Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 31 de agosto de 2010

III Corrida Pedestre João do Pulo

Pindamonhangaba - SP      



Minha 51ª corrida
Horário :  10:00hs
Distância 5.2 km
Tempo Líquido 26:16 min 
Pace:5:03 min/km


Clima : Sol 
Valor da inscrição: grátis 
Colocação:Não divulgada.


Relato:

Com o adiamento da prova de Biathlon da Academia Cunzolo para outubro e o encerramento das inscrições para a corrida de Eugênio de Melo, restou apenas essa prova organizada pela Escola da Família de Pinda. O histórico das edições anteriores não era muito bom. Apesar de não ter participado, o relato de quem participou indicava que teríamos problemas. 
Eis  o anúncio da prova divulgado pelo jornal A Tribuna do Norte de Pinda :
O Programa Escola da Família realizará no domingo (29), a III Corrida Pedestre. O evento será na Praça Padre João de Faria Fialho, Largo do Quartel, a partir das 8h30. Os atletas poderão se inscrever até uma hora antes da largada de cada prova. As inscrições são gratuitas, mais informações   com a professora Gracil Dubsky pelos telefones (12) 9219-4002 e 3637-5422, ou pelos emails marciagraci27.28dubsky@hotmail.com ou gracilfeliz@gmail.com.
A corrida é realizada em homenagem ao atleta João Carlos de Oliveira "João do Pulo". A idealizadora do evento, professora Gracil Dubsky, conta que é uma honra realizar este evento juntamente com a equipe do programa Escola da Família, porque o atleta João Carlos de Oliveira foi um grande batalhador e venceu inúmeras barreiras.
No percurso de 1 km poderão participar atletas das categorias pré-mirim, mirim, infantil, livre  e caminhada. No percurso de 6 km, atletas das categorias juvenil, adulto, sênior, máster, veteraníssimo, entre outras. Este ano também terá uma categoria para pessoas com deficiência.
 Os atletas classificados entre 1º e 3º lugares receberão troféus, entre 4º e 10º serão premiados com medalhas. Haverá sorteio de brindes para todos os participantes.
O programa Escola da Família conta com o apoio da Prefeitura de Pindamo-nhangaba, por meio do Departamento de Trânsito, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Secretaria de Esportes;  do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Núcleo de Apoio Pisi-copedagógico (NAP).

Está certo que para uma prova grátis não se pode exigir muito, mas é necessário um mínimo de respeito pelos atletas que fazem a prova acontecer.
A prova aconteceu no largo do quartel, mesmo local da prova de aniversário da cidade que acontece em julho.
Logo de cara enfrentei problemas para fazer a inscrição que segundo informações dos meios de comunicação da cidade seria feita momentos antes da largada. Para minha surpresa havia já afixada em um mural , uma lista com nomes de pessoas inscritas  com seus respectivos números.
Recebi a informação que não poderia fazer a inscrição , depois veio a informação que poderia fazer, enfim uma confusão descabida.
Após conseguir o número de inscrição, fiquei aguardando a largada que segundo anúncio da Tribuna seria as 8:30hs. Bom , as 09hs começaram as largadas para as categorias menores. A categoria de adultos teve sua largada as 10hs . Em vários  momentos cogitei em desistir e defini que se a largada fosse depois das 10hs eu não iria correr.
 A largada foi tranquila e minha meta era fazer uma corrida tranquila, como se fosse um treino de luxo, uma vez que a premiação seria apenas para os 10 melhores da categoria que no meu caso tinha uma faixa muito grande de atletas 40 a 49 anos.
O que me chamou a atenção foi a participação de alguns soldados do exército com trajes nada convencionais para uma corrida de rua. Os caras correram de botina, calça comprida camuflada e sem camisa.
Bom, voltando a prova. Segui em um ritmo bom por todo o trajeto elegendo "coelhos" a cada ultrapassagem. Não houve placas indicativas de km e o primeiro e único ponto de água só foi aparecer mais da metade do percurso. Apesar do bom sistema de som , não houve quem se atrevesse a ser locutor e dar informações importantes aos atletas. Não havia cronometragem com chip e então quiseram usar o artifício dos papéis com o número de cada atleta.Fizeram uma grande confusão com papéizinhos que deveriam ser entregues na metade do percurso. Primeiro disseram que não seria necessário  entregá-los no caminho, pois havia fiscais em todo o percurso. recolheram de alguns atletas momentos antes da largada e depois para surpresa de muitos havia uma fiscal recolhendo no meio do percurso no grampo final ( mesmo trajeto da corrida do aniversário de Pinda ) .
                                                          Eu de boné claro atrás do soldado


Nas últimas subidas antes da reta final consegui ultrapassar duas atletas com as quais quase sempre travo disputas pessoais em corridas na região e na maior parte das vezes me dou mal. Havia  a informação de que o percurso era de 6km . Cruzei a linha de chegada com o tempo de 26min baixo e me surpreendi, mas tinha certeza que o percurso não poderia ser de 6km. Conferi de carro no dia seguinte e constatei que a distância real era de 5.2km. Como será que esse pessoal mede o percurso? Com uma régua de 30cm? Vai saber.
Ao final , ao menos um kit com um suco, uma banana e uma barra de cereal.
Não fiquei para esperar a premiação e o sorteio de brindes, porque por incrível que pareça ainda ia ser dada a largada para uma caminhada de 1km, um absurdo.
Sei que organizar uma corrida não deve ser nada fácil . Mas uma prova que já está na sua terceira edição , ter uma organização tão fraca assim. De homenagem ao João do Pulo só o nome da corrida , pois em nenhum outro momento se fez alusão a ele. Uma pena. Acredito até que muitos atletas que participaram da prova nem sabiam quem foi João do Pulo.
Só não fiquei mais chateado , pois já esperava que pudesse ter sido assim.
Valeu pelo bom "treino".
                                                  
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: grátis. Nota 10.

Acesso: Fácil. Nota 9.

Largada: Extremamente atrasada. Nota 1.

Hidratação: Quase há um km da chegada. Absurdo. Nota 2.
Percurso: Bom. Com boas variações de descidas e subidas. Nota 8.

Sinalização: Nula . Não havia placas sinalizando a distância.Nota 0.

Segurança/isolamento: Razoável.  Nota 7.

Participação do Público: Razoável.Nota 5.

Chegada/Dispersão: Foi feito um funil para que o pessoal pudesse anotar o número dos atletas que chegavam, mas em seguida havia uma área livre. Nota 7.

Entrega dos kits pós prova: Feita logo após a conclusão da prova. Sem problemas. Nota 9.

Qualidade dos kits: Boa. Nota 6.

Camiseta: Não teve.

Medalha: Apenas para classificados entre 4º e 10º de cada categoria.

Sanitários: Sanitários químicos que evitei usar. Nota 6.

Guarda-volumes : Não havia. Como fui de bike tive que "me virar" para guardá-la com segurança. Consegui deixá-la no palco onde havia o pessol do som que foi muito gentil . Está aí algo que as organizações de corrida devem pensar.Muitos atletas utilizam suas "magrelas" para se deslocar. É necessário que haja locaos adequados para guardá-las.

Gostei:
  • De não ter perdido o domingo sem ter feito uma atividade física.
  • De ter feito um tempo razoável.
Não gostei. 
  • Da organização de um modo geral.
Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio.

2 comentários:

  1. Pelo jeito, Orlando, conseguiram piorar o que, no ano passado, já havia sido ruim. Que pena! Corrida simples não é necessariamente sinônimo de corrida bagunçada, onde não há respeito e nem consideração pelo participante. Já saí bastante satisfeito de muita provinha artesanal por aí, onde tive tudo a que tinha direito e um pouco mais e fui muito bem tratado. Tomara que aprendam a lição e que façam uma quarta edição bem melhor. O homenageado merece. Parabéns pela sua participação e por botar a boca no trombone!

    Abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. É Fábio, quem sabe a experiência seja útil para que eles tentem melhorar. Da minha parte , vou procurar evitar participar enquanto não houver pelo menos boa vontade em fazer uma prova um pouco mais organizada.
    Valeu.

    ResponderExcluir