Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 7 de junho de 2011

I Corrida Solidária Campos do Jordão SP


05/06/2011 - Campos do Jordão - SP 

Minha 57ª corrida
Horário :  09:00hs
Distância 5.3 km  
Tempo Líquido 29:18 min  
Classificação geral masc.: 10º de 35 
Classificação categoria 40-44 anos: 2º de 3
Pace:5:31 min/km



Relato:

A vida é feita de escolhas . É sempre difícil decidir quando há duas coisas aparentemente boas. Pois é, foi o que aconteceu, duas provas aparentemente boas no mesmo dia e horário. Como já havia participado da corrida promovida pela Unimed por duas vezes, resolvi arriscar em fazer algo diferente e participar da primeira edição da Corrida Solidária em Campos do Jordão.
O ditado que diz que as aparências enganam foi confirmado. O logotipo bem elaborado e criativo da prova, as mensagens de solidariedade e sustentabilidade no site  , confesso me atraíram.Mas na realidade exagerei minhas expectativas e me frustrei um pouco.
Um frente fria na noite anterior foi o prenúncio de que as coisas não seriam muito fáceis na manhã de domingo e o cancelamento da ida de toda a família foi inevitável. Por sorte o dia amanheceu ensolarado, mas nem por isso sem frio. Pelo contrário, muito frio mesmo. Quando saí do carro próximo a praça Capivari em Campos do Jordão, pensei comigo" O que que eu tô fazendo aqui?" Mas havia outros "malucos" além de mim e isso me consolou um pouco. 
A retirada dos kits foi bem tranquila , mas com a recomendação de que era obrigatório correr com a camiseta da prova que levava uma enorme marca do patrocinador do evento e o logotipo da prova bem pequenininho na altura do peito. 
O termômetro da praça marcava 8 graus e por sorte não ventava. O locutor da prova começou a animar o pessoal que chegava aos poucos e aí vai uma ressalva:O locutor era o conhecido Luciano Faccioli que trabalhou na Record e agora está na Band.
Na verdade acho todos os locutores e apresentadores de TV muito chatos, o Faccioli não deixa de ser, mas tenho que admitir que o cara deu um show e aí vai uma lição para muitos locutores que se metem a fazer locução em algumas provas de nossa região. Faccioli e Datena( chato pra caramba) O cara foi solícito a todos que queriam tirar fotos ao seu lado, foi brincalhão, carismático, deu informações importantes quando era necessário, não deu nenhuma escorregada na língua portuguesa, pelo contrário, fala muito bem com boa entonação , dicção e educação  e por final animou o pessoal momentos antes da largada que sofreu um atraso de cerca de 25 min ,segundo os organizadores foi por conta dos agentes de trânsito que faziam os ajustes finais.
A expectativa da prova era de cerca de 500 corredores e isso também foi noticiado pelo blog LoveRun após a corrida, mas na verdade havia 140 corredores para 10km, 5km e caminhada.
A meu ver um fiasco.
Outra coisa estranha e complicada foi fazerem a largada no Capivari e a chegada no Hotel Satélite, caminho do Palácio Boa Vista. Obs. O hotel também patrocinou a corrida e certamente a estadia  dos organizadores. Isso dificultou a vida de quem foi sozinho como eu e teve que voltar ao Capivari para pegar o carro. Além de mim vi vários atletas voltando a pé para buscarem seus veículos.Obs.O percurso não foi informado no site do evento.
O percurso da prova seguia pela avenida principal que leva até o bairro Abernéssia até próximo ao mercado municipal onde havia um desvio a direita sentido palácio Boa Vista , ali havia uma subida de cerca de 200m até a chegada na entrada do hotel. A subida a que me referi não era uma subida qualquer, era uma senhora SUBIDA , isso mesmo com letras maiúsculas que derrubou as pretensões de quem queria fazer tempo.
E o foi o meu caso. Queria fazer 5km abaixo de 25min. Mas 300m a mais e a subida levaram meu tempo pras alturas literalmente.
Na chegada havia isotônico e água  à vontade, mas o kit deixou a desejar. Uma sacolinha retornável de pano onde só cabia uma mini squeeze, um mini vaso , umas sementes de girassol e um saquinho com terra. Faltou, me desculpem ao menos uma fruta. A medalha , achei legal, mas não era das mais bonitas.
Outra falha , do meu ponto de vista grotesca, foi com relação a premiação. O site dizia que haveria premiação por categoria, mas o que eles se referiam a categoria era , categoria masculina e categoria feminina.
Vejam só ,  apenas o primeiro colocado masculino e a primeira do feminino receberiam mil reais cada, o segundo  e o terceiro dos 10km / 5km receberam troféus. 
Tenho aprendido que de tudo o que passamos temos que tirar lições e reter o que é bom. A minha lição que serve de dica para quem quiser é que tenho observado que provas que estão na primeira edição tem a forte tendência de deixar a desejar em vários aspectos,( vide I Corrida da  Saúde Mulher da Volks - Taubaté) enquanto que outras que já estão na terceira ou quarta edição , estão consolidadas e a cada ano se superam em organização, informação, premiação, etc ( vide Unimed Run) que segundo informações foi um grande sucesso.


