Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pedal Cup - Etapa de Inverno

Pedal Cup - Etapa Inverno
Maratona de Mountain Bike


08/11/2009 - 09:00hs

Lorena -SP

Minha 3ª prova de mountain bike
Distância 26.380 m
Tempo Líquido 1:37:59

Clima : Sol e vento
Valor da inscrição: R$70,00 + 2kg de alimentos
Colocação:27º de 35 da categoria.
Velocidade média: 16,17km/h


Medalha:







 Frente



 
 verso







 Camiseta:
 Relato:

Depois de pensar bem , resolvi me inscrever para esta etapa do Pedal Cup. Verifiquei no site da prova , a altimetria e decidi pela prova menor , de 26km que apesar de menor não indicava que teríamos moleza.
Cheguei por volta de 8hs em Lorena e ao chegar a praça Arnoldo de Azevedo, local da prova, recebi a informação de um staff estrategicamente lá posicionado , que a largada seria na secretaria de esportes da cidade. Foi muito fácil achar o local e perceber que era mesmo um lugar mais adequado para a realização do evento. Com uma boa estrutura , muito espaço e um bom estacionamento.
Na verdade eu não estava muito empolgado com a prova . Não pela prova em si, mas por estar pessoalmente desmotivado e por causa de alguns outros problemas pessoais.Mas o desafio maior a meu ver está aí, vencer a falta de alegria , de motivação.
Peguei meu kit que vinha recheado com uma camiseta da prova, uma caneca , um squezze ,  duas bananinhas de Paraibuna,adesivos e alguns folhetos de patrocinadores. Ah vinha também o número que deveria ser afixado na bike.
Encontrei por lá o Marcelo e o Celso da Pindabike  que também optaram pela prova Giro de 26km . Após passar pela vistoria que verifica se a bike e o biker atendem as exigências do regulamento, me posicionei bem atrás e ali fiquei trocando ideia com o Celso e o Marcelo.
Com um leve atraso de 5 min a largada foi dada.



Largada

Há o que eles chamam de largada promocional onde todos seguem juntos por cerca de 4km até ser soada uma buzina que indica que a partir dali cada um pode "acelerar" como quiser.
Como larguei bem atrás fui pedalando e batendo papo com o Pavanelli , um ex colega de trabalho do Inpe que virou biker.Seguimos passando pelo centro de Lorena até chegarmos a avenida do principal acesso da cidade. Este trecho foi terrível , pois é todo de paralelepípedo e se já é incômodo andar por ali de carro , imagine de bike. É uma trepidação só e ali já dá para conferir se todos os parafusos da bike estão bem apertados. Foi ali que vi um garoto abandonar a prova, pois uma peça da blocagem da roda de sua bike simplesmente quebrou e se soltou.
Atravessamos a avenida toda até passarmos por baixo da Dutra e seguirmos por um trecho de asfalto que nos levaria para as "montanhas" de um bairro rural de Lorena. O pessoal de outras categorias já havia se mandado e vi que a largada oficial tinha acontecido e eu nem havia percebido. Então não havia remédio, quem tá na chuva é prá se molhar e apesar de não chover há muitos dias e a estrada estar bem empoeirada o negócio foi enfrentar a dureza que vinha pela frente. Logo de cara um trechinho de morro, ainda no asfalto.Depois começou o trecho de terra batida com muitas pedras pontiagudas que deixaram com medo de que pudesse ter problemas com um pneu furado. Mais uma vez estava sem câmara reserva e mesmo que tivesse não sei se conseguiria trocar. Sei que tenho que treinar em casa uma troca de câmara de ar, pois a qualquer momento uma desagradável surpresa pode ocorrer.
Levei umas ultrapassagens , mas dei outras e enfim chegamos ao primeiro "morrinho" , respeitável do percurso. Era bem curto, mas muito inclinado e com nuita terra. tentei enfrentar pedalando, mas havia muita terra e comecei a derrapar e perder força. Me rendi e desci da bike. Comecei a andar empurrando a bike e quando cheguei ao final do morro olhei prá trás e vi vários bikers chegando ao pé do morro.Que bom que em seguida havia uma generosa descida . Havia um garoto pedalando ao meu lado que começou a descer primeiro. Eu fui logo atrás. Descida com areia e pedra dá medo sim , mas ali fui mais destemido que o garoto, consegui ultrapassá-lo e ali na verdade começou a prova de verdade prá mim. Fiquei adrenalizado com a descida que comecei a pedalar com força e sem parar nos trecho seguinte que era plano. Consegui deixar uma boa distância para os demais bikers. Teve momentos que pensei ter errado o trajeto , pois não havia ninguém nem a frente nem atrás de mim. Finalmente chego ao entroncamento que divide as categorias para trajetos diferentes. Reconheço um dos staffs que me dá um incentivo e percebo que cheguei a metade da prova. Mas o pior estava por vir. Chego ao início de  uma subida inacreditável. Observo que lá no alto há dois bikers empurrando suas bikes. Me proponho o desafio de não parar de pedalar. Deixo na marcha mais leve possível e vou pedalando com paciência e determinação para vencer o morro . Logo atrá de mim uns três bikers começam a empurrar. Sigo firme e observo que no final do morro há uma curva a esquerda e imagino que ali começaria uma descida.Ledo engano. Consegui pedalar até esta curva , mas quando vi que havia outro morro equivalente ao primeiro , me rendo de novo e começo a empurrar a bike.
Até para subir a pé estava difícil.Um dos bikers que estava atrás resolve pedalar e ao passar por mim me elogia por eu ter subido um bom trecho pedalando . Agradeço e digo que agora seria a vez dele.
Resolvo dar uma paradinha para beber água da garrafinnha que levo na bike e quase desmaiei pelo esforço da subida e pela parada repentina. resolvo continuar caminhando e a situação melhora. No final do morro havia um ponto de água com a presença de um casal de escoteiros mirins bem simpáticos que tentavam nos motivar.
Bebi um pouco e joguei o restante na cabeça. O calor já estava forte ali. E dali em diante foi aproveitar as descidas e chegar na raça e na vontade.
A chegada foi no final da avenida de paralelepípedo . Portanto houve mais uma "torturazinha" de pedalar com trepidação que fez doer braços e coluna até a chegada. Depois seguimos até o local da largada para receber a medalha de participação. Havia também bebida summ à vontade e uma mesa com fartura de frutas ( banana, laranja,maçã e para o meu deleite uma caixa de bananinhas de Paraibuna )
Fica aqui meus parabéns a organização pela excelente prova e a expectativa para a última etapa em Pinda onde pretendo participar da categoria premium com distância em torno de 55km.


Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$70,00 + 2kg de alimentos. Nota 8. O valor é meio alto , apesar de achar que a infra estrutura exige um gasto grande.

Acesso: Fácil. Muito espaço para estacionamento. Nota 9.

Largada:Levemente atrasada. Não sei se estou errado , mas acho que a largada promocional deve permitir que todos se alinhem para a largada oficial. Nota 7.

Hidratação: Boa. No percurso  havia apenas um ponto de água, mas foi suficiente. Nota 9.

Percurso: Bacana, com subidas desafiadoras, trechos complicados , mas bem legal com exceção do trecho de paralelepípedo, que fez muita gente reclamar, mas que pelo jeito era inevitável. Nota 8.

Sinalização: Boa. Nota 9.

Segurança/isolamento: Razoável. Observei que em Pinda os marronzinhos foram mais atuantes que em Lorena. Quase fui atropelado por um motociclista mal educado no cruzamento da avenida principal de acesso a cidade há poucos metros da chegada.Nota 6.


Participação do Público:Fraca . Para uma cidade que tem a fama de ser a capital das bikes no Vale. Nota 5.

Chegada/Dispersão: Boa. Muito espaço. Nota 10.

Entrega dos kits pré prova: Boa . Nota 10.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 10.

Qualidade dos kits: Boa , camiseta, squezze, caneca,bananinhas, adesivos e medalha.Nota 9.

Camiseta:Simples , de algodão, porém bonita.Nota 6.

Medalha: Bonita e levemente diferente da etapa anterior.Nota 7

Sanitários: Não precisei utilizar. Sem nota.

Guarda-volumes : Não precisei utilizar. Sem nota.

Gostei:
  • De ter feito uma boa prova . 
  • De ter superado minhas expectativas.
  • De não ter tido problemas com a bike.
Não gostei:
  • Da largada oficial .
  • Do trecho de paralelepípedo
  • Do motociclista mal educado

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo, a minha esposa Chris pelo apoio.

2 comentários:

  1. Grande Orlando! Parabéns por mais uma prova de MTB muito bem disputada. Não é a minha praia, mas dá pra ver que você tem evoluído bastante na modalidade, em termos de performance e de distâncias. Não tenho contrato de merchandising, mas sou fã incondicional das Bananinhas Paraibuna. Dá de dez a zero em qualquer gel, uso e recomendo durante os longões!!!

    Bacana que você tenha superado a aparente falta de motivação e concluído mais uma prova. Fico na torcida para que os problemas pessoais tenham se resolvido da melhor maneira possível. Fique bem!

    Um abraço e até as próximas corridas.

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  2. Valeu Fabio. Obrigado pela força. É cara, fiz a festa com as bananinhas . Um abraço.

    ResponderExcluir