Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 20 de abril de 2010

5ª Corrida de Aniversário de Caçapava

18/04/2010 - 09:00hs

Caçapava - SP




     Praça da Bandeira- Caçapava -SP


Minha 44ª corrida
Distância 10km
Tempo Líquido 56:37 min
Pace:5:39 min/km

Clima : Sol. 27 graus
Valor da inscrição: R$20,00 
Colocação:Geral =433º de 533  Categoria = 72º de 88

Medalha:

Camiseta:
 
Relato:

Durante a semana tive a desagradável surpresa de uma dor lombar que me apareceu na quarta feira após o volei da hora do almoço. Achei que na quinta de manhã estaria tudo bem, mas que nada, tive que apelar para pomadas e anti- inflamatório. Cheguei até a cancelar a tradicional partida de tênis da sexta feira, para não correr o risco de piorar e ficar fora da corrida de Caçapava.
Fiz bem. Me poupei na sexta e no sábado e domingo segui cedo para a cidade Simpatia. Estava ainda com um pouco de receio que a dor fosse atrapalhar minha corrida, mas fui confiante e cheguei com cerca de 50minutos de antecedência da largada. Para minha surpresa não havia mais lugar para estacionar próximo a praça da bandeira , onde o "circo" estava armado.
Cheguei a praça para pegar meu kit de corrida e percebi que já havia muita gente. É impressionante como essa prova cresceu em relação aos anos anteriores.
Saí da "muvuca" e procurei fazer meu alongamento/ aquecimento com bastante tranquilidade e capricho . Fui cumprimentado alegremente pelo Zebra , figura conhecidíssima da equipe 100 Juizo e por outros corredores amigos.
Um locutor anuncia que os corredores dos 5km iriam largar antes dos corredores de 10km, alterando o que estava escrito no site da prova e me preocupando devido ao calor que aumentava a cada instante. Com um tiro de canhão que assustou a todos, foi dada a largada dos 5km que tinha um excelente número de participantes. Me posicionei para a largada dos 10km que aconteceria 10min depois. Ali conheci o Adriano, corredor iniciante e por coincidência de Pinda. Ainda cumprimento o Paulo Gallo que parece ter aderido definitivamente a distância de 10km e com um novo tiro de canhão largamos.
O percurso inicial é conhecido, semelhante a prova de 5km de dois anos atrás. Logo de cara há uma subida de um viaduto que passa por cima da linha férrea. Subo bem , em seguida faço uma prova bem cautelosa e conservadora com receio que a dor se apresente. 
Tento monitorar meu ritmo, mas a sinalização não ajuda . Só vi as placas de 3km e 5km. Ultrapasso alguns , levo algumas ultrapassagens também ,inclusive do Namiuti que tem que fazer um zig zag danado para conseguir imprimir seu ritmo. Ao chegarmos em uma reta que margeia a linha férrea elejo um coelho, uma moça há uns 300m e vou à caça. Logo chegamos ao primeiro ponto de água, me refresco e alcanço o coelho. Em seguida há um cotovelo a esquerda com uma subidinha meio chata. Aí observo alguns caminhando e consigo ultrapassá-los. Para um pangaré como eu, caminhar é um prejuizo enorme, por isso tento de todas as formas trotar nem que seja devagar. O sacrifício vale a pena, pois em seguida há uma pequena descida e a divisão do percurso para quem corre os 5km e para quem corre os 10km. Há novamente uma leve descida e na sequência o trecho que julgo ter sido o pior da prova. Um grampo interminável que psicologicamente me detonou. O fato de você ver uma reta e não ver seu fim é desanimador. Faço os 5km iniciais em torno de 27 :40 . Um tempo que me deixou satisfeito devido as circunstâncias. O desafio agora seria manter este mesmo tempo na segunda metade da corrida. Mas aí  aparece outro grampo, um pouco menor, nem por isso menos desanimador. Fiz este trecho quase me arrastando . Só fui ter um gás novo quando chegou no tobogã final da prova, uma subida no início e uma descida com mais um ponto de água que bem poderia ser a água da fonte da juventude.Neste trecho houve até uma família sentada na guia que incentivava a todos os corredores com muito entusiasmo. Foi bem legal!
Sigo um pouco mais confiante , a dor na lombar não apareceu até ali, não seria no final com o corpo bem aquecido que ela iria querer dar o ar da graça. 

Faço a última curva a esquerda e avisto a chegada. Aumento discretamente meu ritmo. De repente sou ultrapassado por um corredor que veio na surdina e não me deu chance de reação. Dou uma olhadela para trás e observo que outro corredor começa a dar um sprint para me ultrapassar há poucos metros da chegada. Meu espírito competitivo fala mais alto e dou um sprint com os gritos de incentivo do Flavio ( amigo do Inpe )  que foi assistir a prova e me reconheceu . Consigo não permitir a ultrapassagem e termino não totalmente realizado com cerca de 3 minutos e meio acima do meu recorde pessoal , mas satisfeito por não ter perdido o "jeito" de correr apesar das outras 4 modalidades esportivas que pratico durante a semana.

                                                          
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$20,00. Nota 9,5.

Acesso: Fácil, porem sem muitas vagas para estacionar.Nota 5.

Largada:Levemente atrasada. Nota 9.

Hidratação: Boa. Três pontos de água no percurso foram suficientes . Já a água gelada nos freezers da chegada  acabaram rapidinho Nota 9.

Percurso: Com exceção dos grampos , muito bom.Nota 9.

Sinalização: Fraca. Nota 2.

Segurança/isolamento: Bom. Mas em alguns pontos faltou o respeito por parte de alguns motoristas. Nota 8.

Participação do Público: Razoável. Nota 8. Gostei de ver algumas crianças de uma viela tentando acompanhar alguns corredores e de uma família que ficou sentada na guia gritando palavras de incentivo e acenando a todos os corredores.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 9.

Entrega dos kits pré prova: Não tive problemas . Com vários guichês  e a lista de inscritos exposta em dois lugares facilitou bem o processo . Parabéns a organização.Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Com fila , mas tranquilo e sem tulmuto. Nota 10.

Qualidade dos kits: Boa. Nota 9.

Camiseta: Simplezinha mas bonitinha. Desta vez dei de presente ao meu filho de 11 anos.Nota 8.

Medalha: Bonita. Nota 8.

Sanitários: Não precisei utilizar, mas observei que haviam os sanitários químicos.Sem nota.

Guarda-volumes : Bem organizado , mas poderia havar um número maior de staffs colaborando . Apenas duas meninas se esforçaram para dar conta e o processo ficou um pouco lento para  guardar os volumes.Nota 5 .

Gostei: De não ter sentido dores. De não ter precisado caminhar , apesar de ter tido esta vontade diversas vezes.
 
Não gostei. Dos infinitos grampos 
Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr e a minha esposa pelo apoio e compreensão.

2 comentários:

  1. Grande Orlando! Não te vi no viaduto, me desculpe. Como você bem citou, o ziguezague foi inevitável, larguei muito para trás nessa prova e tive que correr atrás do prejuízo.

    Parabéns por superar as dificuldades (e os grampos) e concluir a prova. Fazer "pentatlo moderno" dá nisso! É muita modalidade diferente pra uma carcaça só, hehehe... Brincadeiras à parte, admiro muito essa sua disposição! Pra mim, fazer só corrida e musculação já deixa no bagaço o suficiente!

    Felicitações também por mais um relato minucioso e uma avaliação bastante interessante da prova. O pessoal fala que eu sou atento aos detalhes, mas você é ainda mais. Sempre comento com os amigos e recomendo a leitura de tudo o que você escreve.

    Abraço, boa semana e até as próximas corridas.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Opa Valeu Fabio. Me falaram a mesma coisa sobre querer fazer muitas modalidades na idade em que estou. MAs já estou bem de novo. Disposição igual a que vc tem para correr maratona é imcomparável.Obrigado por recomendar a leitura do blog, mas ainda acho que vc escreve melhor. Um abraço.

    ResponderExcluir