Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba - 3ª Etapa - Bairro Araretama



02/10/2011 - Pindamonhangaba - SP 

Minha 62ª corrida
Horário :  09:30hs
Distância 3,360 km  
Tempo Líquido 15:40 min  
Pace: 4:40 min/km
Veloc : 12,87 km/h
 
Medalha













Onde foi ? Foi no bairro do Araretama em Pindamonhangaba. Este bairro é talvez o mais populoso da cidade com cerca de 24 mil habitantes. A concentração foi próxima ao ginásio esportivo.
 
 
 
Foi fácil chegar lá? Sim . Na verdade eu não sabia exatamente onde era o ginásio , mas por intuição e depois perguntando a um morador do bairro cheguei fácil ao local e acabei ajudando um atleta de Taubaté que estava de carro e estava meio perdido.
 
Como estava o clima? A julgar pelo dia anterior , esperava um intenso calor, mas as nuvens fizeram o importante papel de segurar o astro rei o máximo que puderam e o calor existiu , mas não foi tão intenso assim.
 
Havia muita gente?  Achei que sim . O mais interessante foi ver muitas caras novas. Realmente a corrida de rua já se consolida como um esporte bastante praticado e é muito bacana ver gente de diferentes faixas etárias , condições sociais, raças, etc, participando juntas do esporte.
Registro aqui a presença do Renato , cujo filho está na mesma sala do Gu , meu filho , na escola. Do Décio ( pardal ) , da simpática Fedra, da campeã Luciana e de tantas outras  figurinhas carimbadas do circuito cujos nomes ainda não sei.
Fiquei muito feliz também em ser reconhecido por vários atletas devido ao meu blog. Agradeço a todos que visitam este modesto blog de corridas . Um abraço ao Neto , ao Claudio e a tantos outros que vamos conhecendo pouco a pouco.
Interessante também foi conhecer a estória do Gabriel de 9 anos que lidera o circuito na categoria pré mirim. Em conversa com seu avô que o leva as corridas , fiquei sabendo que o pai do garoto faleceu devido ao uso de drogas e que agora  o avô preocupado com o neto , o envolveu no esporte . Na primeira etapa o garoto correu descalço e chegou em primeiro lugar, mas agora ele tenta se acostumar a correr de tênis , pois ganhou 3 pares de tênis de pessoas que se solidarizaram com sua estória. Além de medalhas nas corridas , o Gabriel acumula medalhas no judô e vai muito bem na escola também.
 
Como foi a corrida? Foi bacana. A informação era de que o percurso teria 3,5km. Combinei com um atleta que percebi que corria com GPS de me informar a distância exata ao final da prova e recebi a confirmação de que o percurso tinha 3,360km.
A largada foi em uma descida. Larguei atrás do pelotão  e fui tentando imprimir um bom ritmo aproveitando a descida e a largura da avenida que permitia ultrapassagens sem problemas.
Colei atrás de um senhorzinho que citei no relato nas provas anteriores do circuito e fui seguindo-o no  mesmo ritmo. Fomos conseguindo algumas ultrapassagens, percebi que o ritmo estava um pouco acima do que costumo fazer, mas me sentia impressionantemente confortável.Creio que meus treinos de tiros estão começando a dar resultado.
Chegamos ao ponto central do bairro onde se concentram boa parte do comércio, igreja e base da PM e viramos a esquerda onde teríamos uma boa reta em aclive até chegarmos ao grampo (retorno) , onde teríamos que deixar um papel com nosso número e onde havia também um ponto de água. 
Neste local o senhorzinho que estava a minha frente ( coelho ) foi pegar água e perdeu tempo com o staff que se atrapalhou , como decidi não pegar água, foi aí que ultrapassei o senhorzinho e aproveitei a descida do retorno para manter o ritmo. Ainda aí ultrapassei um jovem de Taubaté que estava no carro que ajudei a encontrar o local da corrida e fui incrivelmente mantendo o ritmo , que repito , estava um pouco acima dos meus padrões mas estava suportável. Bom , aí  o que foi descida no início da prova , agora era uma subida no final da prova . Percebi que fiquei sozinho ali há uma boa distância de quem estava atrás , mas também há uma distância razoável de quem estava a frente que nem um sprint ali me daria condição de ultrapassar mais ninguém. Resolvi então tentar manter o ritmo mesmo na subida e fiquei feliz em conseguir e fechar a prova com um tempo que me deixou muito satisfeito.
                                            
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição:  Grátis . Nota 10

Acesso: Fácil. Nota 9.

Largada: Perfeita Nota 10.

Hidratação : Pela primeira vez houve um ponto de hidratação no meio do percurso.Nota 9.

Percurso: Bom . Nota 8.

Sinalização: Não existiu. Nota 0.

Segurança/isolamento: Bom. As ruas largas facilitaram a segurança.  Nota 8.

Participação do Público:  Nota 7. Havia muita gente no comércio , nas portas de suas casas e nas portas de igrejas que prestigiaram assistindo a corrida. Nota 7.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 9.

Guarda Volumes: Não havia oficialmente. Está aí um item pra ser implantado nesse circuito.

Sanitários :Foi permitido utilizar o sanitário do ginásio esportivo. Nota 9.

Camiseta:  Não houve. Nota 0.

Kit pós prova: Apenas suco. Nota 3.

Medalha:  Bem simplesinha mesmo. Pelo jeito vai ser a mesma medalha para todas as etapas deste ano. Nota 2.

Gostei:
  •    Do clima de camaradagem entre os atletas.
  •    De ter conhecido pessoalmente muitos leitores do meu blog  e de saber que meu blog está sendo bem visitado e de receber elogios por ele.
  •    Da minha performance na corrida.
Não gostei. 
  • Da medalha.


Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio.

3 comentários:

  1. Beleza de resultado, Orlando! Parabéns por ele. Essas corridas curtinhas são bacanas, dá tempo de chegar antes do fôlego ir pro brejo, hehehe... Vamos ver se eu consigo incluir uma etapa do circuito no calendário dessa vez.

    Abraço e até qualquer corrida dessas, faz tempo que a gente não se vê.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio, obrigado pela visita e pelo comentário. Apareça sim em Pinda . Vai ser um prazer encontrar com vc por lá. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Estou participando do Circuito, mas não pude comparecer nesta etapa. Legal ler seu relato e saber como foi a corrida!

    ResponderExcluir