Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 10 de março de 2009

Vencer é tudo?

Você se lembra quem foi o campeão da São Silvestre há 10 anos atrás? E há cinco anos?
Não quero menosprezar os vencedores, os campeões, mas troféus também empoeiram e vencedores caem no esquecimento com o tempo.
Alguém se lembra quem foi a vencedora da Maratona Feminina de Los Angeles em 84?Mas aposto que se lembram desta atleta na mesma maratona chegando ao estádio tropeçando e extenuada, mas determinada a concluir a prova.





Alguém se lembra quem foi o vencedor da Maratona masculina da Olimpíada de Atenas?Certamente poucos, mas todos se lembram do Vanderlei Cordeiro que mesmo quase impedido de continuar por um maluco, continuou a corrida e posteriormente ganhou uma medalha que a meu ver é muito mais importante que a medalha de ouro.Pela demonstração de espírito olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima ganhou também a medalha de honra Pierre de Coubertin do Comitê Olímpico Internacional,a medalha que enaltece o espírito olímpico.

Acredito que esses maratonistas tenham "mexido" com pessoas que assistiram a estas imagens. Quantas pessoas ao verem o exemplo de determinação desses atletas mesmo não tendo sido vencedores não sentiram um estímulo a lutar por suas vidas, por um emprego,pela família, etc.
É claro que vencer é muito bom , chegar a frente demonstra que você é capaz, que tem talento, que se dedicou. Mas será que este deve ser sempre o nosso propósito principal?
Há dias venho refletindo nisso e muito devido também ao futebol. Vejo torcedores de clubes de futebol se engalfinhando para convecer a todos que seu time é o melhor. Pois bem ao final do campeonato conhece-se o campeão e o que isso significa? Significa que naquele campeonato determinado time foi melhor e se sagrou campeão . Mostra que foram os melhores naquele campeonato, mas e daí?
Qual o propósito de ter sido o melhor?

Engraçado que quanto mais eu pensava sobre a questão de vencer, mais me apareciam fatos,filmes, textos e matérias confirmando o que eu estava começando a concluir a respeito do assunto.
Claro que vamos sempre tentar vencer, melhorar nossa performance,vencer desafios particulares, mas se meu propósito maior de correr for a vitória, estarei perdendo tempo. Vencer é pouco como expectativa de vida. A corrida tem que ser uma ferramenta de infuência positiva para outras pessoas. Tenho que usar a corrida para beneficiar outras pessoas.
Um cara que é um exemplo vivo disso pra mim é o Fabio Namiuti. Fico impressionado como ele foi e continua a ser beneficiado por esse esporte. Consegue incentivar diversas pessoas, aumentar seu círculo de amizades tremendamente, ajudar a muitos, transmitir algo positivo a quem o rodeia. Talvez ele nunca chegue em primeiro lugar em uma corrida , mas prá mim ele sabe por que e para que ele corre e tem cumprido muitíssimo bem este papel.É um grande vencedor. Assim como ele existem muitos que pensam e agem do mesmo modo.
Prá concluir gostaria de clipar aqui um texto que li na revista Incorpore-se deste mês e que me impulsionou a escrever este post. Eis o texto:
" Há alguns anos nas olimpíadas especiais de Seatle, nove participantes todos ditos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam prá trás .
Então viraram e voltaram, todos eles. Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:
- Pronto, agora vai sarar!
E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro se levantou e os aplausos duraram muitos minutos. Talvez os atletas fossem deficientes mentais, mas com certeza não era deficientes espirituais!
Isso porque lá no fundo , todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos."
A corrida como qualquer outro esporte não deve ser um fim em si mesmo, mas um caminho, uma ferramenta, um agente de transformação social e até espiritual.
Qual corredor que em sua primeira corrida não se sentiu vencedor ao cruzar a linha de chegada e colocar uma medalha no peito? Quantas barreiras foram vencidas para conseguir concluir a primeira corrida?Podemos sim levar muitas pessoas a serem vencedoras na vida.
Por que corremos? Por inúmeras razões: saúde, bem estar, prazer,desafio, etc.
Para que corremos? Esta pergunta é mais importante e merece de nós uma reflexão maior.

7 comentários:

  1. Orlando,
    Desculpe invadir o seu espaço.
    Mas tenho que deixar registrado a minha admiração pelo seu texto, em especial, no que se refere ao Fábio Namiuti.
    Considero-me uma destas muitas pessoas a quem ele ajudou e sou grato a ele por isso.
    Concordo plenamente com você sobre o fato dele ser um vencedor, pois verdadeiramente o é.
    Parabéns pelo texto e pela relevância do tema.
    Obrigado !
    Ass.: Guilherme Maio.

    ResponderExcluir
  2. Belo post, sem dúvida a corrida vai além de vencer ou ser o melhor em uma dada prova.
    Por coincidência antes de ler o seu post eu acabara de colocar a seguinte frase no meu blog : "O que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique ter que diminuir os nossos passos",( Albert Einstein) que tinha acabado de ler na Revista O2.
    É desta forma que procuro pensar. Afinal quem somos nós sem as outras pessoas... e nada melhor de ver as pessoas felizes e de bem com a vida.Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Sim, meu caro amigo Orlando. Eu me considero mesmo um vencedor. Antes da corrida aparecer na minha vida, eu tinha duas coisas em quantidade muito menor do que o recomendável: saúde e amigos. Hoje, graças a Deus e à essa transformação que o esporte me trouxe, tenho ambos em abundância. Saúde para enfrentar os desafios que me proponho a fazer. E muitos, muitos amigos de convivência cada vez mais frequente e especial. Que procuro ajudar sim, compartilhando o que tenho visto e aprendido por aí. Mas que me ajudam muito mais, com incentivo, apoio, companheirismo e muito mais. Solidariedade como até então nunca tinha visto em nenhum outro meio. Os amigos que fiz na corrida, literalmente e sem exagero, me fizeram voltar a acreditar no ser humano.

    Muito obrigado pelas suas palavras a meu respeito, em meio a esta postagem espetacular, que traz belíssimas lições e exemplos. Nunca vou ganhar uma corrida. Nem preciso.

    Um grande abraço !

    Fábio
    http://fabionamiuti.hd1.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amigo Orlando parabéns pelo post, realmente não me lembro de quem foi o ganhador dessas corridas que vc citou aqui, mais o Fábio Namiuti é um vencedor, opaaaaa não só o Fábio é um vencedor, mais todos nós que praticamos esse esporte maravilhoso, somos vencedores.

    Bons treinos.

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Orlando, seu texto está muito bom mesmo, parabéns! Só quem passa por isso que passamos pra saber que somos todos vitoriosos, independente de pódios ou troféus.
    Sucesso...
    http://nacorrida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. excelente texto.
    gostei do blog! vou voltar mais vezes!
    abraços!

    ResponderExcluir