Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Circuito de Corridas de Rua de Pinda - Etapa Castolira


28/10/2012 - Pindamonhangaba - SP 

Minha 74ª corrida
Horário :  09:30hs
Distância 3,9 km
Tempo Líquido: 19:30min
Colocação:Não divulgada
Pace: 5:00 min/km

Medalha:   
















Camiseta:Não teve

Relato:

Onde foi a corrida? Foi no bairro Castolira em Pindamonhangaba.Trata-se de um bairro pobre e carente da cidade. O "quartel general " da logística da corrida foi a escola municipal do bairro.
Achei interessante que fosse realizada uma etapa neste bairro como forma de atrair pessoas da comunidade para participar de um evento esportivo saudável e oferecer uma opção de uma atividade que pode ser muito benéfica a todos, principalmente aos mais carentes.

Como foi ? Resolvi ir de bike de casa atá o local da prova, uma vez que já fazia um bom tempo que eu estava sem pedalar exceto na ergométrica. São cerca de 10km e já serviram de aquecimento . Cheguei antes das 09 hs ao local da prova e tive que aguardar por cerca de 45min as largadas das categorias menores , pré mirim, mirim , etc.
Encontrei-me com vários amigos : Silvio e namorada, Luciana, Andrea e marido, Canela e seu irmão , etc.
O sol já estava castigando e a expectativa de sofrimento era real.
Dada a largada , seguimos pelas ruas do bairro. Larguei propositalmente em último lugar.
Olhando de trás fiquei surpreso com o número grande participantes em relação a edições anteriores. Consegui imprimir um bom ritmo (para os meus padrões) no início da prova, mas antes do primeiro km comecei a sentir uma dor incômoda na panturrilha direita . Aliada a dor , o calor também era um forte inimigo a ser vencido.
Por causa da dor , comecei a buscar uma pisada diferente para tentar amenizá-la, mas não adiantou, ela persistiu e incomodou bastante. O medo da dor ficar insuportável me fez diminuir o ritmo e administrar para ao menos completar a prova. Nunca havia passado por isso.
Houve um ponto de hidratação exatamente no meio do percurso que ajudou a arrefecer o calor e juntar forças para a metade final.
Graças a Deus consegui concluir uma prova que parecia fácil , mas que se tornou uma das mais difíceis em função das circunstâncias.

Curiosidades da prova - Momentos antes da largada observei junto com outro corredor, um camarada preparado para a largada apenas de bermuda , sem tênis , sem camiseta e com o número de inscrição afixado na própria bermuda.
O outro corredor perguntou-lhe se iria correr descalço mesmo. O camarada respondeu que sim e que estava acostumado a andar descalço. Tentei ser solidário imaginado que ele não tinha condições de adquirir um par de tênis e comentei que há pessoas que não conseguem se acostumar a correr de tênis, se sentem desconfortáveis.
Aí o camarada responde que vai correr só para ganhar o lanche. Fiquei sem saber o que dizer,  sem ação, envergonhado e  com o coração apertado. 

                                                       
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição:  Grátis . Nota 10.

Acesso: Relativamente fácil. Nota 9.

Largada: Atrasou mais ou menos 20 minutos. Nota 5.

Hidratação : Boa. Havia um ponto de hidratação aproximadamente na metade do percurso, apesar da água não estar gelada serviu para amenizar o forte calor que judiou dos atletas. Nota 8.

Percurso: Muito bom com trechos planos e longos.Nota 9.

Sinalização: Não havia.  Nota 0.

Segurança/isolamento: Boa. Alguns staffs garantiram uma melhor segurança. O local escolhido para o percurso não tinha muita circulação de automóveis o que facilitou muito este aspecto.
Nota 9.

Participação do Público: Razoável. Durante todo  o percurso alguns  moradores saíram as calçadas para prestigiar os atletas. Nota 6.

Chegada/Dispersão:Boa. Nota 9.

Guarda Volumes: Não houve. Sem nota.

Sanitários : Foram disponibilizados os sanitários da escola municipal. Nota 6.

Camiseta: Não houve. Sem nota.

Kit pós prova: Gostei.O kit continha um pacotinho de biscoitos, uma barra de cereal , uma barra de biscoito doce e um squeeze . Nota 9.

Medalha:  Me surpreendi . Ofereceram uma medalha pesadinha e bem bonitinha . Gostei . Nota 8


Gostei:
  • Da medalha.
  • Do kit pós prova.
  • De ter vencido a dor e o desafio que a prova se tornou.
  • De ter revisto alguns amigos que eu não via há algum tempo.
Não gostei. 
  • Do forte calor.
  • De ter sentido uma dor bem chata na panturrilha durante praticamente todo o percurso que atrapalhou um bocado minha performance.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio.

3 comentários:

  1. Parabéns pela participação e pelo relato, Orlando. Cuide bem aí da panturrilha. Melhoras pra você. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. eh isso ai orlando parabens pelo relato e melhoras ano que estamos la. Fabio(DCTA)

    ResponderExcluir