Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

XIV Corrida Pedestre Inpe

Corrida e caminhada em comemoração aos 49 anos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ) São José dos Campos - SP



São José dos Campos - SP


Minha 50ª corrida
Horário :  9:00hs
Distância 3.643m
Tempo Líquido 17:05 min 
Pace:4:41 min/km


Clima : Sol 
Valor da inscrição: grátis 
Colocação:Não divulgada.

Medalha:








 

Camiseta:






Relato:

A corrida de aniversário do Inpe virou uma saudável tradição saudável entre os funcionários e terceirizados. A corrida está na 14ª edição e a caminhada na 7ª edição.O interessante é que nunca as regras da corrida se mantem ano após ano. Por um lado é bom , pois não deixa que a corrida seja monótona, por outro lado nem tudo o que é diferente é necessariamente bom. Uma das mudanças que do meu ponto de vista não foi muito boa, foi o encerramento do período de inscrições com muita antecedência. A corrida foi no dia 05 de agosto, as inscrições se encerraram dia 28 de julho.Esse fato me pegou de calças curtas, pois eu estava de férias e retornei no dia 02 de agosto. Fui informado que não havia mesmo jeito de fazer a inscrição, pois o número de camisetas e medalhas estava limitado ao número de inscrições feitas. Obviamente que fiquei muito chateado por não ter sido avisado por ninguem, e por não haver a informação sobre o período de inscrições no site da ADC que está passando por reformulação.
Entretanto fiquei na esperança de que alguem pudesse desistir e assim eu pudesse participar. No dia da prova cheguei cedo ao local da retirada da camiseta e do número de peito e fiquei aguardando. Faltando cinco minutos para a largada o Jota Junior , um dos organizadores do evento me disponibilizou um kit de algum desistentee então fiz um aquecimento relâmpago para me posicionar para a largada.
Havia a presença de vários atletas que treinam com o Jota no CTA e também alguns atletas do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos.
No anterior houve premiação por categorias . Desta vez a premiação doi apenas para os 3 melhores masc e fem do Inpe e os 3 melhores masc e fem convidados.
O percurso seria de 2 voltas dentro do Inpe que totalizam 3.643m . 
É uma prova meio traiçoeira, pois quando você acha que está começando a encontrar a velocidade de cruzeiro, a corrida acaba.
A largada é uma loucura. O pessoal de "elite", dispara e dá uma vontade de acompanhá-los. Mas aí é que tem que haver paciência e saber dosar as forças.
Há sempre um pessoal que pratica alguma atividade esportiva e acha que dá para acompanhar o ritmo dos primeiros colocados. Até acompanham nos primeiros 400m , depois é só "nego" caminhando e com a respiração ofegante.Vi inúmeros casos assim. 
Fiz uma corrida bem consciente e em um bom ritmo , tentei apertar um pouquinho no final para tentar fazer abaixo de 17 min, mas fiquei bem satisfeito com 17:05 líquido. Nos dois anos anteriores em que o percurso foi o mesmo meus tempos foram respectivamente 17:29 e 17:43.

                                                  
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: grátis. Nota 10.

Acesso: Fácil. Nota 9.

Largada: Pontual. Nota 10.

Hidratação: Para uma prova curta como essa não havia a necessidade de ponto de água. Apenas na chegada ficaram disponíveis galões de água . Nota 10.
Percurso: Bom com apenas uma subida íngreme e curta. Nota 9.

Sinalização: Boa. Apesar das placas improvisadas , a visualização foi fácil.Nota 9.

Segurança/isolamento: Bom. Os guardas garantiram a segurança. Nota 9.

Participação do Público: Boa . Na segunda volta havia a presença dos caminhantes que por serem colegas de trabalho nos conheciam e incentivaram bastante.Nota 8.

Chegada/Dispersão: Foi feito um funil para que o pessoal pudesse anotar o número dos atletas que chegavam e também para controlar a entrega do kit lanche e medalha. Nota 7.

Entrega dos kits pré prova: Organizada. Mérito do Jota Júnior que se utilizou de sua experiência.Nota 9.

Entrega dos kits pós prova: Feita logo após a conclusão da prova. Sem problemas. Nota 9.

Qualidade dos kits: Boa . Camiseta pela primeira vez de tecido dry fit, uma banana, um suco de caixinha e uma barra de cereal.Nota 8.

Camiseta: Boa. Tive que me contentar com uma camiseta tamanho G , pois foi o que sobrou. Por sorte era um G bem grande que por incrível que pareça serviu em mim. Aleluia!!Achei apenas que o silk ficou muito simples . Nota 6.

Medalha: Diferente , parecia um crachá, mas mesmo assim gostei. Nota7.

Sanitários: Utilizamos o vestiário da ADC Inpe que tem chuveiros com água bem quentinha. Nota 10.

Guarda-volumes : Não precisei utilizar.

Gostei:
  • De ter feito uma boa prova.
  • De ter conseguido participar apesar de não ter feito a inscrição no período determinado.
  • Da camiseta ter servido em mim.
  • De completar a minha 50ª corrida
  • Da alteração do kit pós prova que nas outras edições foi uma mesa de frutas a disposição de todos e desta vez foi um kit individualizado, mais justo.
Não gostei. 
  • Do período de inscrição ter sido tão limitado e terminado precocemente.
Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio e ao Jota Júnior pela atenção dispensada a mim.

2 comentários:

  1. Parabéns pela sua quinquagésima corrida, meu amigo Orlando! E pelo ótimo resultado obtido nela. Imaginei que fosse te encontrar ontem em mais uma etapa do circuito de Pinda. E nem eu, nem você acabamos aparecendo por lá... Nos vemos no próximo final de semana, na 4ª OFR, então.

    Abraço, boa semana e até lá!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio , obrigado pelo comentário. Cara eu estava indo para a etapa do circuito de Pinda com a bike da minha esposa, porque a corrida era em um bairro vizinho ao meu bairro. No meio do caminho a roda traseira simplesmente travou. Saiu do eixo. Voltei p casa e decidi que não ia correr , pois faltavam apenas alguns minutos para o início e eu não tava a fim de ficar na pilha e não aquecer/alongar direito. Já chega o que passei na corrida do Inpe. Infelizmente não vou a Oscar tb, estou me preparando para o Duathlon do BAr do Mané dia 22. Desejo a vc e aos amigos da 100 Juizo uma excelente prova. Um abraço.

    ResponderExcluir