Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 15 de junho de 2010

I Biathlon das Estações - 2 ª Etapa - Outono


13/06/2010 - 08:00hs

I Biathlon das Estações - 2 ª Etapa - Outono- Academia Cunzolo Taubaté -SP

Elite : Natação 500m Corrida 3km
Amador : Natação 250m Corrida 1,5km
Categorias : Individual, dupla masc,dupla fem e dupla mista.


                               
                                        
Distância : Amador: 250m de natação e 1,5km de corrida.
Natação 6:23:38  Corrida 8:18:01
Tempo Líquido Total :14:44 min
Clima : Sol , mas com temperatura baixa.
Valor da inscrição: R$30,00 
Colocação:2º da categoria amador de 36 a 45 anos.

Medalhas:

 
Medalha de participação                                            Medalha de 2º lugar na categoria



 Camiseta:



 








Relato:

Mais uma vez havia a opção de três provas diferentes na região na mesma data.  Isso é muito bom. A primeira era a já tradicional Unimed Run em São José dos Campos, desta vez com um percurso novo, a Pedal Cup, maratona de mountain bike na agradável São Bento do Sapucaí e e por último o biathlon da academia Cunzolo em Taubaté.
O biathlon oferecia a oportunidade de fazer um revezamento, isto é um atleta nadava e um parceiro ou parceira corria . Diante disso pensei na possibilidade de participar com o Davi , meu filho de 11 anos que nada muito bem e isso seria decisivo na escolha entre as três opções. Ele gostou da ideia e a decisão ficou mais fácil. Porem na semana que antecedia a prova ele começou a apresentar uma tosse que me preocupava. Com isso precisou faltar as aulas de natação e fugir de situações que ajudasse a piorar seu estado. 
Com essa questão de última hora, fiquei em uma situação difícil, pois minha meta era participar de um biathlon só daqui hás uns seis meses, pois iniciei as aulas de natação em janeiro e sei que preciso melhorar muito.
Com a situação do Davi pensei em mudar os planos e entre  a Unimed Run e a Pedal Cup, estava mais propenso a prova de bike, pois são mais raras na região, mas minha bike precisa de uns ajustes e não haveria tempo hábil , nem grana para isso a essa altura.
Conversei com o professor de natação para ouvir sua opinião e ele me deu um grande apoio para me inscrever na prova individual , dizendo que eu tinha condições de nadar 250m sem problemas. Eu estava com dúvida e um pouco de receio. Resolvi nas duas aulas de natação da semana , fazer o teste e consegui nadar os 250m de forma ininterrupta, apesar de muito lento. Na corrida treinei tiros de 1500m duas semanas antes da prova e fui ganhando confiança .
Acabei me inscrevendo no individual no último dia de inscrições.
No sábado a noite fiquei ansioso tentando mentalizar a prova. Fiquei imaginando como seria a transição, o que deveria levar para a prova, etc.
Fiquei torcendo também para que o frio dessa uma trégua, mas não adiantou. Acordei as 6h da manhã no domingo com um frio danado e depois de todo o ritual matinal segui para Taubaté. Cheguei a Cunzolo as 7hs da manhã, fui o primeiro a chegar e fui me acalmando ao conversar com as staffs . O início da prova estava marcado para as 8hs . Observei uma lista no balcão de recepção da academia e verifiquei que havia cerca de 50 inscritos nas diversas categorias e que na minha categoria amador individual 36 a 45 anos havia apenas 2 participantes. Iso me deixou tranquilo, pois se apenas conseguisse completar a prova já conseguiria o segundo lugar.
Observei também que a competição seria feita em diversas baterias com 5 participantes por vez. A minha bateria seria a 5ª. Isso foi importante, pois pude observar o procedimento dos primeiros participantes na transição e na prova de um modo geral. Vi também que haviam outros nadadores tão ou mais lentos quanto eu . Tudo isso me deu uma tranquilidade enorme .
Após o anúncio da minha bateria entrei , recebi a pintura do meu número de inscrição nos braços , deixei meu par de tênis e o boné no banquinho já no jeito para a transição e caí na água junto a outros 4 atletas que não eram necessariamente da minha categoria ,recebemos algumas instruções e tivemos uns minutinhos para um aquecimento.
Antes da largada desejei boa sorte a um vizinho de raia que retribuiu e disse que na água se garantia, mas que a corrida seria difícil . Aproveitei para confessar que prá mim seria o contrário.
Dada a largada procurei não observar os nadadores das outras raias , mas apenas me concentrar nos meus movimentos e respiração. Tomei o máximo de cuidado para não me apavorar para não correr o risco de não aguentar terminar.
Encaxei meu ritmo e fui . Ao completar 200m observei que só havia eu e o vizinho de raia que já estava saindo naquele momento. Nadei mais 50 m sozinho na piscina e saí para a transição com a ideia de tirar este atraso na corrida. Calcei rapidamente o tênis ainda meio tonto e ofegante , coloquei o boné na cabeça e até desisti de vestir a camiseta para não correr o risco de perder mais alguns segundos preciosos.
Aí veio a constatação que só correr é uma coisa, agora correr depois de nadar é bem diferente. Parece que comecei a correr todo descoordenado e tive a impressão que iria cair a qualquer momento. Tentei encaixar um ritmo que me permitisse equilibrar respiração, passadas e batimento que parecia estar alto e após uns 100m as coisas melhoraram. Um pouco antes da metade da prova ultrapassei o penúltimo da bateria , mas com a distância curta e uma subidinha encardida não deram chances para alcançar os outros, se bem que não seria necessário pois eram de outras categorias e assim  terminei a prova com um tempo satisfatório para a minha primeira prova de Biathlon.
Ao final aguardei a premiação para saber se meu único adversário na categoria ,que participiu em outra bateria tinha sido mais rápido que eu . Ao final subi ao pódio para receber a medalha de 2º lugar na categoria e de quebra ganhei pela primeira vez no sorteio de brindes ofertados pelos patrocinadores do evento um kit com 3 potes de pasta de soja (patê) e depois quase fui jogar na Mega Sena, pois parecia ser ontem meu dia de sorte. Risos.
Quero ressaltar a presença maçiça dos atletas do Cavex que estão cada vez mais fortes nas provas de biathon e triathlon , com os quais pude trocar ideias antes da prova e ouvir preciosas dicas desses caras que na sua maioria demonstram ser muito gente boa.
Parabenizo também a Academia Cunzolo e todos os professores e staffs muito atenciosos e dedicados que proporcionaram uma prova muito bem organizada.
Por ser um esporte que envolve duas modalidades o Biathlon tem participantes mais seletos e de número reduzido , o que faz aumentar a chance de pódio nas categorias . Taí uma dica e um estímulo para os corredores se arriscarem a praticar este esporte. 
                                                    
                   Lições
  • Aprendi que com um pouco de esforço e dedicação é possível fazer coisas que parecem inatingíveis. 
  • Reconheço que preciso treinar muito para melhorar minha natação.
  • Em provas rápidas que envolvem duas modalidades é necessário ficar muito atento a detalhes e estar prevenido contra imprevistos com equipamentos como óculos de natação, touca, tênis, etc.
                  
                                                          
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$30,00. Nota 9.

Acesso: Fácil.Nota 10.

Largada: Dentro do esperado. Nota 10.

Hidratação: Boa. Mesmo sendo um percurso reduzido havia um posto de água. Nota 10.

Percurso: Apesar de curto foi desafiador devido a uma subidinha chata.Nota 9.

Sinalização: Houve um bom trabalho dos staffs que indicavam a direção apesar de haver bem visível uma sinalização com pintura no asfalto e cones. Nota 10.

Segurança/isolamento: Bom. O percurso todo foi proibido aos automóveis e pudemos correr de maneira bem tranquila. Havia inclusive a presença de uma viatura da polícia no local. Nota 10.

Participação do Público: Houve apenas a participação de parentes e amigos dos competidores.Nota 5.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 9.

Entrega dos kits pré prova: Tranquilo.Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 10.

Qualidade dos kits: Muito boa. Nota 9. ( Lanche natural, um suco e uma barra de cereal ).

Camiseta: Gostei . Nota 9,5.

Medalha: Diferente de todas que já ganhei . Creio que era de acrílico . Gostei , achei  simples e bonita. Nota 9.

Sanitários: Na verdade eram vestiários bem limpinhos e equipados com chuveiros . Foi muito bom poder tomar um banho quentinho e aguardar a premiação. Nota 10.

Guarda-volumes : Tranquilo e organizado Nota 10.

Gostei: De ter vencido este desafio pessoal e de quebra ainda conseguir um pódio. Da incrível satisfação de ter concluído bem a prova e atingido uma meta pessoal que parecia ainda muito distante.
   
Não gostei. Não  teve nada que não tivesse gostado. Apenas gostaria que o Davi pudesse ter participado, mas já está convocado para a próxima em agosto.
 
Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e  a minha esposa pelo apoio e compreensão.

2 comentários:

  1. Fala aí, Orlando, quando era criança, você jogava muito Decathlon no Atari, né não? E agora está transportando isso para a vida real. E mandando muito bem, por sinal. Parabéns pelo primeiro biathlon, pelo pódio, independente da quantidade de participantes. Reitero minha admiração pela sua capacidade de experimentar, de diversificar, de buscar coisas novas. Ela é inspiradora. Só não vale sumir de vez das corridas, hein?

    Abraço e até as próximas! E melhoras para o filhão.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Valeu Fabio. E o pior é que não jogava Atari não.Mas é um barato diversificar e experimentar sensações em diferentes esportes.Pode deixar que não vou sumir das corridas não, a próxima deverá ser a de Pinda dia 4 de julho.Obrigado pelo desejo de melhoras ao Davi. Um abraço e boa prova em Caraguá.

    ResponderExcluir