corrida
Distância 4km
Tempo Líquido 18:43 min  (RECORDE MUNDIAL  PESSOAL )
Pace:4:40 min/km

Clima : Encoberto.
Valor da inscrição: Grátis 
Colocação: Não divulgada

Medalha:

 
Relato:

Havia 3 opções de corridas para o mesmo dia: uma cheia de glamour em São José dos Campos , a tradicional da FEG em Guará e a mais simples de todas, a III etapa do circuito de corridas de rua de Pinda. Optei por essa última, na porta de casa , por ser grátis, por  celebrar os 20 anos do Senai na cidade e ser o local de trabalho da minha esposa, por haver a possibilidade de meus filhos participarem das provas infantis e pelo sorteio de bicicletas que normalmente o Senai faz. Lamentei que a prova da FEG tivesse sido marcada para o mesmo dia e horário, pois seria muito bom  correr mais uma vez aquela prova e desta vez ao lado do meu irmão que partiu prá lá animado para sua segunda corrida na vida.
O domingo amanheceu mais de frio que de costume e em casa todos caíram  da cama mais cedo para participar do evento.
Fiz a inscrição do Gu que apesar de ter nascido em 2005 e ainda não poder participar,(é permitido para nascidos a partir de 2004)conseguiu uma exceção aberta pelo Zé Mauro (organização)que me aconselhou a correr do seu lado.
                                           Fazendo a inscrição
A princípio o Gu , tímido ficou meio inibido e disse que não iria participar, mas aos poucos foi se soltando, dando uns trotezinhos ao meu lado e se alinhou para a largada. Eu me posicionei ao lado dele e o acompanhei.
A criançada sai a mil, e logo está cansada, mas como eram apenas 500 m não dá prá respirar muito.
Logo o Gu se cansou e começou a caminhar, observo que atrás da gente há um garotinho mais "fortinho" que também começa a caminhar e mais atrás ainda um pequenininho de uns 3 anos de idade que tem a mãe correndo a seu lado.
Espero o Gu retomar o fôlego, pego em sua mão e incentivo dizendo que falta pouco, ele se anima e corre de mão dada comigo até avistar a chegada quando se solta e cruza alegre a linha final e segue para receber sua merecida medalha e seu lanchinho.
Depois foi a vez do Davi , com 11 anos encarar 1400m. Também corro ao seu lado e ele apesar de ser um bom nadador, não é tão bom em correr. Tento controlar sua ansiedade no início, mas ele dispara e logo fica sem fôlego. Quando chegamos perto de dois garotos que também caíram de pára- quedas por ali, o Davi também começa a andar e assim vamos até o final , mais caminhando que correndo e o Davi cruza a chegada em último , mas debaixo de muitos incentivos , aplausos e até um aperto de mão do prefeito que foi prestigiar o evento e a participação de sua simpática esposa na prova maior.
As 09:20 aproximadamente nos alinhamos para a prova dos adultos com o percurso de 4km. Já devidamente aquecido com o acompanhamento dos meus dois moleques em suas provas, com o clima bastante ameno e com uma generosa descida logo de cara me animo para tentar baixar meu tempo na distância.
Largo forte e completo o primeiro km em incríveis (prá mim) 4:09min. Já a placa do km 2 acusa 5:04 min devido a subida leve , mas contínua em todo o km. O percurso volta a ficar plano e então tento acertar o ritmo e faço em 4:43 o km3, tentando reservar uma energia extra para o finalzinho. Chegamos ao retão da Av Abel Correa Guimarães e tento buscar energias para acelerar e baixar o tempo. Avisto o cronômetro de chegada , alargo as passadas , cruzo a linha final e aperto o lap e viva!!!Mais um recorde 6 segundos abaixo da minha melhor marca conseguida há um mês atrás. Mas só 6s ? Na última maratona o recorde do Vanderlei Cordeiro não foi quebrado por apenas 4 s. Portanto comemoro sim, o meu recorde mundial pessoal, o meu orgulho em ver meus dois filhos participarem da corrida e a minha esposa sendo a nossa vídeo - foto repórter. 
                                           Eu orgulhoso dos meus filhos Davi e Gustavo

