Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Corrida União Pela Vida


25/11/2012 - São José dos Campos - SP 

Minha 75ª corrida
Horário :  08:15hs
Distância 5,9 km
Tempo Líquido: 35:33min
Colocação:Geral = 109º dentre 122.
                   Faixa Etária = 15º de 16 .
Pace: 6:08 min/km

Medalha:   


Camiseta:


Relato:

Onde foi a corrida? Foi no Mariana I em São José dos Campos.Trata-se de um bairro distante da cidade em uma região menos favorecida economicamente, mas com uma estrutura até que boa.
Legal também por sair dos tradicionais locais de corrida de São José que ninguém aguenta mais.
O local da largada/chegada foi em uma praça esportiva e o percurso incluiu em sua grande parte estrada de terra e morros, havendo inclusive um pequeno trecho de single track.
O clima ajudou e muito . Estava nublado com uma garoa fina.

Como foi ? Combinei com o amigo e companheiro de trabalho e de volei , o Chico Mancuso de ir até sua casa no bairro Vista Verde e assim irmos juntos até o local da prova , uma vez que ele   sabia como chegar lá e eu não. Aguardamos também a chegada do companheiro William de Jacareí, para seguirmos juntos.
Chegamos lá com uma hora de antecedência  o que facilitou bastante encontrar um bom local para estacionar e também para  pegar o kit com tranquilidade.
A surpresa negativa foi o pequeno número de participantes, cerca de 250.Mas explica-se pelo fato de haver no mesmo dia mais 3 ou 4 provas na região.
A não existência dos banheiros químicos até aquele momento , fez com que alguns atletas, inclusive eu , tivesse que recorrer ao banheiro ecológico que tratava-se de uma mata ali perto.
Momentos antes da largada chegaram os banheiros químicos e também o anúncio do organizador da prova de que o percurso de 7km havia sido alterado para 5,8km devido a grande ocorrência de chuvas na noite anterior . A chuva ocasionou problemas no chamado Morro do Desafio que impedia a passagem da ambulância no caso de uma emergência.
A retirada do tal Morro do Desafio me deixou até um pouco mais aliviado, pois eu já vinha sofrendo com um problema crônico na panturrilha direita que me impediu de treinar por duas semanas e que ali me causava o temor de não conseguir completar a prova.
Agora , se o Morro do Desafio foi retirado do percurso , como se chamavam os outros inúmeros morros que encontramos? 
Corri o tempo todo com medo que a panturrilha "me derrubasse". Portanto o ritmo foi ritmo de treino , quase "ritmo de festa que balança o coração" Silvio Santos.
No pior dos morros , caminhei sem vergonha nenhuma.
Ao final , a pouco metros da chegada, olho prá trás e vejo o companheiro William no meu encalço. Resolvo diminuir a passada e esperar por ele para cruzarmos juntos a linha de chegada em um gesto de companheirismo e de esportividade que me fizeram muito bem. Aliás o William está a cada dia evoluindo e tenho certeza que em breve ele vai atingir suas metas e quebrar seus recordes pessoais.
Ali na chegada, já estava nos esperando o Chico que havia chegado há uns 4 min em uma bela performance.
Aguardamos o sorteio de um par de tênis de uma famosa loja da cidade, mas adivinha se ganhei.

Curiosidades da prova - Essa foi a corrida que mais me deu satisfação de ter participado especialmente pela inscrição ter sido a doação de sangue. A minha performance não foi das melhores, pelo contrário, mas a satisfação de ter contribuído e até quem sabe salvado 3 vidas com minha doação foi o que me deixou mais realizado. Doar sangue é um ato de amor em que quem doa se sente muito feliz. Foi assim que senti. Que outras provas e organizadores de corridas sigam este exemplo.

                                                       
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição:  Doação de sangue. Nota 10.

Acesso: O local da prova é um pouco distante do centro da cidade , mas o acesso não é difícil. Nota 8.

Largada: Pontual. Nota 10.

Hidratação : Boa. Havia dois pontos de hidratação . Um no km 2 e outro no km 4 com staffs bem espertos. Nota 10.

Percurso: Muito bom, diferente , desafiador e com bons visuais de mata , área verde.Nota 10.

Sinalização: Muito boa. Bem visível.  Nota10.

Segurança/isolamento: Bons. Apesar do percurso não ter tanta movimentação de veículos auto motores, a segurança feita por alguns marronzinhos e staffs garantiram a tranquilidade da prova.
Nota 9.

Participação do Público: Fraca. Apenas alguns poucos moradores se atreveram a sair de suas casas para prestigiar os atletas. Nota 3.

Chegada/Dispersão:Boa. Nota 9.

Guarda Volumes: Havia, mas precisei utilizar. Sem nota.

Sanitários : Os sanitários químicos chegaram ao local da prova há poucos minutos da largada. Nota 5.

Camiseta: Bonita e com um tom de verde bem legal. Nota 9.

Kit pós prova: Gostei.O kit continha banana,maçã, uma barra de biscoito doce e um isotônico. Nota 9.

Medalha:  Muito legal e bonita. Gostei . Nota 9.


Gostei:
  • Da inscrição ter sido a doação de sangue
  • Da medalha.
  • Do kit pós prova.
  • Do percurso.
  • Do clima ameno.
  • Da panturrilha ter suportado.
  • Da companhia dos amigos Chico e William.
  • De ter cruzado a linha de chegada junto com o William.
Não gostei. 
  • Não houve nada que eu não gostasse. 

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio e aos amigos Chico e William.

5 comentários:

  1. Parabéns pela participação nessa prova e pela atitude que garantiu sua presença, Orlando. Lamentei muito não poder estar lá também, mas havia assumido antes o compromisso com os amigos da Vinac de prestigiar a corrida patrocinada por eles. Vamos torcer para que o calendário 2013 tenha muitas opções, mas em dias diferentes... Um abraço e até qualquer corrida dessas por aí.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio. Realmente parecia até uma disputa entre organizadores. Entendo sua escolha e tenho certeza que se pudesse vc também teria participado desta corrida. Quem sabe a gente se vê na S Silvestre Joseense. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana sua análise!! A corrida foi demais!

    ResponderExcluir
  4. Legal Orlando ...parabens pela corrida e pela doação!... sempre que posso visito o seu blog ! ...Vi no seu calendario que vc vai na trianon,,, se for mesmo e quiser ir comigo me avise no fone ou no face que tbem vou participar ! ,,, gde abraço
    Fabio Boris de Moraes fone 35278338 97745666

    ResponderExcluir