           

                                            
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição:  R$40,00. Cara pelo que a prova ofereceu.Nota 5.

Acesso: Fácil. Nota 9.

Largada: Atraso de 25 min. Nota 6.

Hidratação : Boa. Havia um ponto de hidratação no km 3 com garrafinhas do patrocinador que foi mais que suficiente em dia frio como aquele.
Percurso: Bom com exceção de uma subida "desumana" no final. Nota 8.

Sinalização: Boa. Só não vi a placa de km 2 , mas creio que por distração minha. Nota 9.

Segurança/isolamento: Muito boa consegui correr com tranquilidade.  Nota 9.

Participação do Público: Apenas alguns comerciantes que se aqueciam ao sol. Nota 4.

Chegada/Dispersão:Boa. Nota 9.

Gostei:
  • Da locução da prova.
  • Da minha classificação.
Não gostei. 
  • Do exagero do patrocínio na camiseta.
  • Do atraso da largada.
  • Do percurso não ter exatamente 5km.
  • Da chegada ter sido em lugar diferente da largada.
  • Do kit pós prova.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio.

7 comentários:

  1. Grande Orlando, o "radiologista" das corridas. Relato seu é garantia de excelente radiografia, pra não dizer ressonância magnética dos eventos. Parabéns pela sua participação, valoroso resultado, diante das dificuldades do percurso (e climáticas) e texto mais uma vez muito bem escrito, rico em detalhes e opiniões ponderadas sobre essa prova que eu planejei, mas não pude cumprir.

    Um abraço e até as próximas corridas.

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Valeu Fábio. Putz , radiologista das corridas? Caramba!Essa foi boa . rs Vc sempre muito criativo e bem humorado. Obrigado pela visita e pelo comentário. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande Orlando.
    Rapaz será que caberia a frase: "Quanto maior a expectativa, maior a decepção." Fico triste em saber que um prova que prometia tanto, foi na verdade um fiasco. Vamos torcer por edições melhores.
    Obs. Conheço (de carro) a tal SUBIDA rs

    Abrx, Michel - Vinac
    http://bmw-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Orlando,
    Sou solidária em gênero e grau, muita animação e que friaaa hein, faltou uma lupa no kit (para ver qual evento) rsss Meu pé de girassol já nasceu estourou o mini vaso e ainda não vi nada de fotos/artigos do nevento... Rose-Santos/SP

    ResponderExcluir
  5. Michel, obrigado pela visita e acho que vale a frase sim.

    Roseli, obrigado pela visita e por ser solidária com o que relatei sobre a prova.Caramba , o pé de girassol já nasceu? O que vc fez para ele nascer tão rápido assim? Realmente essa prova deixou a desejar em muitos aspectos , pelo jeito também na divulgação das fotos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. É isso ai Orlando...
    Corridas novas experiências novas...
    É corre para não parar!

    ResponderExcluir
  7. POR FAVOR ESTOU AQUI PARA PEDIR A VCS QUE REALIZEM MEU DESEJO DE PODER SORRIR JUNTO COM AS MINHAS FILHAS NA NOITE DE NATAL. GOSTARIA MUITO DE GANHAR UMA CESTA DE NATAL,PARA COLOCAR NA MESA E PODER COMEMORAR COM ELAS. ESTOU PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO MUITO DÍFICIL E TRISTE. MAIS PARA MIM O NATAL É MUITO IMPORTANTE E POR ISSO GOSTARIA DE COMEMORAR JUNTO COM AS MINHAS 3 PRÍNCESAS QUE TANTO AMO E QUE SÃO TUDO PARA MIM. SE ALGUÉM PODER ME DOAR AGRADEÇO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO. OBRIGADA ATT MIRIAM TEL 11 60272440

    ResponderExcluir