Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Corrida de Aniversário de Pindamonhangaba

 
03/07/2011 - Pindamonhangaba - SP 

Minha 58ª corrida
Horário :  09:05hs
Distância 4 km  
Tempo Líquido 19:20 min  
Pace:4:49 min/km

Medalha











 

Relato:

Não sei quando conseguirei correr a prova dos 10km ao invés da de 4km em Pinda. Desta vez a desculpa ficou por conta de um forte resfriado semanas antes da prova e uma lesão chata no pé esquerdo que teimou em incomodar. Daí a escolha pela prova de 4km que desta vez teria chip sim , mas apenas com o tempo bruto apesar do tapete na largada.
Fiz algumas críticas até meio pesadas a prova do ano passado e não é que a organização melhorou alguns aspectos, apesar de ainda terem mantido ainda algumas coisas não muito boas . Na avaliação final falo sobre isso.
A previsão do tempo dizia sobre uma frente fria que chegaria no sábado a noite que graças a Deus não se confirmou , pois o número de participantes para uma manhã de domingo em pleno inverno foi simplesmente espetacular. 
Cheguei com a família toda que foi participar da caminhada de 4km , com antecedência de meia hora e foi muito legal sentir o clima de alegria e descontração das pessoas que foram participar do evento.

Segundo a organização havia 6 mil pessoas entre corredores e caminhantes.
Sempre há um número muito grande caminhantes nesta prova e é muito bacana ver famílias inteiras participando, sorrindo e tendo uma manhã de domingo muito saudável e com muita alegria. 


A mudança no horário de largada foi excelente. Nas provas anteriores tínhamos que esperar uma infinidade de provas infantis (pré mirim, mirim , infantil, etc) que fazia com que a prova principal tivesse sua largada por volta das 10hs. Convenhamos que em um dia de sol e calor isso faz uma tremenda diferença. Desta vez a pontualidade da largada para a prova de 10km pegou muitos atletas de calça curta, apesar do bom trabalho do locutor ,que por sinal é o mesmo locutor de algumas provas importantes de São José dos Campos .
Exatamente as 09:05 , aconteceu a largada para a corrida e a caminhada de 4km.
Não consegui me posicionar bem, ficando muito atrás, mas achei que haveria a cronometragem e a classificação por tempo líquido , o que posteriormente descobriria  infelizmente que não seria assim.
Perdi segundos preciosos nos primeiros 600m , fazendo perigosos zig zags e ultrapassando muitos atletas, até chegarmos a uma rua mais larga e espaçosa . Cheguei a placa de 1km  na esquina do Posto Guerreiro, com 5 minutos cravados, mas já satisfeito por não estar sentindo o pé que me incomodou por algumas semanas e com uma boa disposição para fazer uma boa corrida. Me senti muito bem durante todo o percurso que tinha algumas generosas descidas e a ajuda do clima que se não era de frio total , também não era de calor e sol.
Cheguei a placa do km 2 no Bosque da Princesa, já com cerca de 20s abaixo de 10min, recusei a água e segui confiante passando por trás do campo da Ferroviária em direção a avenida que leva ao Piracuama. Neste novo percurso por sorte não havia o tradicional grampo, mas a subidinha final em direção a rotatória estava lá e fui determinado a vencê-la . Ali ouvi o grito de incentivo do Edson ( colega de natação) que estava parado no trânsito em seu carro agauardando a liberação pelo marronzinho. A subida me roubou alguns segundos também, mas daí em diante foi colocar o coração nas pernas e seguir para o km final. Mantive a passada e há poucos metros da chegada não resisiti e dei um sprint final "animal". Acho que ali ultrapassei 3 ou 4 atletas e cruzei a linha de chegada sozinho com os braços para o alto e depois cerrados celebrando uma corrida onde fiz o meu melhor depois de ter passado alguns dias de resfriado e com uma lesão que me preocupou um bocado. Em seguida foi só pegar a medalha e aguardar a chegada da família que junto com a minha secretária do lar e minha cunhada Adriana fizeram tranquilamente a caminhada de 4km.
           

                                            
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição:  Grátis . Nota 10.

Acesso: Fácil. Nota 9.

Largada: Pontual. Nota 10.

Hidratação : Boa. Havia um ponto de hidratação no km 2, mas decidi não  utilizar devido ao percurso curto ao clima favorável e também para que eu não corresse o risco de perder tempo com algum acidente ou imprevisto.
Percurso: Muito bom com exceção do início que é estreito. No geral é melhor do que dos anos anteriores. Nota 9.

Sinalização: Muito boa.As placas com os km afixadas em locais altos e bem visíveis facilitou muito na estratégia e no controle da prova. Nota 10.

Segurança/isolamento: Boa. consegui correr com tranquilidade.  Nota 9.

Participação do Público: Razoável  durante o percurso e animda na chegada. Nota 7.

Chegada/Dispersão:Boa. Nota 9.

Guarda Volumes: Não precisei utilizar.

Sanitários : Havia um número grande de banheiros químicos , mas não precisei utilizar.

Camiseta: Acho que já passou da hora da organização pensar em alterar as camisetas. Nota 1.

Kit pós prova:Bom, levando-se em conta que a prova foi grátis. Só achei que poderia haver uma fruta no kit. Nota 7 


Medalha:  Está aí outro item que poderia ser alterado. Nota 4.


Gostei:
  • Da participação da minha esposa e dos meus filhos
  • Do clima.
  • Do novo percurso. Incluo também o novo percurso dos 10km também muito elogiado por quem participou.
  • Da alteração da ordem das largadas e da pontualidade das mesmas
  • Da minha performance.
Não gostei. 
  • Da manutenção do mesmo tipo de camiseta.
  • Da falta de cronometragem do tempo líquido.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio.

Um comentário:

  1. Que belo resultado, Orlando, ainda mais tendo que sair driblando todo mundo no começo. Parabéns por ele, bem como mais uma vez pelo excelente relato. Também estava inscrito nos 4 km, mas fui literalmente convocado e não pude recusar a participação na prova concorrente daqui. Espero voltar no ano que vem e, como você bem lembrou, receber uma camisetinha diferente, no tom que seja.

    Abraço e até as próximas corridas por aí!

    Fábio

    ResponderExcluir