Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Maratona de Dubai


25/01/2013 - Dubai - Emirados Árabes Unidos 

Minha 76ª corrida
Horário :  10:30hs
Distância 3 km
Tempo Líquido: 17:52min
Pace: 5:57 min/km

Medalha:   



Relato:

Onde foi a corrida? Foi em Dubai , Emirados Árabes Unidos. Na verdade , o que ocorre desde 2010 é a Maratona de Dubai , e em conjunto acontece também a prova dos 10 km e a prova de 
3 km chamada de Fun and Run , isto é, divirta-se e corra.
Bom, depois que decidimos ir a Dubai, eu e minha família, em férias , para visitar minha irmã , meu cunhado e minha sobrinha que vivem lá há mais de 4 anos , descobri que a Maratona de Dubai aconteceria em um dia em que nós ainda estaríamos lá na cidade.
Pesquisei na internet informações sobre a corrida e consegui com antecedência fazer a inscrição pela própria internet e pagando com cartão de crédito.
Alguém poderia perguntar porque não fiz a inscrição para a prova dos 10 km ao invés de 3 km.
Até pensei nessa possibilidade, mas fiz a escolha certa e explico porque. Bem , na maratona eu não poderia me inscrever porque não estou preparado para a distância. A inscrição para a prova de 10 km custava o dobro do valor da prova de 3 km , mas o principal motivo da minha opção foi por causa do horário. A largada da prova dos 10km era as 7:15hs, quinze minutos após a largada da maratona e a largada da prova dos 3km era as 10:30hs. Eu estava hospedado na casa da minha irmã que fica bem distante do local da corrida e se eu tivesse optado pelos 10 km provavelmente eu não conseguiria chegar a tempo ou teria que incomodar minha irmã ou meu cunhado para acordarem muito cedo. Já a prova de 3km com início as 10:30hs me deu muita tranquilidade para me deslocar e chegar com antecedência e sem desespero. Eu ainda sentia ainda que de forma leve os efeitos do fuso horário.

Como foi ? Foi bem bacana, diferente e divertido. Meu cunhado me deixou bem perto do local da prova e consegui chegar com minha esposa com uma boa antecedência .


 Isso me permitiu observar as pessoas, o local , sentir o clima, ver a chegada de alguns maratonistas, a alegria da torcida Etíope que mais parecia uma torcida de futebol com bandeiras e instrumentos de percussão.Enfim , curtir o momento.

Próximo ao horário da largada começou a surgir gente de todo o lado e logo o espaço estava tomado de corredores, familiares, curiosos, etc. O ambiente alegre era contagiante.
Vi muitas famílias preparadas para participarem juntas. Pais e filhos . Gente de todas as idades, de vários países. Uma diversidade enorme. Muito legal.

Observei que havia também muitas mulheres com carrinhos de bebê com suas crianças, algumas mulheres vestidas com a burca ( roupa típica das mulçumanas) e isso me fez concluir que aquilo na verdade não seria uma corrida para baixar tempo, pois essas pessoas estavam ali para caminhar e não correr. E foi o que ocorreu o número de participantes era muito grande e arrisco dizer que havia ali mais de mil pessoas.Dada a largada não consegui correr na velocidade de cruzeiro no primeiro km , fui obrigado a desviar de diversos blocos de pessoas que caminhavam. Resolvi não me estressar com isso e simplesmente seguir o slogan da prova, fun and run. Só a partir do km2 é que consegui correr com naturalidade e curtir todo o clima da verdadeira festa que se tornou a corrida.
Próximo a chegada consegui avistar a Chris na arquibancada e ela também me viu e então fiquei pulando como um louco para que ela tirasse algumas fotos deste inesquecível momento esportivo da minha vida.

Curiosidades da prova - Justifica-se a presença da torcida etíope , pois os 4 primeiros colocados da Maratona masculina foram da Etiópia.
Vi muitas mulheres correndo com a tradicional roupa das mulçumanas, a burca.
Não vi sujeira(lixo) jogado na rua em todo o percurso.
Apesar de ser uma região muito quente, a corrida ocorre no inverno e a temperatura até que ficou muito agradável, em  torno de 24 graus C.

                                                       
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição:  Doação de sangue. Nota 10.

Acesso: O local da prova é um pouco distante do centro da cidade , mas o acesso não é difícil. Nota 8.

Largada: Pontual. Nota 10.

Hidratação : Não havia durante o percurso da prova de 3 km.

Percurso: Bom, totalmente plano em avenida larga e próximo ao maior prédio do mundo.Nota 10.

Sinalização: Boa, porém não tão visível.  Nota 7.

Segurança/isolamento: Excelente. Nota 10.

Participação do Público: Boa. Havia uma arquibancada próximo ao pórtico de largada/chegada onde os familiares e amigos dos atletas participantes gritavam palavras de apoio. Nota 8.

Chegada/Dispersão:Excelente. Nota 10.

Guarda Volumes: Havia, mas precisei utilizar. Sem nota.

Sanitários : Não vi. Nota 0.

Camiseta: Muito bonita. Gostei demais. Nota 10.

Kit pós prova: Foi bem simples com apenas água e  barra de cereal.  Nota 4.

Medalha:  Bem bacana. Gostei . Nota 10.


Gostei:
  • Do local da retirada do kit ser em um luxuoso hotel da cidade.
  • Da medalha.
  • Da camiseta.
  • Do percurso.
  • Do ambiente festivo e alegre da prova.
  • De ter participado pela primeira vez de uma prova fora do Brasil.
  • Da presença da minha esposa Chris que vibrou e se emocionou comigo.
Não gostei. 
  • De prova não ter sido de 5 km que seria uma boa distância e que talvez evitasse o excessivo número de pessoas que usou a prova apenas para caminhar. 

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa que foi também a fotógrafa, a minha irmã Claudia e ao meu cunhado Paulo que proporcionaram junto com meu pai a possibilidade dessa incrível viagem a Dubai.

4 comentários:

  1. Que bacana, Orlando. Aproveitar o (belo) passeio para fazer uma corrida internacional, mesmo que de curta distância, é sempre uma ótima pedida. Parabéns por mais esse diferencial no seu currículo esportivo.

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Orlando, aproveitou bem a viagem rs.
    Será que também tinha alguma maratonista de burca?Não é difícil não né rs. Muito bacana e bom saber que é frio neste período, quem sabe um dia não pego umas dicas contigo pra correr esta maratona. Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Michel. O pior é que tinha corredora de burca sim. Estou a disposição p lhe dar dicas e vai ser um prazer. Um abraço.

    ResponderExcluir