Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Circuito de Corridas de Rua de Pindamonhangaba - I Etapa



07/08/2011 - Pindamonhangaba - SP 

Minha 60ª corrida
Horário :  09:30hs
Distância 5,250 km  
Tempo Líquido 26:25 min  
Pace: 5:02 min/km 
Veloc : 11,92km/h


Relato:

"Sex" , sexagésima corrida da minha história. Dentre as várias opções de provas na região no mesmo dia, decidi por esta no quintal de casa. A primeira das cinco do Circuito de Corridas de Rua de Pinda 2011.
O local desta primeira etapa é em um bairro vizinho ao meu bairro , o deslocamento prá lá fiz a pé e levei apenas cerca de dez minutos .
Cheguei com uma boa antecedência ao local da largada e a inscrição foi realizada ali mesmo, apesar de haver uma pequena fila por se tratar da primeira etapa. Já para as etapas seguintes iremos correr com os mesmos números de peito da primeira etapa, o que irá teoricamente tornar tudo mais ágil.
Na fila aproveitei para botar o papo em dia com diversos colegas corredores, dentre eles o Jésio que é um dos incentivadores deste circuito municipal de corridas.
Feita a inscrição era só alongar , dar uns trotezinhos e aguardar assistindo as provas menores para pré mirim, mirim e infantil. Aí o show ficou por conta de um garotinho de 4 anos que correu sozinho, sem a companhia do pai e chegou muito feliz com um sorrisão no rosto.

Encontrei-me ainda pouco antes da prova com os amigos Luis Antonio e Professor Amarildo ( este aparentemente recuperado de uma pulbalgia ), simpáticos representantes da equipe 100 Pódium. 
Por volta de 9:30min , foi dada a largada para os adultos e uma descida convidava a todos para "mandarem o chinelo". Foi o que a maioria fez, mas resolvi conter a euforia inicial da largada. Há alguns metros atrás de mim ouvi o inteligente comentário do Luiz Antonio dos 100 podium:- "É Orlando a corrida se vence na chegada , não na largada" . Isso confirmou que fiz o certo, pois a prova apresentaria duas subidas "encardidas", sendo uma delas nos últimos metros de prova.
Fiz algumas poucas ultrapassagens no início da prova e corri por alguns metros na mesma toada da dupla dos 100 Pódium, mas logo os caras se distanciaram e o máximo que consegui foi manter uma distância de 150 metros deles até o final da prova. Fui ultrapassado também pela simpática Fedra, moradora do bairro e corredoras das boas. Apesar do sol forte e o clima seco , consegui correr bem. Ah e o detalhe é que não houve posto de água no percurso. Com pouco mais de metade do percurso aconteceu o fato mais inusitado da corrida. Ultrapassei um corredor que conheço de vista da última etapa Circuito de 2010 e logo a frente uma garota de uns 11 anos na calçada diz o seguinte pra esse corredor:
- "Pai , um corredor que passou por aqui pegou a água". Logo de cara saquei que esse corredor conhecendo o percurso e a não distribuição de água no percurso, colocou estrategicamente sua filha no local com um copo dágua para lhe dar quando ele passasse por ali, mas outro corredor que passou antes acabou pegando o copo da mão da menina deixando o pai dela na mão.
Com muito bom humor só ouvi ele dizer que agora teria uma boa desculpa caso não fizesse um bom tempo na prova.
Daí em diante houve retas intermináveis até a curva que levaria ao "morro final" da prova.
Ao final apelei ao Kim , fotógrafo do Agora Vale que nunca me fotografa nas provas e que estava no momento de braços cruzados na chegada para que me fotografasse. E não é que ele me atendeu. Valeu Kim. 

Aí foi só cruzar a linha final , pegar o kit da chegada e ainda bater um papo final com os amigos da 100 Pódium.
Fiquei satisfeito de fazer praticamente o mesmo pace da Corrida Aeroespacial , mas desta vez em condições bem piores ( subidas, calor, percurso um pouco maior e falta de água) .



                                            
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição:  Grátis . Nota 10

Acesso: Fácil. Nota 9.

Largada: Leve atraso. Nota 9.

Hidratação : Naõ havia no percurso, apenas no final da prova. Nota 5.

Percurso: Muito bom. Nota 9.

Sinalização: Não existiu. Nota 0.

Segurança/isolamento: Razoável. Obteve sucesso devido não ter havido tanto trânsito de veículos no horário da prova.  Nota 7.

Participação do Público: Concentrada na largada/chegada. Nota 5.

Chegada/Dispersão:Boa. Nota 9.

Guarda Volumes: Não havia oficialmente. Está aí um item pra ser implantado nesse circuito.

Sanitários : Estavam disponíveis os banheiros da  igreja do bairro que celebrava a festa de seu padroeiro, mas não precisei utilizar. 

Camiseta:  Não houve. Nota 0.

Kit pós prova: Apenas suco. Nota 3.

Medalha:  Bem simplesinha mesmo. Fiquei decepcionado. Nota 2.

Gostei:
  • De ver muita gente diferente , provavelmente novos adeptos do esporte participando da prova.
  •  Do clima amigável e caseiro
  • De ter participado pela primeira vez desta etapa cujo percurso eu desconhecia.
  • Da minha performance.
Não gostei. 
  • Da medalha.


Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de correr, a minha esposa pelo apoio.

2 comentários:

  1. Apesar da simplicidade dos eventos do circuito, é de grande valia. Tanto para captação de novos adeptos como bons treinos para os já iniciados.
    Mesmo pace da Aeroespacial em tais condições indica uma crescente melhora. PArabéns.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Michel, essas provas servem tb como um treino de luxo. Obrigado pela visita, um abraço e até mais.

    ResponderExcluir