Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Relato de minha participação na X Meia Maratona Corpore

X Meia Maratona Internacional Corpore - São Paulo

Data : 05/04/2009 7:30hs
Local: Cidade Universitária (USP) São Paulo

Minha 28ª corrida
Distância:21,097 km
Tempo líquido: 2h19min49s

Clima : Tempo bom, com sol.
Temperatura: Variou entre 21º e 31ºC durante a prova.
Umidade do ar : 85%
Valor da inscrição: R$50,00

Colocação : Geral 5194º (de 6506) Categoria 852º (de 1011)


Medalha:


Camiseta:


Relato:
Atingir metas e cumprir desafios envolvem barreiras diversas. Se não fosse assim , os desafios não poderiam ter esse nome.
Foi assim que ocorreu com a minha idéia de participar da minha primeira meia maratona. Parecia que tudo conspirava contra. Prá começar, as inscrições haviam se esgotado justamente no dia em que decidi fazer a minha. Naquele instante fiquei frustrado, mas não desanimei. Enviei mails prá todo lado e criei tópicos em diversas comunidades de corrida do Orkut anunciando meu interesse em comprar a inscrição. Com a dica do Namiuti de escrever um tópico na comunidade da Corpore, a coisa começou a dar sinais de que poderia dar certo e deu não sem antes passar por uma série de incertezas e indefinições. Acabei comprando a inscrição de um jovem chamado Guilherme Biasi, aluno da USP que desistiu de participar da prova e a quem eu agradeço pela integridade e retidão na negociação. Mas a definição foi acontecer mesmo quase aos 45 do segundo tempo , o que me gerou um desgaste emocional bem grande. Outros fatores pré prova durante a semana foram bem desgastantes também. Tive problemas no trabalho com meu computador que deu pau, um resfriado me acompanhou até quase sexta feira e ainda a queixa de dores pelo meu filho mais novo que atrapalhou meu sono e fez que com que tivéssemos que levá-lo ao médico no sábado de manhãzinha.

Fiquei preocupado também com o local de hospedagem em São Paulo, linhas de ônibus e acesso ao local da prova, passagens , horários, etc. Enfim havia muitos fatores que poderiam tornar o desafio um fiasco. A luta pela obtenção do sucesso havia começado internamente, psicologicamente eu tinha que me motivar e visualizar a vitória no final.

Fiquei hospedado no centro de São Paulo, e no dia da corrida, acordei cedo, tomei um bom café da manhã e segui até a Av. Ipiranga para pegar o ônibus para o local da prova. No ponto de ônibus ainda meio escuro, pouco antes das 6hs da manhã , percebi um rapaz com pinta de corredor e ao conversar com ele confirmei minha suspeita de que ele estava indo para a corrida também. Seguimos juntos batendo papo sobre corridas e internamente fiquei mais calmo com a certeza de que não iria errar o trajeto . Fica aqui a minha gratidão a este corredor de nome Wilton da EC Tavares.

Ao chegar na USP fiquei surpreso com o número de tendas de equipes de corrida. Procurei e achei rapidamente o local para retirar o chip e o numeral , me aprontei e deixei minha mochila no guarda volumes com uma folga de cerca de meia hora antes da largada. Essa margem de tempo me deixou bem mais calmo e consegui fazer um bom alongamento mais o aquecimento .

Quando me posicionei para a largada me lembrei que os dois sachês de gel de carboidrato que eu havia levado haviam ficado na mochila no guarda volumes, mas já não havia mais tempo para pegá-los. Me preocupei um pouco com a idéia de que eles pudessem fazer falta numa prova longa e desgastante como essa, mas já não tinha mais jeito e como diria o ex presidente do Corinthians, Vicente Mateus, "quem está na chuva é prá se queimar".

Dada a largada, segui confiante. A jornada seria longa e optei por uma estratégia bem conservadora, sem empolgação para não quebrar , bem concentrado e com paciência para manter o ritmo com o foco e a certeza que iria correr por mais de 2h. A idéia era completar a primeira meia Maratona da minha vida, inteiro. Isso mesmo, a primeira meia, inteiro.

Trocadilhos a parte segui tranquilo e no início até que deu vontade de forçar um pouco, mas a concentração e o foco foram primordiais para que eu não arriscasse e pudesse tudo a perder.

O percurso quase totalmente plano e arborizado ajudou muito. Os staffs deram um show a parte na empolgação e no estímulo aos corredores. Tinha staff já sem voz de tanto gritar incentivando. Houve até duas mini baterias de samba, acredito que formadas por alunos da USP que conseguiram empolgar a multidão de corredores em dois pontos do percurso. Particularmente achei bem legal.

Ruas livres para correr quase não existiram. Era muita gente correndo. Nos primeiros 6km vi dois garotos passando mal recebendo atendimento na calçada, provavelmente porque forçaram o ritmo além do que podiam. Pagaram pela falta de experiência talvez. Já nos km finais vi muitos com cãimbras tentando fazer alongamentos, massagens, etc e tentando voltar para a corrida.
Tive certeza que sou um pangaré mesmo quando fui ultrapassado perto do km7 por um cara que não estava correndo, mas sim fazendo a prova em marcha atlética. Prá quem não sabe, marcha atlética é uma modalidade que costumamos ver nas olimpíadas onde os atletas parecem caminhar rebolando. O cara caminhava muito rápido e ultrapassou muita gente. Impressionante.

