Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Biathlon Noturno TCC Taubaté -SP

30/10/2010 - 18:00hs

Biathlon Noturno TCC Taubaté -SP


Categorias :
12 a 15 anos / 100m natação / 1,15km Corrida Masculino
16 a 18 anos / 200m natação / 2,30km Corrida Masculino


19 a 35 anos / 200m Natação / 2,30km Corrida Masculino
36 a 45 anos / 200m Natação / 2,30km Corrida Masculino
Acima de 45 anos / 200m Natação / 2,30km Corrida Masculino


19 a 35 anos / 500m natação / 3,45 Corrida Masculino
36 a 45 anos / 500m natação / 3,45 Corrida Masculino
Acima de 45 anos / 500m natação / 3,45 Corrida Masculino
**Militar - 19 a 35 anos / 500m natação / 3,45 Corrida Masculino
**Militar - Acima de 35 anos / 500m natação / 3,45 Corrida Masculino


Acima de 19 anos / 200m natação / 2,30km Corrida Feminina
Corrida Feminina / Categoria Única / 3,75km Corrida - 40 vagas

Dupla Categoria Masculina / 200m natação / 2,30km corrida

Dupla Categoria Feminina / 200m natação / 2,30km corrida


                                                              
Distância :200m natação / 2,3km corrida
Tempo Líquido Total :17:53 min
Clima : Chuva
Valor da inscrição: R$30,00 
Colocação: 4º da categoria.



Relato:

O biathlon é muito desafiador para mim devido a natação.  Treinei com muita vontade durante duas semanas , mas nadar envolve muita técnica e muita kilometragem dentro dágua.
Mesmo assim me enchi de coragem , me inscrevi e fui para mais um grande desafio pessoal.
Tentei descansar durante o dia da prova, mas a ansiedade e a preocupação com a prova de natação não permitiram que eu conseguisse dar aquele cochilo gostoso depois do almoço.
As 17hs segui para Taubaté e assim que desci do carro na porta do TCC, desabou um temporal.
Pensei que haveria pouca gente para a disputa, mas para minha surpresa o TCC estava apinhado de "malucos" pelo esporte.
Peguei meu kit que continha uma camiseta e o chip e fiquei observando a movimentação.
Faltavam ainda cerca de 20 minutos para as 18hs que era o horário de início e então a piscina foi liberada para o aquecimento.Com a chuva forte, pensei que não seria uma boa aquecer, uma vez que também não sabia quanto tempo teria que esperar para iniciar a prova da minha categoria. Felizmente agi certo, pois esperei cerca de uma hora para a bateria da minha categoria.
Observei algumas provas de outras categorias com percurso maior e fiquei atento a tudo: saída da piscina, transição, trajeto da corrida, etc.
Se eu já estava ansioso antes, esta espera de quase uma hora pela minha prova me deixou mais ansioso ainda.Felizmente a chuva forte já havia se transformado em uma garoa bem leve. Na bateria em que participei resolveram colocar duas categorias juntas:19 a 35 anos e 36 a 45 anos. Acabei tendo que dividir a raia com um concorrente. Não houve problemas , pois já estou acostumado a dividir raias nas aulas de natação. Não deu tempo de aquecer . Só dei algumas braçadas até o meio da piscina e o locutor anunciou que faltavam 40 segundos para a largada. Felizmente a água não estava tão fria como imaginei. Dada a largada , me concentrei e segui no meu ritmo. Observei que o cara que estava na minha raia estava muito rápido, mas não liguei e só me preocupei em não ter que parar, senão aí sim o vexame seria grande.
Apesar da iluminação, nadar a noite em uma piscina aberta é mais complicado, pois perdemos um pouco a referência . Quase não vejo o sinal da fiscal avisando quando faltavam 50m.
Ao completar os 200m , saí com calma da piscina como precaução, pois em um treino que fiz saí meio tonto . Ali saí bem, calcei rapidamente o tênis , peguei minha camiseta que fui vestindo a medida que saí correndo. Não consegui notar se havia sido o último a sair da piscina, mas depois fui ultrapassado por um cara da categoria de 19 a 35 anos na corrida que certamente saiu após mim da água.
Tomei muito cuidado para não escorregar na saída da área da piscina que estava molhada devido a chuva e logo saí do TCC pela rua de trás para o percurso de 2 voltas que incluía um trecho da rua 4 de Março e um trecho da movimentada 9 de Julho que ficou interditada em meia faixa e nos deu tranquilidade.
Os primeiros metros da corrida serviram para que eu retomasse o ritmo respiratório e achasse uma cadência boa para a corrida. Percebi que é complicado conseguir isso no biathlon e creio que é necessário muitos treinos simulados para que o corpo se adapte com a transição de modalidades e movimentos. No final da primeira volta comecei a sentir dores abdominais e tive que reduzir um pouco o ritmo até a dor passar. Antes disso fui ultrapassado por um cara da categoria abaixo.
Na segunda volta tentei manter o ritmo já que não consegui avistar ninguém da minha categoria a minha frente para que eu pudesse me aproximar.
Fechei a prova com quase 18min. e acabei ficando em último da categoria , desta vez cerca de 3 minutos atrás do terceiro colocado.Não adianta, se eu quiser ter chance em pódio tenho que melhorar muito minha natação e esse vai ser um dos objetivos traçados para 2011.
                  
                                                          
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$30,00. Nota 9.

Acesso: Fácil.Nota 10.

Largada: Dentro do esperado. Nota 10.

Hidratação:Havia um ponto de água , mas não precisei utilizar. Nota 10.

Percurso:Bacana. Achei legal poder correr à noite em ruas famosas da cidade. Nota 9.

Sinalização: Sem problemas. Nota 9.

Segurança/isolamento: Bom. Presença de staffs e isolamento de meia pista da 9 de julho foi providencial. Nota 10.

Participação do Público: Houve apenas a participação de parentes e amigos dos competidores.Nota 5.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 9.

Entrega dos kits pré prova: Levemente confuso.Nota 9.

Entrega dos kits pós prova: Não teve. Sem nota

Qualidade dos kits: Razoável. Nota 5. O kit continha um chaveiro e uma camiseta. Houve também a disposição dos atletas um repositor energético líquido.

Camiseta: Razoável. No

Medalha: Não teve.

Sanitários: Utilizei o vestiário do clube. Nota 9.

Guarda-volumes : Não havia, mas uma staff gentilmente se prontificou a tomar conta de minha mochila.

Gostei: De ter vencido mais um desafio pessoal.
   
Não gostei. Poderia ter um kit pós prova com frutas, isotônico, etc.
Da presença de muitas pessoas na área da piscina durante a prova que atrapalhou a visualização de quem assistia e também gerou um risco desnecessário de acidentes na transição.
 
Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e  a minha esposa pelo apoio e compreensão.

2 comentários:

  1. Parabéns pela sua participação no biathlon e pelo relato, Orlando. Que você siga com essa disposição, evoluindo sempre. E que, em breve, possa alcançar o seu objetivo do pódio na categoria.

    Abraço e até as próximas!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Valeu Fabio obrigado por suas palavras de incentivo. Um abraço.

    ResponderExcluir