Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 18 de maio de 2009

14 ª Volta da FEG - Guaratinguetá

14ª Volta da FEG
Data : 17/05/2009 9:10hs
Local: Guaratinguetá -SP



Minha 30ª corrida
Distância:8 km
Tempo líquido: 41min44s

Clima : Tempo nublado.

Valor da inscrição: R$15,00
Colocação : Geral 272º (de 330) Categoria 78º (de 99 )

Camiseta


Medalha



Relato:

No ano passado estava com uma sede de participar desta corrida, mas não me lembro bem porque, não consegui. Nesse ano deu tudo certo, nenhuma lesão, nada de gripe, treinos feitos com boa dedicação, cabeça tranquila. Minha meta ambiciosíssima era fazer a corrida na casa dos 40min, mas sabia que seria difícil e qualquer tempo entre 40 e 43min me deixaria satisfeito. O programa do final de semana estava feito. Segui junto com a família para a casa da minha mãe em Guará no sábado à noite. Os netos matam saudade dos avós e vice-versa e essa estadia de luxo é muito boa para uma corrida no dia seguinte bem pertinho dali. A noite de sono não foi das melhores , mas acordar um pouco mais tarde ajudou muito. Segui com boa antecedência ao local da prova , achei um bom lugar pra estacionar, peguei o chip sem problemas e guardei meus apetrechos no guarda volumes. O clima de friozinho da manhã logo foi esquentando , mas nada que viesse a amedrontar os corredores. Fiquei um pouco preocupado com a minha torcida ( meu pai, minha mãe, minha esposa e meus dois filhos ) que demoraram um pouco a chegar .

Minha mãe, eu , o Gustavo e o Davi

Meu temor era que perdessem a largada que é sempre legal de se assistir. Mas chegaram a tempo de tirarmos fotos ,conversarmos e curtirmos aqueles momentos pré largada. Rolou o Hino Nacional prá logo em seguida ser dada a largada.
Larguei atrás , pois havia o tapete para a cronometragem no início, então não havia necessidade de atropelos.
O primeiro km dentro do Campus foi bacana e meus filhos, minha mãe e minha esposa,que se tornou fotógrafa neste caso, puderam me ver correndo por duas vezes em trechos distintos ali. Acredito que meus moleques gostaram de me ver correndo e acenar para eles.
Tentei imprimir um ritmo forte, mas neste início é complicado desviar dos bloquinhos , mesmo assim o pace na casa dos 5:13 no primeiro km foi bom. Aproveitei bem as descidas, mas após o retorno do ginásio veio a primeira subida mais longa que já derrubou alguns corredores.
Segui bem e fiz o segundo km com surpreendentes 4:30min. Fiquei empolgado e confiante
e continuava bem na prova. Uma subidinha chata depois do Parque Ecológico derrubou um pouco a parcial do km 3 , mas logo em seguida havia uma boa descida e o interminável retão até o retorno para o mesmo retão no sentido contrário.O km 4 foi abaixo de 5min também e a parcial total no km 5 foi surpreendentemente menor que a última prova de 5km que fiz há poucos dias em Caçapava.Aí entre o km 5 e 6 o bicho pegou, um pouco antes o Marco Antonio me passou e me deu o troco da prova de Caçapava, quando cheguei cerca de 1min na frente dele, dessa vez ele chegou apox. 1min a minha frente. Fiquei feliz pela performance dele que me parecia mais magro e muito bem disposto.
Mas voltando ao trecho entre o km 5 e 6 , a subida judiou e muito. Só não caminhei,pela raça de não me deixar vencer por aquela maldita subidinha que mesmo assim fez minha parcial despencar para 6:20min.Um estrago. Mas daí faltava teoricamente pouco.O problema é que havia mais uma subidinha dentro do Campus que no início da prova foi moleza, mas que no final parecia interminável.
Ao terminá-la vi meu filho Davi e a Chris se preparando para me fotografar, mas não dava prá sorrir , tava difícil e fiquei até com medo de dar vexame ali.



Tentei manter o ritmo ali e segui próximo a três corredores. Ultrapassei um deles, não porque eu tivesse aumentado o ritmo, mas ele que diminuiu. Na reta final os dois corredores a minha frente e o pensamento : "dou um sprint e ultrapasso ou deixo quieto?" Eu parecia não ter forças , mas depois pensei que senão tentasse,depois eu iria ficar arrependido. Então engatei uma quinta e disparei, ultrapassei os dois caras e cruzei a linha final feliz.Tempo final líquido de 41:44 min e a certeza que posso melhorar e que se a prova fosse de 10km teria conseguido meu recorde pessoal. Boas expectativas para a próxima prova de 10km. Ao cruzar a linha final segui em um trote leve e depois uma caminhada até o gramado mais próximo até normalizar os batimentos e caso tivesse que "chamar o Hugo", já seria um adubo para o gramado.
Mas graças a Deus foi ficando tudo normal e daí foi só curtir mais algumas fotos com a família,amigos, aquele bate papo rápido de final de prova e pegar a medalhinha.

Eu e o Fabio Namiuti após a prova


O pós prova foi muito bom com uma excelente feijoada na casa da mãe.


Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$15,00 : Barato . Nota 10

Acesso: Fácil. Mas achei que poderia haver alguém da FEG para orientar. Nota 4

Largada: Levemente atrasada, mas não foi por causa de enrolação. Nota 5

Hidratação: Boa . Nota 10.

Percurso: Gostei . Desafiador por causa de algumas subidas. Nota 9

Sinalização: Gostei.Nota 5.

Segurança/isolamento: Bom. Nota 9.

Participação do Público: Pífia. Nota 2.

Chegada/Dispersão: Boa, bom espaço. Nota10.

Entrega dos kits pré prova: Tranquilo. Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Fila imensa , não entendi porque. Nota 8.

Qualidade dos kits: Boa. Nota 9.

Camiseta: Não achei bonita, no entanto havia a GG. Nota 7.

Medalha: Gostei muito. Criativa, bonita e completa.Nota 10.

Sanitários: Nem percebi se havia.Sem nota.

Guarda-volumes : Bom , porém havia apenas uma staff na retirada e não havia sacolas para acondicionar os pertences. Ficou tudo solto. Nota 8.

Gostei: De ter participado de uma prova muito gostosa na minha cidade natal. De aliar a corrida ao passeio na casa da minha mãe, da feijoada da minha mãe , da participação da minha família no evento.

Não gostei: De não ter ido melhor na subida do km 5 e 6.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por ter condições de correr, a ADC Inpe de São José dos Campos, a minha família pela torcida e apoio, a minha mãe e meu pai.



3 comentários:

  1. Grande Orlando !

    Parabéns por mais essa participação em uma corrida, essa bastante especial, por ser na sua terra natal. Foi um prazer revê-lo novamente. Cumprimentos também por mais um relato muito bem escrito, como de costume, trazendo boas recordações e uma excelente análise dos aspectos da prova.

    Um abraço e até as próximas !

    Fábio
    http://fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Passei para dar os parabéns pela boa prova e também a marca, que foi excelente.
    O melhor mesmo foi o convívio final com a família.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ae Orlando, parabéns cara. Com certeza seus moleques ficaram orgulhosos por suas atitudes exemplares de uma vida saudável. Grande abraço e bons treinos. Michel

    ResponderExcluir