Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ultra Race - Corrida de Montanha

03/06/2012 - Santo Antonio do Pinhal - SP

                



Horário previsto : 09:00hs
Horário da largada: 09:15hs
Distância: 3,850km  
Tempo Líquido: 30:56 min.
Clima: Sol entre nuvens
Colocação : Não divulgada 
 

                    
Medalha:



 Camiseta:











Onde foi ? Foi na aprazível e pacata Santo Antonio do Pinhal com largada e chegada na praça do artesão próxima a fonte de água Santo Antonio.   
  

Foi fácil chegar no local da prova?  Sim, apesar da densa neblina durante quase todo o trajeto de Pinda até Santo Antonio , o trânsito estava tranquilo . Estacionei ao lado da praça sem nenhum problema.                                 

Como foram os momentos antes da prova?  Cheguei com mais de meia hora de antecedência e o ambiente na praça onde estava sendo distribuído o kit estava sosssegado. Alguns atletas já se aqueciam e devagar outros foram aparecendo. Uma coisa importante desta etapa foi a ação social divulgada no site do evento que solicitava a doação de livros e agasalhos para entidades da cidade.No dia anterior a prova tomei este cuidado e separei em casa alguns itens para a doação. Ao confirmar meu nome na retirada do kit , entreguei minha doação, mas para a minha surpresa  constatei que quase todos os atletas negligenciaram a solicitação. Uma pena!                          
                                                   
O que chamou mais a atenção nesta corrida? O número muito pequeno de participantes , cerca de 23;  a "pedreira" que foram as subidas da prova e a constatação que o percurso que foi anunciado como sendo de pouco mais de 6km na verdade foi menos de 4km. 

Como foi a prova? Foi interessante e surpreendente. A prova era para ter a disputa de dois percursos ,12km e 6km , mas como havia poucos participantes a direção da prova decidiu unilateralmente fazer apenas o percurso de 6km . A largada teve um leve atraso , aparentemente sem motivo. Ao som de uma forte buzina largamos. 


Preferi largar em último. Saímos da pracinha e viramos a esquerda na avenida principal da cidade sentido Estação Lefreve, mas a primeira a esquerda viramos de novo para seguirmos reto inclusive passando por trás da praça . Ali consegui minhas primeiras ultrapassagens. Ao final da rua viramos a direita e depois a esquerda para chegarmos a uma subida que o Chaves diria  "muitississíssimo" íngreme.  Ali , olhei pra cima e todos os atletas que avistei a minha frente estavam caminhando com exceção de uma menina.
Ultrapassei um atleta ali apenas caminhando um pouco mais rápido.
Em seguida havia um ponto de água e já à esquerda , o acesso a uma trilha ( single track) no meio da mata , mas em um morro também absurdamente íngreme. Quando começaram as descidas no morro não dava para "deslanchar", porque o risco de queda e acidente era grande devido a umidade do piso que estava escorregadio.
Ao término do morro pegamos um trecho plano próximo ao campo de futebol da cidade fizemos na verdade um "grampo", para voltar ao morro e refazer o percurso no sentido contrário. 
Levei o troco do atleta que eu tinha ultrapassado caminhando e após sair da trilha chegamos ao trecho de asfalto que agora era uma descida "muitissississímo" inclinada. Dizem que na descida todo santo ajuda, mas não é bem assim . O peso que vai para as articulações parece triplicar e acredito que um dos segredos é jogar o tronco para trás para tentar se equilibrar melhor. 
Ao final da descida , em uma curva , quase dou de cara com um carro que por sorte estava devagar e chego a uma bifurcação que me deixa em dúvida sobre o percurso correto.
Decido voltar pelo caminho da ida e arrasto comigo um casal que vinha logo trás, também em dúvida. Após uns cem metros , chega um marronzinho de moto e nos alerta sobre nosso erro.
Retorno e tenho que me esforçar para ultrapassar  o casal, sigo pela avenida principal da cidade até chegar a praça no pórtico de chegada.
A premiação com troféus e brindes contemplou as seis mulheres participantes e os três primeiros masculino.

                                    


                                                                                                                                                

                                            
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição:  R$60,00. Mas ganhei a minha no sorteio da internet.Foi um bom presente de aniversário.

Acesso: Fácil . Nota 10.

Largada: Atrasada em 15minutos. Nota 7.  
 
Hidratação Excelente. Houve 3 pontos de hidratação durante o percurso, sendo que um deles havia isotônico. Ao final, água e isotônico à vontade.Nota 10.
Percurso: Prá quem gosta de corridas de montanha foi muito bom com exceção da distância que foi curta. Nota 8.

Sinalização: Não houve . Nota 0.

Segurança/isolamento: Fraco. Nota 3.

Participação do Público: Muito fraco. Nota 1.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 10.

Guarda Volumes: Não precisei utilizar. Mas percebi que não havia oficialmente.


Sanitários : Não havia sanitários. Nota 0.

Camiseta: Excelente. Foi o item que mais gostei na corrida. Bom material, bela estampa e a minha primeira de manga longa , ideal para a estação que se aproxima. Nota 10.

Kit pós prova: Bom. Melhorou em relação a primeira edição que ocorreu em Pinda. Teve   uma mesa com bananas e maçã , além de água e isotônico à vontade. Nota 8.
Medalha:  Rústica, mas interessante e diferente.  Nota 8.

Gostei:
  • Da camiseta.
Não gostei. 
  • Da falta de sinalização , de uma melhor segurança nas ruas, na falha em não ter ninguém orientando sobre o caminho correto em uma das bifurcações. 
Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio.

Crédito das Fotos:  Sr. Dídimo (Taubaté) 

2 comentários:

  1. Que bacana, Orlando! Parabéns pela sua participação, pelo excelente relato e por ter faturado a inscrição. Eu cheguei a ser convidado, mas acabei não podendo confirmar presença por conta da coincidência da data com a Unimed Run. Aliás, sugeri ao organizador que houvesse uma inversão de datas, com a corrida de montanha sendo marcada para sábado, o que certamente deixaria mais fácil a participação, minha e de várias outras pessoas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Poxa Orlando a prova parecer ser bacana, mas com o número reduzido de participantes precisa melhor... pelo jeito faltou divulgação mas parabéns pela participação... ainda mais de graça e faturando uma bela camiseta.
    Abrx, Michel - Vinac
    http://bmw-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir