Translate

Frase(reflexão) do mês

Amando a Deus e ao próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido .
Hans Joachim

"Esporte é Vida, Jesus Cristo é Vida Eterna "
" Sport is life Jesus Christ is eternal life "

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ultra MTB Maratona de Mountain Bike




30/10/2011 - Pindamonhangaba - SP



Horário : 09:00hs
Distância: 45km 
Clima:Nublado com sol entre nuvens. 




Camiseta:





                                                                 Medalha:





Onde foi: A largada foi na praça do quartel de Pinda ( centro da cidade ) e o percurso seguia em direção a zona rural de Pinda, região do bairro do Ribeirão Grande.


Havia percursos com distancias diferentes? Sim . A prova foi dividida em Light (25km), Sport ( 45 km ) e Pro ( 65km) .

Tinha muita gente participando? Parece que a organização esperava 200 ciclistas, mas creio que havia em torno de 120. Além disso contei cerca de 20 piratas ( termo utilizado no ciclismo para quem participa sem ter pago a inscrição).

Em que categoria você participou? Na Sport ( 45km ) . Havia me inscrito para correr na individual,  mas acabei conseguindo a mudança para correr em dupla com o Marcio colega do Inpe  que decidiu participar da prova praticamente em cima da hora. Na categoria duplas masculina , ambos devem completar a prova juntos , mas em bikes individuais é claro.
                            

Como foi? A ansiedade pré prova foi grande que não consegui nem dormir muito bem. Havia a expectativa após observar o número de inscritos no site da prova da possibilidade de conseguir um pódio na categoria duplas masculina , pois havia apenas duas duplas inscritas.
No dia anterior a prova (sábado) estava muito calor , então procurei descansar e me hidratar bastante. Fiquei preocupado com o estrago que o calor poderia fazer no domingo. No entanto sábado de madrugada caiu uma chuva com ventos fortes que amenizou o calor, mas fez com que o percurso ficasse perigoso.
A largada promocional foi dada com um pouco de atraso, e seguimos pelo asfalto com o carro madrinha a frente por quase 6km até o local da largada real. Lá ainda tivemos que aguardar por 10minutos para que alguns staffs avaliassem parte do percurso. Ficou decidido que a categoria Pro faria o mesmo percurso da Sport por questão de segurança. A categoria Pro largou primeiro , cinco minutos depois a categoria Sport e por fim a categoria Light.
O começo do percurso foi tranquilo , mas ali já deu para perceber que eu estava um pouco mais forte que o Marcio. Ele começou a reclamar que havia algo errado com sua bike que parecia não render. Pensei comigo que o problema era ele mesmo que me havia dito que havia comido muito camarão na noite anterior . Posteriormente descobrimos que o problema era o seu pneu traseiro que estava descalibrado e por isso exigia do Marcio mais esforço com pouco resultado, principalmente nas descidas.
Tentei dar umas esticadas para forçar o ritmo do Marcio, mas percebi que assim eu desgastaria precocemente meu parceiro. Resolvi seguir no ritmo dele apesar de inúmeras ultrapassagens que levamos. Se realmente havia apenas duas duplas na prova, bastava que completássemos a prova e não interessava em que posição. Pensando assim, segui menos afoito e mais conformado. De repente apareceu pela frente um morro simplesmente absurdo e impossível de se pedalar até para o melhor profissional. Até para subí-lo a pé sem bike era bem difícil, mas no nosso caso tínhamos que empurrar a magrela . A minha pesava cerca de 14 kg, ali parecia ter 100kg. A dor nas costas foi inevitável. Passamos por bois e vacas e seguimos até o cume . Lá , uma pausa para uma água e aí uma descida generosa, mas perigosa por causa de pedras e lama. Prá quem sofreu e perdeu tempo na subida o negócio agora era arriscar e "mandar o chinelo" na descida.
Trechos com singles tracks no meio da plantação de eucaliptos, subidas leves, lama, buracos , etc. havia de tudo um pouco. De repente descubro que uma de minhas garrafinhas de água se perdeu em uma das trepidantes descidas e eu nem havia percebido. Só me dei conta quando fiquei com sede. Por sorte um pouco mais a frente havia uma pequena cachoeira (queda dágua) que foi a salvação. Água geladinha com gel de carboidrato e forças renovadas para seguir. 
Para terem uma ideia da dificuldade do percurso , conseguimos fazer 5km em mais de 30min. Na corrida de rua faço 5km em 25min correndo a pé .
Quando chegamos em outro morro bem difícil de se pedalar e resolvo caminhar empurrando a bike acontece um grande imprevisto. Acontece um estrondoso estouro, e o meu pneu traseiro se esvazia. Tudo bem, trouxe ferramentas e câmara de ar reserva. O parceiro e companheiro Marcio auxilia na troca da câmara quando de repente percebe que o pneu não aguentou e apresenta um rasgo. Aí a vaca começa a ir pro brejo. O que fazer? Pneu reserva não dá pra levar nas costas né?
De repente aparece um casal de namorados que participa da prova como dupla mista e se oferece para ajudar. Tentamos fazer um remendo no pneu com fita isolante do rapaz, mas não temos sucesso. Fica uma parte da câmara de ar exposta pelo furo do pneu e desse modo outro furo na câmara será inevitável. Chega o carro de apoio , um utilitário que está ali para recolher os quebrados, mas me recuso a desistir e o rapaz que o dirigia faz um improviso com um pedaço de feltro e corda para tentar fechar o buraco do pneu.
Aparentemente ficou razoável e resolvo seguir com o Marcio. Consegui andar mais uns 4km até chegarmos ao Ribeirão Grande onte temos que atravessar o rio com água acima dos joellhos.
Lá está a esposa do Marcio de carro, nos aguardando. Atravessamos o rio , mas o pneu não está legal , o improviso não suportou e como estávamos ainda na metade da prova, decido desistir. Ali entendi como deve se sentir um piloto de fórmula 1 que está prestes a  conseguir o pódio, mas que não tem o que fazer quando seu carro quebra. Que frustração. Fazer o que quando dependemos do equipamento?
Seguimos de carro com a esposa do Marcio até o local da chegada e lá recebemos a medalha de participação na prova apesar de não termos completado.
Apesar de tudo não fiquei triste não, pelo contrário fiquei satisfeito de ter vencido parte de um grande desafio e de ter vislumbrado que foi  e é possível ir bem nesse tipo de prova.


O que achou ? Prá quem gosta de aventuras e desafios diferentes , esta prova foi um prato cheio. É engraçado, mas quando estamos sofrendo nas subidas, pensamos "o que estou fazendo aqui?" , mas quando termina a prova sentimos uma sensação de bem estar tão grande que já dá vontade de participar de outra. 

 

                                            
Avaliação : Notas de 0 a 10

Inscrição: R$60,00. Nota 6.

Acesso: Fácil . Nota 9.

Largada: Atrasada. Nota 6.  
 
Hidratação Até onde percorri na prova não houve ponto de hidratação. Vi alguns ciclistas reclamando deste aspecto na prova.  Nota 6.

Percurso: Bastante difícil e desafiador.  Nota 9.

Sinalização: Boa. Apesar do temporal da noite anterior  a sinalização , pelo menos para mim foi satisfatória. Nota 9.

Segurança/isolamento: Bom. A participação dos marronzinhos impõe respeito aos motoristas. Nota 8.

Participação do Público: Houve particpação na largada, no início do percurso onde havia algumas residências e no Ribeirão Grande onde os "farofeiros" de plantão "zoavam" os ciclistas que tinham que passar pelo ribeirão com suas bikes nas costas. Nota 7.

Chegada/Dispersão: Tranquila. Nota 9.

Guarda Volumes: Não observei se havia e nem sei se é comum em provas de mountain bike. sem nota.


Sanitários : Esse foi um ponto falho . Acredito que seria importante a organização disponibilizar sanitários químicos, pois no trajeto foi um tal de ciclista descer da bike para fazer o número 1. Nota 0.

Camiseta: Bonita, de tecido dry fit. Consegui experimentar o tamanho G, mas infelizmente não ficou confortável para mim que tenho 1,89m, e 93kg. portanto optei pelo tamanho P e presenteei meu filho Davi de 12 anos que adorou a camiseta. Nota 9.

Kit pós prova: Não houve. Tinha apenas água. Acho que seria legal se houvesse uma mesa de frutas (banana, laranja e maçã) afinal essas frutas não são tão caras assim.Nota 2.

Medalha:  Simples , mas original e ecológica . Serve como uma bonita e diferente recordação da prova.Nota 6.

Gostei:
  • De ter participado de uma prova bem diferente do que estou acostumado a participar.
  • De ter conhecido novas pessoas.
  • De ter feito uma prova em dupla com o Marcio.
  • Da experiência que adquiri nesta prova.
Não gostei. 
  • De pela primeira vez, não ter conseguido completar a prova. 
  • De ter perdido uma das garrafinhas de água no percurso.


Agradecimentos: Ao Senhor Jesus Cristo por minha vida e por me dar condições de fazer atividades físicas e esportivas, a minha esposa pelo apoio, pela parceria do Marcio,pelo apoio de sua esposa, do apoio do ciclista cujo nome não sei, aos organizadores Marcos por permitir a mudança de categoria de individual para duplas e Irineu pelo bom senso de nos conceder a medalha de participação como recordação, apesar de não termos feito a prova completa.

2 comentários:

  1. Grande Orlando, sempre variando as modalidades e competindo bem em todas elas. Parabéns pela participação nesse desafio. Pena que o equipamento te deixou fora dele, coisas a que todos estão sujeitos. Mas, como você mesmo concluiu, valeu a participação e a sensação de que outros são plenamente possíveis e alcançáveis. Sucesso nos próximos! Abraço e até qualquer corrida dessas.

    ResponderExcluir
  2. Largada, sinalização e ponto de hidratação sinceramente nota 00000000000000000

    ResponderExcluir