Pensei em desistir várias vezes, no km 10, no km15 e do 17 em diante foi muito difícil.

Não sei mensurar em porcentagem a importância da parte psicológica numa prova como essa, mas que é fundamental , é.
O ritmo da prova que no início consegui manter na casa dos 6min/km, foi despencando e do km 17 em diante ficou em 7min/km. Apesar de não ser vergonha nenhuma caminhar durante a prova consegui com esse ritmo não usar deste artifício a não ser no posto de distribuição de Gatorade, onde havia uma pequena fila e a caminhada foi inevitável.

Minha intenção inicial era fazer a prova próximo de 2h 15min , mas ficaria satisfeito com até 2h30min.
Quase na chegada havias placas com sinalização regressiva de 800m,600m,400m , 200m. Quando cheguei na placa indicando que faltavam 800m, pensei na possibilidade de dar um sprint quando estivesse na placa de 400m. Me preparei para isso , mas uma sensação estranha no estômago me fez refletir melhor e decidi não arriscar dar vexame nem trabalho aos paramédicos. Dei uma olhada no cronômetro e notei que daria para chegar ao final com menos de 2h e 20min, então mantive o ritmo e cruzei a linha de chegada procurando ainda caminhar o máximo que pudesse até que aquela sensação ruim no estômago desaparecesse. E foi o que aconteceu. Terminei a prova sem cãimbras e sem dores insuportáveis, apenas dores musculares normais e uma pequena bolha no dedinho apesar de ter corrido com um tênis bem amaciado. Pensei nos colegas que já correram maratonas e imaginei o estrago que deve ser.
Tomei dois copos geladinhos de gatorade peguei o kit caprichado + a medalha e segui para o guarda volumes.

Consegui me trocar em um vestiário improvisado e iniciar a saga de volta ao hotel, já que o ponto de ônibus estava distante e o danado demorou prá caramba prá passar.
No final das contas fiquei muito satisfeito com a minha participação na prova e deliciosa sensação de mais uma meta pessoal atingida.

Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$50,00 : Muito cara . Nota 2

Acesso: Distante e complicada prá quem foi de ônibus. Nota 3

Largada: Pontual, porém a separação por baias de ritmo não funcionou e não houve anúncio da largada via alto falantes. Nota 5

Hidratação: Excelente . Nota 10.

Percurso: Plano com poucas subidas e trechos bem arborizados. Nota 10

Sinalização: Muito boa e com direito a informação sobre a metade do percurso. Nota 10.

Segurança/isolamento: Perfeitos. Nota 10.

Participação do Público: Não havia tanto público no percurso, mas a participação dos staffs compensou. Nota 9.

Chegada/Dispersão: Boa, mas poderia ser melhor se tivesse pouco mais de espaço. Nota 8.

Entrega dos kits pré prova: Fui muito bem atendido. Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Sem problemas . Nota 10.

Qualidade dos kits: Muito boa. Bem recheada e com duas revistas sobre corridas. Nota 10.

Camiseta: Gostei apesar da cor verde meio de burro quando foge. Mais uma GG que serve em mim. Nota 9.

Medalha: Bonita, com data da prova, distância, mas faltou um certo brilho. Nota 9.

Sanitários: Não estive muito apertado, até pensei em usá-lo antes da prova, mas as filas estavam grandes e então desisti. Nota 6.

Guarda-volumes : Seguro, bem organizado e rápido na entrega. Nota 10.

Gostei: De ver um número surpreendentemente grande de mulheres participando de uma prova longa.
Do percurso.
De ter atingido mais uma de minhas metas do ano.

Não gostei: Do stress pré prova.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo, a ADC Inpe de São José dos Campos, a corredora Silvia Regina pelo mail incentivador dias antes da prova, ao Fabio Namiuti pela valiosa dica e ao Guilherme Biasi pela venda da inscrição e pelas palavras de incentivo.

Vídeo da chegada:

7 comentários:

  1. Parabéns, meu amigo Orlando ! Por essa bonita estreia nos 21 Km e pelo excelente relato, muito bem escrito e com mais uma análise muito bem feita da prova.

    Fico feliz em ter ajudado de alguma forma e em ter te encontrado, mesmo rapidamente, antes da corrida. Como você pode ver no meu relato, cheguei meio em cima da hora e estava pilhadíssimo ...

    Que venham os próximos desafios !

    Abraço e boa semana.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela prova e determinação. Que venha muitas outras 1/2 maratonas. Abraços e bons treinos!!!

    ResponderExcluir
  3. Para começar está muito bom. O que torna mais penoso nesta corrida não é a distância mas o tempo que levamos a fazê-la. Por vezes a dimensão dos treinos que fazemos têm pouco a ver com as provas que programamos, pode não ser o caso mas contribui muito.
    Depois a experiência também se vai acomulando e daqui para a frente as coisas vão melhorar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo resultado e pela determinação em alcançá-lo. eu vou estreiar em meia maratona agora em abril, pretendo correr para 2h.

    ResponderExcluir
  5. Orlando, ótimo resultado heim!!! Parabéns pelo relato bem detalhado! Qdo estreiar a minha meia maratona não ficarei tão perdido. Gostei do comentário que vc deixou no meu blog. Bom treino, espero que nas próximas meia maratona vc complete em menos de 2h. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  6. Parabens Orlando!!! A 1a de muitas!!!

    Abs!

    ResponderExcluir