Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 15 de setembro de 2009



Etapa do Circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba-SP
Bairro : Moreira César

13/09/2009 - 09:00hs
Pindamonhangaba -SP

Minha 36ª corrida
Distância 3.1km
Tempo Líquido : 14:59 min

Clima : Sol
Valor da inscrição: grátis
Colocação: Não divulgada


Relato:

Semana de um certo relaxo nos treinos , com direito até a um futebolzinho na quinta feira, não foi empecilho para uma certa aventura que fiz neste domingo. Comprei uma bike pela internet que esperava chegar somente na quarta-feira, mas para minha surpresa chegou no sábado pela manhã e aí veio a idéia maluca de ir pedalando de casa até Moreira César e participar de mais uma etapa do circuito de corridas de rua de Pinda e retornar pedalando prá casa. Detalhe , seriam cerca de 20km de pedal prá ir e mais 20km prá voltar. Dormi tarde no sábado assistindo a algumas lutas de vale tudo na TV , mas mesmo assim acordei no domingo decidido a fazer esta mini aventura esportiva. Saí de casa as 7:30 hs aprox. com a intenção de chegar ao local da corrida com uma antecedência de uns 20min. Quase o plano deu errado. Cheguei faltando 5min para as 9hs, horário da largada, mas por sorte havia muita gente ainda fazendo inscrição e ainda haveria a largada de várias categorias de crianças antes da largada principal.Tipo de coisa que já é de praxe nas provas de Pinda.
O sol já estava dando as caras desde cedo e a primeira etapa da pedalada já foi sofrida.
Peguei meu número de peito, me hidratei, cumprimentei alguns amigos e fui fazer um alongamento. Em seguida fui dar um trotezinho e senti as pernas pesadas , consequência da pedalada.Fiquei alerta com esse sintoma e planejei a estratégia de correr sem muitas pretensões com recordes pessoais.
O locutor anunciou que o percurso seria de 3.1km. Distância curta para a maioria dos corredores experientes, ouvi até um corredor dizer na fila para pegar o kit que essa distância não daria nem para aquecer, mas confesso que gostei de saber que seriam apenas 3,1km. Não saberia dizer o que uma distância maior poderia trazer de consequências depois do que eu já havia pedalado e do que ainda iria pedalar. depois da prova.
A largada se deu com 35 min de atraso com o sol a pino. Seguimos por um trecho de asfalto, mas na primeira curva entramos em um trecho de terra beirando uma vala com um córrego mal cheiroso. Achei que o percurso ficaria cada vez pior, mas felizmente me enganei e rapidamente voltamos ao asfalto. O percurso foi totalmente plano,mas oh lugarzinho feio sô. Recuperei algumas posições de uma molecada que saiu afoita no início e por volta do km 2 já estava caminhando. Elegi um cara de vermelho,do tipo meio fortinho de academia, como coelho e fui a caça. Consegui ultrapassá-lo sem muita dificuldade quando de repente ele começou a caminhar. Em seguida consegui avistar o pórtico de chegada, mas não me animei a aumentar o ritmo porque apesar de ainda ter gás prá isso , as pernas ainda estavam um pouco pesadas. Faltando poucos metros , o fortinho veio no meu encalço e emparelhou comigo. Aí não deu prá afinar. Não poderia admitir que um cara que caminhou em uma prova tão curta querer me ultrapassar depois de tudo o que eu havia feito até então. Aumentei meu ritmo me distanciei um pouco e o monitorei com olhadas de rabo de olho para verificar se ele teria gás para uma disputa em um spint final. Percebi que ele não estava na Globo, mas já estava no limite e o sprint não foi necessário,então foi só administrar a chegada com quase 15min cravados e sair bem na foto.


Eu agradecendo aos céus e o fortinho no encalço

Se a medida do percurso estiver correta consegui com toda a dificuldade e bem satisfeito, um excelente pace abaixo de 5min/km. Levando-se em conta o que eu já havia pedalado.... Na verdade acabei fazendo um Duathlon meio que sem querer.
Valeu a pena a satisfação de ter cumprido esse desafio . Foi uma sensação muito boa chegar em casa cansado sim , mas inteiro e pronto para uma próxima aventura desportiva. Provavelmente já será no próximo domingo em mais uma pedalada como preparativo para mais um desafio em novembro do qual vou participar. Trata-se do Pedal Cup. Uma maratona de mountain bike em Pinda.


Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: Grátis. Nota 10 .

Acesso: Fácil, porém sem local próprio para guardar bicicletas. Começo a sentir o drama da dificuldade encontrada pelos ciclistas do país. Nota 8.

Largada:Atrasada, mas tranquila. Nota 7.

Hidratação: Boa. Presença da sabesp com água à vontade a todos após a chegada. Não foi necessário durante o percurso. Só acho que poderiam pensar em algo mais ecologicamente correto ao invés de copos de plástico descartáveis. Nota 9.

Percurso: Feio , mas plano e sem zig zags. Nota 7.

Sinalização: Não teve.Só na chegada. Nota 5.

Segurança/isolamento:Razoável. Nota 6.

Participação do Público: Fraca.Nota 4.

Chegada/Dispersão: Boa. Nota 8.

Entrega dos kits pré prova: Boa , mas levemente demorada. Nota 8.

Entrega dos kits pós prova: Tranquilo. Nota 9.

Qualidade dos kits: Razoável , levando-se em conta que a inscrição foi grátis. O kit era composto por uma barra de cereal e um suco.Nota 6.

Camiseta: Não teve.

Medalha: Muito ruim. A pior que já ganhei. Foi do tipo daquelas de escola, escrito Honra ao Mérito de um lado e um adesivo do outro com o nome da prova.Nota 1.

Sanitários: Não precisei utilizar. Sem nota.

Guarda-volumes : Não teve. Quem precisou usar teve que deixar na tenda da inscrição sem muito controle. Nota 1.

Gostei: De ter feito essa aventura esportiva e não ter nem me lesionado nem passado mal. Da minha reação competitiva ao não permitir a ultrapassagem quase no final da prova. Gostei do tempo que fiz a prova levando-se em conta a cirscunstância.
Não gostei:
A minha maior crítica fica por conta da medalha de participação que foi bem fraquinha mesmo.

Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr e pedalar , a ADC Inpe de São José dos Campos e ao portal Agora Vale .

5 comentários:

  1. Relato divertido e vibrante, meu amigo Orlando. Sangue no zóio no final, hehehehe!!! Parabéns pela participação em mais essa corrida, pela disposição para a tripla jornada e pelo ótimo resultado obtido.

    Se depois você tiver como me confirmar as datas das próximas etapas do Circuito, fico agradecido. Um amigo me disse que há também provas infantis e eu gostaria de levar meu filho para fazer uma corrida qualquer dia desses.

    Abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fabio pela visita e pelo comentário. A próxima e última etapa do ano será dia 13 de dezembro na ADC Confab as 9hs. Fique de olho no site pindavale.com.br ou ainda mais informações no tel 12 36482248 ( secretaria de esportes de Pinda ) . Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Orlando! Obrigado pela informação.

    Abraço,

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Grande Orlando, ih rapaz eu não tava sabendo desta prova ae não. E olha que procurei na net alguma coisa pois seria minha última prova antes de ir pro estaleiro (fiz uma cirurgia de hernia), acabei ficando em casa fazendo um churrasquinho de gato rs. Li no comentário acima que é no site pindavale a divulgação né, vou ficar ligado e ir nesta do dia 13/12. Mas em relação ao seu relato, vc não fez uma corrida de rua e sim um duatlhon... então realmente merecia uma medalhinha melhor rs. Grande abrx, t+. Michel

    ResponderExcluir
  5. Oi Michel, infelizmente algumas provas do circuito de rua de Pinda não saõ muito bem divulgadas, mas dia 13 de dez haverá a última etapa na ADC Confab. Não sabia q vc havia sofrido uma cirurgia, espero que se recupere bem e retorne em breve as corridas. Essa brincadeira de pedalar e correr me quebrou , mas valeu a pena. Um abraço.

    ResponderExcluir