Só restou ganhar uma bicicleta no sorteio, mas pé frio do jeito que sou não dava prá reclamar . Se no ano anterior tivemos o sorteio de 3 bicicletas para 10 pessoas que correram com a camiseta do Senai e não fui sorteado, como seria agora com 10 bicicletas para todos os participantes?
Parabenizo ao diretor do Senai, o Torino que incentiva muito a atividade esportiva , que me confessou leitor do meu blog e que inclusive participou da corrida ao lado de sua esposa Ana Paula e de alguns professores e funcionários do Senai, ao prefeito João Ribeiro que esteve presente no evento e a sua esposa a Dra Maria Angélica, que já algum tempo curada de uma grave doença, dá um grande exemplo de vitalidade e simpatia e participando com muita alegria da corrida.
Vi inúmeros exemplos de superação de professores do Senai, de pessoas com idade já um pouco mais avançada, de crianças , de donas de casa que se esforçam em jornadas extasiantes. Enfim é a corrida de rua, provando ser um esporte bacana, estimulante, saudável e que sempre oferece um ambiente de prazer, amizade e confraternização.
                                                     
                                         
                                                          
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: Grátis. Nota 10.

Acesso: Fácil.Nota 10.

Largada: Dentro do esperado. Nota 10.

Hidratação: Boa. Não há hidratação no percurso e sim no final da prova, e desta vez não houve problema, havia água à vontade para todos. Nota 9.

Percurso: Muito bom  e quase pefeito para quem quer baixar seus tempos.Nota 9.

Sinalização: Boa. Acredito que todas as placas estavam posicionadas corretamente e bem visíveis. Nota 10.

Segurança/isolamento: Bom. Marronzinhos atentos e fazendo um bom trabalho. Nota 9.

Participação do Público: Fraca com exceção na chegada.Nota 7.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 9.

Entrega dos kits pré prova: Não tive problemas . Na verdade é apenas o número de participação e pra quem faz a inscrição o número permanece o mesmo em todas as etapas.Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 10.

Qualidade dos kits: Boa. Nota 8. ( Garrafinha de suco, um pacotinho de bolachas salgadas e um pé de moleque). Para uma prova grátis , um kit bem peculiar , simples e satisfatório.

Camiseta: Não teve.

Medalha: Bonita. Nota 8.

Sanitários: Não precisei utilizar . Mas estavam disponíveis os sanitários do Senai.Sem nota.

Guarda-volumes : Não há. Eis aí algo que precisa ser implementado neste circuito. Nota 1 . Há apenas a boa vontade das staffs em guardar pacotes pequenos, mas de forma voluntária.

Gostei: De ter batido meu recorde pessoal mais uma vez. De ter presenciado meus filhos participando, da presença da minha esposa.
   
Não gostei.Não  teve nada que não tivesse gostado.
Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio e compreensão.

2 comentários:

  1. Grande Orlando!

    Parabéns por mais um recorde. Excelente marca. E que primeiro quilômetro foi esse, hein? Disse pro Michel e repito aqui: vocês andam tomando leite de gueparda???

    Muito bacana ver que o circuito aí de Pinda, tem proporcionado, mesmo com simplicidade, boas corridas. Nada contra corridas sofisticadas, elas também são legais. Mas não necessariamente melhores. O calendário está apertado, mas passada a "sangria desatada" da maratona, quero ver se consigo participar de uma etapa do circuito, levando também o Dudu para fazer a primeira corrida dele.

    Um abraço, bons treinos e até a próxima!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fabio pelo comentário e agende sim a participação em uma das etapas com seu filho. Vai ser muito bacana , tenho certeza que vai ser marcante p ele e um orgulho p vc e sua esposa. Um abraço.

    ResponderExcluir